13º salário vai cair essa semana junto com o pagamento? Descubra as regras

Os trabalhadores com carteira assinada costumam receber a sua remuneração até o quinto dia útil do mês. Em novembro essa data está marcada para o dia 7. O que muitos gostariam de saber é se junto com o pagamento do mês virá o depósito do 13º salário.

Em 2023, cerca de 87,7 milhões de brasileiros foram beneficiados com o 13º salário, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Naquela época, a média recebida por trabalhador foi de R$ 3.057.


Neste ano, o total de brasileiros recebendo o benefício deve ser igual ou ainda maior. O Dieese não fez nenhuma projeção. O pagamento é dividido em duas parcelas, sendo que o primeiro depósito acontece em novembro. 

Primeira parcela do 13º salário pode ser paga essa semana?

Sim, a primeira parcela do 13º salário pode ser paga nessa semana, mas não é uma obrigação da empresa. Isso porque, o prazo para liberação dos primeiros 50% que o trabalhador tem direito acaba no final do mês. 

Logo, o empregador pode escolher entre liberar o abono junto com o salário tradicional, ou esperar até a data limite para fazer o depósito. Tudo vai depender da organização financeira do empregador.

Por lei, a empresa é obrigada a pagar as parcelas em:

  • 1ª parcela: entre fevereiro e 30 de novembro, ou junto com o pagamento das férias;
  • 2ª parcela: até 20 de dezembro;
  • Cota única: até 30 de novembro.

O depósito da primeira parcela junto com as férias, antecipando a liberação, só acontece se o trabalhador solicitar essa opção junto ao setor administrativo da empresa.

Como calcular o valor do 13º salário

Para o cálculo do valor do 13º salário a empresa vai considerar: qual é o salário bruto (sem descontos) do funcionário, e quantos meses este colaborador trabalhou no último ano.

Em seguida, vai aplicar esses pontos da seguinte forma:

  • Divida o valor do seu salário bruto por 12;
  • Multiplique pelo número de meses trabalhados no último ano;
  • O resultado equivale ao 13º integral, será preciso dividir essa quantia em duas parcelas;
    • 1ª parcela: 50% do que o trabalhador tem direito;
    • 2ª parcela: 50% do que o trabalhador tem direito – os descontos.
  • A segunda parcela terá desconto do INSS (obrigatoriamente) e do Imposto de Renda (para quem for contribuinte).

Quem faltou por mais de 15 dias consecutivos sem justificativa terá desconto de 1 mês inteiro no pagamento do 13º.

Lila CunhaLila CunhaLila Cunha

Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com



Post Comment

You May Have Missed