Ampliação e revitalização do antigo restaurante Frohsinn é apresentada em Blumenau

Inaugurado em agosto de 1969 com a técnica enxaimel, a reforma do antigo restaurante Frohsinn foi apresentada durante evento realizado com autoridades políticas e personalidades em Blumenau, na noite desta segunda-feira (4). A ampliação e revitalização do espaço faz o resgate das memórias das famílias que cultivaram momentos especiais no local.

Restaurante Frohsinn reformado visto do lado de fora durante apresentação de obraAmpliação e revitalização do antigo restaurante Frohsinn é apresentada em Blumenau – Foto: Paôla Dahlke NDTV/Reprodução ND

Por quatro décadas, o restaurante ofereceu a famosa gastronomia típica alemã, até enfrentar problemas com cláusulas contratuais, a partir de 2004, e ser destruído por um incêndio, em 2014.

Há quatro anos, uma empresa ganhou a concessão para reformar e administrar o local. Porém, veio a pandemia de Covid-19 e, em 2022, o contrato foi rescindido com a Prefeitura de Blumenau, que decidiu assumir o empreendimento.

Em entrevista para a NDTV, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, falou sobre a renovação da estrutura, que será entregue para a população às 15h30 de sábado (9), com exposição dos 40 anos de história da Oktoberfest.

“Nós decidimos fazer a reforma e entregar para a cidade de Blumenau, estruturado, revitalizado e com a oportunidade do cidadão vir aqui ter essa vista, nesse mirante, e ao mesmo tempo, ter um espaço de lazer, um parque para as crianças poderem brincar e a comunidade poder acessar diariamente esse espaço”.

Por 40 anos espaço serviu comida típica e cultura - Paôla Dahlke NDTV/Reprodução ND

Por 40 anos espaço serviu comida típica e cultura – Paôla Dahlke NDTV/Reprodução ND

Antigo restaurante será aberto ao público no sábado (9) - Paôla Dahlke NDTV/Reprodução ND

Antigo restaurante será aberto ao público no sábado (9) – Paôla Dahlke NDTV/Reprodução ND

Em relação à possíveis concessões e aluguel do antigo restaurante Frohsinn, Mário informou que não há mais tempo hábil para fazer o processo licitatório, porque ele deveria contemplar algumas melhorias que foram feitas durante a revitalização.

“O novo governo vai decidir se isso vai ser um aluguel ou se vai ser uma concessão de 30 anos ou mais, de acordo com o modelo estabelecido no processo de concessão. Tenho certeza que vai impressionar a comunidade de Blumenau”, afirmou.

Personalidades e políticos reunidos durante apresentação da obra do restaurante FrohsinnApresentação da revitalização do restaurante Frohsinn aconteceu em evento realizado nesta segunda-feira (4) – Foto: Paôla Dahlke NDTV/Reprodução ND

O secretário de Cultura de Blumenau, Marcelo Greuel, também destacou a importância da revitalização do espaço, que faz parte da história e cultura da cidade.

“Estamos falando de 14 anos praticamente fechados. Nós tivemos um incêndio no meio, tivemos várias intercorrências para que isso aqui não fosse aberto. Mas um grande trabalho, feito a várias mãos, permitiu que a gente pudesse ter esse grande acerto”.

Placa de identificação do espaço cultural inaugurado em BlumenauConcessão ou aluguel do restaurante Frohsinn será decidido pela próxima gestão – Foto: Paôla Dahlke NDTV/Reprodução ND

Restaurante Frohsinn ofereceu o melhor da gastronomia típica

O espaço pertencia ao fundador da cidade, Dr. Blumenau, e foi doado ao município pelo seu filho Pedro, em 23 de outubro de 1909. A doação foi formalizada em 1911 e mais tarde o local virou o famoso restaurante Frohsinn.

O estabelecimento começou a ser erguido em 1968, no melhor estilo técnica enxaimel, com largas varandas e decoração alpina, um convite atrativo para ver as mais belas paisagens de Blumenau.

Frohsinn significa “estado de alegria”. O restaurante foi inaugurado em 14 de agosto de 1969, com cardápio composto por pratos tradicionais como o Hackapetter e Einsbein, com destaque para o marreco recheado. Foram mais de 40 anos de sucesso.

Restaurante Frohsinn reformado visto do lado de fora durante apresentação de obraReforma contou com investimento de R$ 2 milhões – Foto: Paôla Dahlke NDTV/Reprodução ND

Desde 2004, enfrentou desafios com o descumprimento em clausulas de contratos de licitação, que forçaram a desocupação do local em 2012. Em agosto de 2014, a estrutura pegou fogo e ficou destruída.

Em 2020, uma empresa ganhou a concessão para reformar e administrar o local. Porém, veio a pandemia de Covid-19 e, em 2022, o contrato foi rescindido com a Prefeitura Municipal, a qual assumiu o espaço.

Ao todo, a revitalização e ampliação do antigo restaurante previu um investimento de mais de R$ 2 milhões.

*Contribuiu a repórter Paôla Dahlke



Post Comment

You May Have Missed