O novo VW Tera | A Ranger cabine simples | Royal Enfield Flying Flea e mais!
bom dia flatouters bem vindos ao zero a 300 a nossa seleçao das principais noticias do brasil e de todo o mundo assim voce nao fica destracionando por ai atras do que e importante gire a chave aperte o cinto e acelere com a gente ainda nao e assinante do flatout considere fazer a assinatura de um dos planos abaixo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] volkswagen revela nome do seu novo suv de entrada volkswagen tera este e o novo nome para o novo vw a ser fabricado em taubate mercadologicamente posicionado entre o polo e o nivus como nao pode deixar de ser e anunciado como um suv; o que nao e hoje basicamente dizer que e um suv hoje significa molduras pretas nas aberturas de rodas e pouco mais que isso esteja livre para chamar o carro de volkswagen 10¹² ou volkswagen trilhao ambos sinonimos do prefixo tera no sistema internacional de medidas tera simbolo t aparentemente e um prefixo que originalmente vem do grego τέρας que significa monstro e nao de um jeito bom nao parece uma escolha de nome de bons agouros mas enfim o novo vw segundo a marca chegara as lojas em 2025 com a missao de ampliar a participaçao da marca no concorrido segmento de suvs compactos ; posicionado abaixo do nivus sera concorrente do pulse e do kardian a empresa diz tambem que tera uma linguagem de design inedita na volkswagen do brasil usa a plataforma mqb a0 e deve herdar o entre eixos do polo e um comprimento ao redor dos 4 metros nao espere muitas novidades em relaçao ao polo a nao ser estilo; a motorizaçao deve espelhar ele sempre em tres cilindros e um litro muito provavelmente so com turbo e 116 cv aqui talvez tenha o cambio manual nas versoes mais baratas mas a maioria claro vira com o cambio automatico o preço deve ficar na casa dos rivais começando pouco acima dos r$ 106 000 mao os fiat pulse e fastback hibridos estao perto do lançamento realmente precisamos de um fiat pulse hibrido a complexidade deste tipo de carro apenas se justifica por legislaçao de emissao e nao parece que isso e necessario por aqui no brasil neste momento mas como pode ser necessario no futuro a fiat resolveu começar para ganhar experiencia e no embalo conseguir algumas manchetes com sua alta tecnologia moderna e verde mes passado a stellantis anunciou os seus sistemas hibridos por aqui que vao do simples motor de arranque tornado um motor/gerador eletrico ate o plug in hybrid que podem rodar como eletrico o sistema mais simples e tambem o mais logico e eficiente pois aproveita para substituir componentes existentes no motor de qualquer forma o alternador e o motor de arranque por um componente so em stellantes esse sistema chama bio hybrid e sera o que veremos em breve nos pulse e fastback o lançamento deve estar proximo seguindo o site motor 1 o perfil placadoscarros publicou que versoes audace e impetus do pulse hibrido ja foram emplacadas em belo horizonte perto da sede da fiat em betim o nome hibrido aqui e puro marketes impregnado na mente de todo mundo; se e um hibrido leve como se diz qualquer carro que use um motor de arranque para dar a partida por este criterio poderia ser chamado de hibrido extra leve a empresa diz que o sistema a ajudara a reduzir emissoes para atender ao programa proconve l8 mas nao diz que fase; essas fases entrarao em vigor em tres etapas 2025 2027 e 2029 esse tipo de sistema usa o arranque/gerador integrado para carregar uma pequena bateria auxiliar; depois ajuda a preencher o vao de torque dos turbinhos modernos em baixa rotaçao e nao muito mais que isso funciona tambem como um start stop mais eficiente ajudando em consumo em transito pesado; a fiat espera ate 20% de economia o motor auxiliar tera ate 4 cv o que se paga por isso uma bateria extra de ion litio que e a fibra de carbono das baterias carissima mas leve e eficiente pelo menos aqui sera pequena; mas e um item que claramente piora vida util economicamente viavel do carro o ganho e realmente so justificado por menos emissao pedido por legislaçao mao toyota cria hibrido gr86/ gr corolla/ celica gt four para o sema show 2024 este carro o toyota gr86 rally legacy concept mostrado pela toyota no sema show deste ano e na verdade um mash up de duas historias diferentes em um so carro vamos explica lo desta forma entao primeiro e uma obvia homenagem aos celica gt four de rali o gt four apareceu nos celica derivados de plataformas de traçao dianteira da toyota a partir de 1985 a versao de traçao nas quatro rodas gt four imediatamente continuou a tradiçao dos celica em rali vencendo campeonatos do wrc com carlos sainz ja em 1990 os carros ficaram famosos com uma colorida e divertida livery da castrol [gallery ids= 372586 372582 372577 372578 372579 372580 372581 372574 372575 ] o gr86 por sua vez e um cupe de traçao traseira esporte barato que e uma continuaçao em espirito do corolla ae86 dos anos 1980 um carro de traçao traseira este legado foi renascido em 2012 com o gt86 criado em colaboraçao com a subaru; estamos na segunda geraçao desses carros hoje chamado agora de gr86 ambas as linhas geneticas sao derivados de corollas originalmente portanto ainda que no caso do gr86 tenha divergido dela em seu renascimento agora a toyota traz ele de volta usando a base de outro corolla para entusiasta o atual gr corolla junte no pote de mistura o legado de rali e o livery da castrol et voila sim esta coca e fanta; este gr86 e por baixo um gr corolla ficou realmente interessante com a fantasia externa de celica gt four de rali o legal e que da dicas do futuro tambem como sabemos o celica deve voltar derivado do gr corolla talvez e o proximo gr86 deve abandonar a parceria com a subaru para usar o motor 3 cilindros turbo de 300 cv do gr corolla tambem ainda que para traçao traseira muito legal mao o maserati shamal restomod dez anos apos seu lançamento o maserati biturbo era tao valorizado quanto uma caçamba bem grande de lixo industrial no primeiro mundo apesar de ser basicamente um carro sensacional como tudo que alejandro de tomaso fez era tambem como tudo que alejandro fez muito dificil de funcionar direito mesmo novo e a durabilidade tambem se provou baixa nos anos que se seguiram ninguem queria ele usado mas o tempo muda tudo e hoje uma epoca onde os ricos parecem fugir de carro novo como o diabo da cruz os biturbo experimentaram valorizaçao e era so uma questao de tempo para alguem começar a consertar os problemas originais do carro e vende lo como restomod https //flatout com br/shamal o ultimo maserati de alejandro de tomaso/ agora ele esta aqui o carro das fotos começou a vida como um cupe biturbo de 1983 mas a nova empresa italiana modena automobili o transformou neste carro novo que e chamado por ela simplesmente de maserati biturbo shamal restomod pelo menos o nome explica tudo e diz mais nada o que e raro hoje o shamal era a versao cupe e v8 do biturbo v6 com desenho alterado por gandini; sua ultima e mais radical evoluçao [gallery ids= 372554 372555 372559 ] os para lamas foram obviamente alargados e o spoiler estranho que fica na frente do para brisa foi mantido farois de led sao instalados e ele flui para um novo capo o resultado e sem duvida nenhuma shamal mas com o volume aumentado para 11 nada de shamal v8 porem nem mesmo o v6 do biturbo original o trem de força e moderno do novo ghibli isso inclui o v 6 biturbo de 3 0 litros aqui com 500 cv declarados a transmissao e a onipresente automatica zf de oito velocidades e a traçao e traseira tudo canibalizado de um ghibli os freios brembo sao instalados em todos os quatro cantos com discos medindo 13 5 polegadas na frente e 13 atras a suspensao do biturbo mantem o mesmo design mas recebe molas e amortecedores modernos um novo subchassi traseiro e rodas de 18 polegadas aproveitam ao maximo as atualizaçoes a modena automobili vai fazer 33 biturbo restomods cada um com um preço inicial de us$ 638 000 r$ 3 694 020 na europa mao a ranger cabine simples na fenatran a ford apresentou na fenatran uma picape ranger cabine simples a picape basica de trabalho foi exposta como um conceito ; mas e tao facil de fazer e parece tao pronta que deve ter sido mostrada para testar a reaçao do publico a ela nos dizemos pode fazer ford precisamos mais de carros simples descomplicados e principalmente mais baratos tudo indica que devera realmente ser fabricada em breve na fabrica da ford argentina em pacheco onde ja e produzida a nova ranger cabine dupla a unidade exposta foi equipada com motor 2 0 turbodiesel de 170 cv e 41 3 mkgf com uma caixa manual de seis marchas opçoes de traçao 4×2 ou 4×4 e cambio automatico devem fazer parte do pacote do carro de produçao a ford divulgou alguns dados oficiais capacidade de carga de 1 250 kg volume de carga de 1 876 litros suspensao com amortecedores externos ao chassi sistema de freios redimensionados para maior capacidade de carga e capacidade de travessia de alagamentos de ate 800 mm de profundidade a unidade mostrada tem rodas de aço pintadas de preto e pneus de asfalto hoje a picape ranger começa em r$ 219 990; esta tem que ser mais barata para ser viavel esperamos que aconteça em breve mao royal enfield lança marca separada de motos eletricas pulga voadora este e o nome escolhido pela royal enfield para suas motos eletricas o nome tem precedente historico flying flea e o nome popular da royal enfield wd/re uma motocicleta desenvolvida para o ministerio da guerra britanico wd vem de war department como um meio de transporte que podia ser lançado de paraquedas ou transportado em planadores direto ao campo de batalha leve e dois tempos e o nome escolhido agora para ser eletrico [caption id= attachment_372570 align= aligncenter width= 999 ] a flying flea original leve e 2t[/caption] e tambem inspiraçao em estilo e missao nao nao sera militar e lançada de paraquedas; mas sim leve e e agora uma nova marca separada nao um modelo porque a gente merece dois modelos serao disponibilizados a flying flea c6 e a flying flea s6 essa ultima no estilo scrambler ambas sao consideradas opçoes de mobilidade urbana plus e atendem as tendencias atuais com um design leve e elegante adequado para deslocamentos locais em ambientes urbanos uma estrutura de aluminio forjado se estende sobre a caixa da bateria de magnesio e termina logo abaixo do assento solo por enquanto so sabemos como e a c6; nenhuma palavra sobre exatamente como a scrambler s6 sera diferente em termos de aparencia a royal enfield disse que desenvolveu um vehicle control unit dedicado para os modelos flying flea essa vcu habilita e ajusta automaticamente mais de 200 000 combinaçoes diferentes de modos de pilotagem monitorando constantemente os dados e otimizando a experiencia seja para melhor autonomia ou uma sensaçao de pilotagem cativante numeros de potencia autonomia e informaçoes adicionais sobre o equipamento eletronico nao estao disponiveis no momento a moto parece realmente leve e esbelta e o garfo dianteiro e um interessante girder fork; a marca reitera que o foco esta no comportamento agradavel por meio de baixo peso a marca esta levando a motocicleta eletrica realmente a serio; a equipe flying flea consiste em mais de 200 engenheiros no reino unido e na india a c6 e a s6 estarao disponiveis no meio de 2026 no primeiro mundo; sem noticias de quando ou se virao ao brasil o preço ainda nao foi divulgado mao
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Volkswagen revela nome do seu novo “SUV” de entrada
Volkswagen Tera. Este é o novo nome para o novo VW a ser fabricado em Taubaté, mercadologicamente posicionado entre o Polo e o Nivus. Como não pode deixar de ser, é anunciado como um SUV; o que não é hoje? Basicamente dizer que é um SUV, hoje, significa molduras pretas nas aberturas de rodas e pouco mais que isso.
Esteja livre para chamar o carro de Volkswagen 10¹² ou Volkswagen Trilhão, ambos sinônimos do prefixo Tera no sistema internacional de medidas. Tera (símbolo T) aparentemente é um prefixo que originalmente vem do grego τέρας, que significa “monstro”. E não de um jeito bom. Não parece uma escolha de nome de bons agouros, mas enfim…
O novo VW, segundo a marca, chegará às lojas em 2025 com a “missão de ampliar a participação da marca no concorrido segmento de SUVs compactos”; posicionado abaixo do Nivus, será concorrente do Pulse e do Kardian.
A empresa diz também que terá uma “linguagem de design inédita na Volkswagen do Brasil”. Usa a plataforma MQB-A0, e deve herdar o entre eixos do Polo e um comprimento ao redor dos 4 metros. Não espere muitas novidades em relação ao Polo a não ser estilo; a motorização deve espelhar ele, sempre em três cilindros e um litro, muito provavelmente só com turbo e 116 cv aqui. Talvez tenha o câmbio manual nas versões mais baratas, mas a maioria, claro, virá com o câmbio automático. O preço deve ficar na casa dos rivais, começando pouco acima dos R$ 106.000. (MAO)
Os Fiat Pulse e Fastback híbridos estão perto do lançamento
Realmente precisamos de um Fiat Pulse híbrido? A complexidade deste tipo de carro apenas se justifica por legislação de emissão, e não parece que isso é necessário por aqui no Brasil, neste momento. Mas como pode ser necessário no futuro, a Fiat resolveu começar, para ganhar experiência, e no embalo conseguir algumas manchetes com sua “alta tecnologia” moderna e verde.
Mês passado a Stellantis anunciou os seus sistemas híbridos por aqui, que vão do simples motor de arranque tornado um motor/gerador elétrico, até o plug-in hybrid que podem rodar como elétrico. O sistema mais simples é também o mais lógico e eficiente, pois aproveita para substituir componentes existentes no motor de qualquer forma (o alternador e o motor de arranque) por um componente só. Em, Stellantês esse sistema chama Bio-Hybrid, e será o que veremos em breve nos Pulse e Fastback.
O lançamento deve estar próximo: Seguindo o site Motor 1, o perfil placadoscarros publicou que versões Audace e Impetus do Pulse híbrido já foram emplacadas em Belo Horizonte, perto da sede da Fiat em Betim.
O nome “híbrido” aqui é puro marketês impregnado na mente de todo mundo; se é um “híbrido leve” como se diz, qualquer carro que use um motor de arranque para dar a partida, por este critério poderia ser chamado de “híbrido extra-leve”. A empresa diz que o sistema a ajudará a reduzir emissões, para atender ao programa Proconve L8, mas não diz que fase; essas fases entrarão em vigor em três etapas, 2025, 2027 e 2029.
Esse tipo de sistema usa o arranque/gerador integrado para carregar uma pequena bateria auxiliar; depois ajuda a preencher o vão de torque dos turbinhos modernos em baixa rotação, e não muito mais que isso. Funciona também como um start-stop mais eficiente, ajudando em consumo em trânsito pesado; a Fiat espera até 20% de economia. O motor auxiliar terá até 4 cv.
O que se paga por isso? Uma bateria extra de ion lítio, que é a fibra de carbono das baterias: caríssima, mas leve e eficiente. Pelo menos, aqui será pequena; mas é um item que claramente piora vida útil economicamente viável do carro. O ganho é realmente só justificado por menos emissão, pedido por legislação.(MAO)
Toyota cria híbrido GR86/ GR Corolla/ Celica GT-Four para o SEMA Show 2024
Este carro, o Toyota GR86 Rally Legacy Concept, mostrado pela Toyota no SEMA Show deste ano é na verdade um mash-up de duas histórias diferentes, em um só carro. Vamos explicá-lo desta forma, então.
Primeiro, é uma óbvia homenagem aos Celica GT- Four de rali. O GT-Four apareceu nos Celica derivados de plataformas de tração dianteira da Toyota, a partir de 1985. A versão de tração nas quatro rodas GT-Four imediatamente continuou a tradição dos Celica em Rali, vencendo campeonatos do WRC com Carlos Sainz já em 1990. Os carros ficaram famosos com uma colorida e divertida livery da Castrol.
O GR86, por sua vez, é um cupê de tração traseira esporte, barato, que é uma continuação em espírito do Corolla AE86 dos anos 1980, um carro de tração traseira. Este legado foi renascido em 2012 com o GT86 criado em colaboração com a Subaru; estamos na segunda geração desses carros hoje, chamado agora de GR86.
Ambas as linhas genéticas são derivados de Corollas originalmente, portanto, ainda que no caso do GR86, tenha divergido dela em seu renascimento. Agora a Toyota traz ele de volta, usando a base de outro Corolla para entusiasta, o atual GR Corolla. Junte no pote de mistura o legado de rali e o livery da Castrol et voilá.
Sim, esta Coca é Fanta; este GR86 é por baixo um GR Corolla. Ficou realmente interessante, com a fantasia externa de Celica GT-Four de rali. O legal é que dá dicas do futuro também: como sabemos o Celica deve voltar, derivado do GR Corolla talvez. E o próximo GR86 deve abandonar a parceria com a Subaru para usar o motor 3-cilindros turbo de 300 cv do GR Corolla também, ainda que para tração traseira. Muito legal! (MAO)
O Maserati Shamal Restomod
Dez anos após seu lançamento, o Maserati Biturbo era tão valorizado quanto uma caçamba bem grande de lixo industrial, no primeiro mundo. Apesar de ser basicamente um carro sensacional, como tudo que Alejandro De Tomaso fez, era também (como tudo que Alejandro fez) muito difícil de funcionar direito, mesmo novo. E a durabilidade também se provou baixa, nos anos que se seguiram. Ninguém queria ele, usado.
Mas o tempo muda tudo, e hoje, uma época onde os ricos parecem fugir de carro novo como o diabo da cruz, os Biturbo experimentaram valorização. E era só uma questão de tempo para alguém começar a consertar os problemas originais do carro, e vendê-lo como restomod.
Agora ele está aqui. O carro das fotos começou a vida como um cupê Biturbo de 1983, mas a nova empresa italiana Modena Automobili o transformou neste carro novo, que é chamado por ela simplesmente de “Maserati Biturbo Shamal Restomod”. Pelo menos, o nome explica tudo, e diz mais nada, o que é raro hoje. O Shamal era a versão cupê e V8 do Biturbo V6, com desenho alterado por Gandini; sua última e mais radical evolução.
Os para-lamas foram obviamente alargados e o spoiler estranho que fica na frente do para-brisa foi mantido. Faróis de LED são instalados e ele flui para um novo capô. O resultado é sem dúvida nenhuma Shamal, mas com o volume aumentado para 11.
Nada de Shamal V8, porém, nem mesmo o V6 do Biturbo original: o trem de força é moderno, do novo Ghibli. Isso inclui o V-6 biturbo de 3,0 litros, aqui com 500 cv declarados. A transmissão é a onipresente automática ZF de oito velocidades, e a tração é traseira, tudo canibalizado de um Ghibli. Os freios Brembo são instalados em todos os quatro cantos, com discos medindo 13,5 polegadas na frente e 13 atrás. A suspensão do Biturbo mantém o mesmo design, mas recebe molas e amortecedores modernos. Um novo subchassi traseiro e rodas de 18 polegadas aproveitam ao máximo as atualizações.
A Modena Automobili vai fazer 33 Biturbo Restomods, cada um com um preço inicial de US$ 638.000 (R$ 3.694.020), na Europa. (MAO)
A Ranger cabine simples na FENATRAN
A Ford apresentou na Fenatran uma picape Ranger Cabine Simples. A picape básica de trabalho foi exposta como um “conceito”; mas é tão fácil de fazer, e parece tão pronta, que deve ter sido mostrada para testar a reação do público à ela. Nós dizemos: pode fazer, Ford. Precisamos mais de carros simples, descomplicados, e principalmente mais baratos.
Tudo indica que deverá realmente ser fabricada em breve na fábrica da Ford Argentina em Pacheco, onde já é produzida a nova Ranger Cabine Dupla. A unidade exposta foi equipada com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 mkgf, com uma caixa manual de seis marchas. Opções de tração 4×2 ou 4×4, e câmbio automático, devem fazer parte do pacote do carro de produção.
A Ford divulgou alguns dados oficiais: capacidade de carga de 1.250 kg, volume de carga de 1.876 litros , suspensão com amortecedores externos ao chassi, sistema de freios “redimensionados” (para maior capacidade de carga) e capacidade de travessia de alagamentos de até 800 mm de profundidade. A unidade mostrada tem rodas de aço pintadas de preto, e pneus “de asfalto”.
Hoje a picape Ranger começa em R$ 219.990; esta tem que ser mais barata para ser viável. Esperamos que aconteça em breve! (MAO)
Royal Enfield lança marca separada de motos elétricas
“Pulga voadora”. Este é o nome escolhido pela Royal Enfield para suas motos elétricas. O nome tem precedente histórico: “Flying Flea” é o nome popular da Royal Enfield WD/RE, uma motocicleta desenvolvida para o Ministério da Guerra Britânico (WD vem de War Department) como um meio de transporte que podia ser lançado de paraquedas ou transportado em planadores, direto ao campo de batalha. Leve e dois tempos, é o nome escolhido agora para ser elétrico.
É também inspiração em estilo e missão. Não, não será militar e lançada de paraquedas; mas sim, leve. E é agora uma nova marca separada, não um modelo, porque a gente merece: dois modelos serão disponibilizados, a Flying Flea C6 e a Flying Flea S6, essa última no estilo scrambler. Ambas são consideradas “opções de mobilidade urbana plus” e atendem às tendências atuais com um design leve e elegante, adequado para deslocamentos locais em ambientes urbanos.
Uma estrutura de alumínio forjado se estende sobre a caixa da bateria, de magnésio, e termina logo abaixo do assento solo. Por enquanto, só sabemos como é a C6; nenhuma palavra sobre exatamente como a scrambler S6 será diferente em termos de aparência.
A Royal Enfield disse que desenvolveu um Vehicle Control Unit dedicado para os modelos Flying Flea. Essa VCU habilita e ajusta automaticamente mais de 200.000 combinações diferentes de modos de pilotagem, monitorando constantemente os dados e otimizando a experiência, seja para melhor autonomia ou “uma sensação de pilotagem cativante”.
Números de potência, autonomia e informações adicionais sobre o equipamento eletrônico não estão disponíveis no momento. A moto parece realmente leve e esbelta, e o garfo dianteiro é um interessante girder fork; a marca reitera que o foco está no comportamento agradável por meio de baixo peso.
A marca está levando a motocicleta elétrica realmente á sério; a equipe Flying Flea consiste em mais de 200 engenheiros no Reino Unido e na Índia. A C6 e a S6 estarão disponíveis no meio de 2026 no primeiro mundo; sem notícias de quando, ou se, virão ao Brasil. O preço ainda não foi divulgado. (MAO)
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