A história dos musicais catarinenses acontece na nossa frente!
Dei uma organizada na sala, troquei as flores do vaso e estendi o tapete vermelho para receber o jornalista e Gerente de Redes Sociais do Grupo ND e meu parceiro de bancada no PluralPOPcast junto com o querido Marcelo Mancha Cabral.
Ele nos dá a honra da sua presença no blog com um artigo muito pertinente sobre o cenário dos espetáculos musicais, que a partir de uma nova geração busca reviver um tempo de muitas glórias em um passado recente.
A história dos musicais catarinenses acontece na nossa frente
Por Felippe Audaz
É certo que a estrada do teatro musical em Santa Catarina tem sido pavimentada há anos, inclusive com forte contribuição de Rute Gebler, com o renomado espetáculo “Vozes da Primavera”. Porém nunca vivemos um momento tão intenso no fomento deste setor cultural, como estamos vivendo agora.
Foi no comecinho desse ano, em janeiro, que pudemos nos deleitar com o primeiro musical autorizado pela Broadway a ser produzido no sul do país. O espetáculo “Into The Woods – Pela Floresta”, que contou com um elenco formado pelos maiores talentos do teatro musical de Santa Catarina, com a orquestração da Camerata Florianópolis sob regência de Jeferson Della Rocca, e que teve o reforço de um dos maiores atores de musicais do Brasil, Saulo Vasconcelos (primeiro brasileiro a interpretar o “Fantasma da Ópera” e também a voz de “Maui” da animação “Moana” da Disney), nos proporcionou algo que nosso estado, até então, não havia experienciado.
E agora, a menos de um ano da estreia de “Into The Woods”, recebemos o espetáculo “Let’s Broadway Camerata”, um show musical com os principais números da Broadway com acompanhamento musical novamente da Camerata Florianópolis. Algo que à primeira vista poderia parecer comum, afinal de contas shows com números variados de musicais nós vemos bastante por aqui, não fosse o fato de “Let’s Broadway Camerata” trazer para Santa Catarina 10 atores direto da Broadway para cantar por aqui.
Um intercâmbio cultural direto de Nova York, que tem na bagagem a experiência de atores que passaram por musicais como “Color Purple”, “The Book Of Mormon”, “Mamma Mia!” e até o consagrado “Wicked”, como é o caso de Hayley Podschun, que interpretou “Glinda” nos palcos da Broadway.
Nem nos melhores sonhos poderíamos imaginar um cenário desse para a produção de musicais em nosso estado. E aqui precisamos ressaltar a importância do Produtor Cultural e Diretor Rodrigo Marques nesses últimos feitos.
Rodrigo morou de 2012 a 2022 em Nova York, para uma temporada de 10 anos de estudos e trabalhos na Broadway. Foi onde fundou a Marquee Productions, adquiriu os conhecimentos e fez as conexões necessárias para hoje colaborar com o cenário musical Catarinense. Inclusive, o produtor e diretor passou pelo Plural POPcast e contou um pouco dessa experiência para a gente. Confere lá!
Vale ressaltar também a importância do o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, que por meio do PIC (Programa de Incentivo à Cultura) possibilita que projetos como estes saiam do papel. Sim, são todos estes fatores somados que geram esse resultado grandioso: um ano de ouro para nossos musicais.
A esperança é que todos possam colher frutos e se inspirarem com este momento, que daqui para a frente o apoio à cultura continue forte e que ainda mais produtores sejam tão arrojados quanto Ruth e Rodrigo, para que, com isso, o fomento de musicais nos proporcione mais e mais espetáculos como” Vozes da Primavera”, “Into The Woods – Pela Floresta” e “Let’s Broadway”.
Será que já podemos dizer: “Yes, we have Broadway here!”?
Post Comment