Bitcoin ultrapassa US$ 75.000 | ‘Comércio de Trump’ aumenta enquanto ele reivindica vitória | Aumento do dólar após vitória de Trump

Os investidores compraram dólares, bitcoins e ações, e venderam títulos enquanto Donald Trump reivindicava vitória nas eleições presidenciais dos EUA e os republicanos assumiam o controle de pelo menos uma câmara do Congresso.

Os futuros de ações dos EUA atingiram máximos recordes, o dólar subiu e os rendimentos do Tesouro saltaram, enquanto o bitcoin quebrou US$ 75.000 pela primeira vez – todos os movimentos sinalizados pelos investidores como prováveis ​​caso Trump vença a democrata Kamala Harris.

“Os mercados não estão apenas a posicionar-se para uma vitória confortável de Trump no colégio eleitoral, mas também para a perspectiva de um Congresso controlado pelos republicanos”, disse Matthew Ryan, chefe de estratégia de mercado em Ebury.

Os resultados até agora sublinham como uma das eleições presidenciais mais invulgares da história moderna dos EUA poderá ter implicações de longo alcance para a política fiscal e comercial, bem como para as instituições dos EUA.

Os resultados afectam os activos a nível global e determinarão as perspectivas para a dívida dos EUA, a força do dólar e uma série de indústrias que constituem a espinha dorsal da América corporativa.

Até terça-feira, as pesquisas mostravam um empate entre o ex-presidente e o atual vice-presidente. Mas às 2h ET, Trump havia vencido os estados decisivos da Carolina do Norte e da Geórgia e liderava vários outros, de acordo com a Edison Research.

A Fox News projetou que ele havia conquistado a presidência.

Os republicanos também ganharam o controle do Senado dos EUA, garantindo que dominarão pelo menos uma câmara do Congresso no próximo ano.

Ativos cujos preços poderiam ser ajudados pelas promessas de Trump de aumentar tarifas, cortar impostos e reduzir regulamentações brilharam, enquanto os corretores afirmavam que o dinheiro estava saindo dos mercados emergentes e os títulos do Tesouro dos EUA despencaram em antecipação a um déficit crescente.

“A consequência é uma trajetória mais elevada das taxas”, disse Nick Ferres, diretor de investimentos da Vantage Point Asset Management em Cingapura.

Ele estava a comprar acções de bancos da Ásia-Pacífico na expectativa de que rendimentos mais elevados e um crescimento mais forte beneficiariam os seus lucros.

As ações dos bancos subiram 4,4% em Tóquio e superaram o mercado na Austrália.

Os rendimentos do Tesouro a dez anos – que se movem inversamente aos preços – aproximaram-se dos 4,5%.

“Muito disso se baseia na visão dos investidores de que Trump cortaria impostos ou pelo menos manteria as taxas de impostos baixas. Agora que é provável que pareça uma varredura vermelha (da Casa Branca e do Congresso) – cortes adicionais são possíveis.” disse Ken Peng, chefe de estratégia de investimento na Ásia do Citi Wealth em Hong Kong.

“A desregulamentação é outro grande ponto positivo para a economia e os mercados, particularmente para os setores financeiro, energético e tecnológico”, disse ele.

O Bitcoin atingiu um recorde, apostando em uma linha mais branda na regulamentação das criptomoedas.

Os sectores expostos às tarifas tiveram um desempenho pior. O peso mexicano, que poderá ser atingido pelas tarifas, caiu para o mínimo de dois anos, cerca de 3% mais fraco do que o seu preço de fecho da sessão anterior.

O euro dirigiu-se para a sua maior queda diária desde 2020 e os rendimentos das obrigações do governo alemão registaram a maior queda diária desde Janeiro, à medida que os investidores previam uma desaceleração acentuada da economia.

Na Ásia, as ações dos exportadores caíram em Hong Kong, fazendo o índice Hang Seng cair 2,7% e deixando os investidores preparados para um futuro difícil.

“Com Trump, é provável que a volatilidade do mercado aumente”, disse Rong Ren Goh, gestor de carteira da Eastspring Investments em Singapura.

“Neste momento, os mercados estão a concentrar-se estritamente na perspectiva de tarifas porque é a alavanca mais fácil de puxar”, disse ele, mas um conflito comercial mais amplo era possível. “Desta perspectiva, penso que um investidor estrangeiro provavelmente se posicionará de forma mais defensiva em relação ao risco centrado na China.”

As ações da Tesla subiram acentuadamente em Frankfurt, antes do pré-mercado dos EUA. Elon Musk, principal acionista da Tesla, apoiou Trump durante toda a sua campanha eleitoral.

As ações do Trump Media and Technology Group subiram 10% no comércio estendido.

Noutros lugares, alguns banqueiros, investidores e analistas disseram que aguardavam a contagem – em alguns casos ansiosamente – com amigos e familiares.

Joe McCann, CEO da Asymmetric, um fundo de hedge macro que negocia principalmente em criptomoedas, disse que tem acompanhado as notícias eleitorais em várias telas de TV e monitorado os movimentos do mercado em sua cobertura no 50º andar em Miami.

“Não saímos desta sala o dia todo”, disse ele. “Esperamos uma noite volátil.”



Post Comment

You May Have Missed