Construída em apenas 60 dias, Casa Floripa by Dimas será desmontada e 100% reaproveitada
Anfitriã pelo segundo ano consecutivo da CASACOR/SC na Capital Catarinense, a Dimas Construções apresenta a ‘Casa Floripa by Dimas’, onde o público tem a experiência de entrar, de fato, em uma casa. A construção, com madeira e vidro, utiliza materiais naturais visando proporcionar a sensação de ‘acolhimento’. O projeto da JA8 Arquitetura Viva tem parceria com a F/Wood, startup de Florianópolis que desenvolve novas tecnologias construtivas a partir da madeira, impactando diretamente a economia de baixo carbono.
A casa de madeira e vidro da Casa Floripa by Dimas tem algumas singularidades. Uma delas é um vão de 12 metros, sem nenhum pilar, todo estruturado em madeira, que confere agilidade construtiva: a casa foi fabricada e montada em cerca de 60 dias e, ao término da mostra de arquitetura e design, será desmontada e utilizada em outros empreendimentos, com diferentes usos.
Tudo isso foi possível por conta da madeira engenheirada, um processo de fabricação que permite que a madeira possa ser utilizada de forma massiva na construção civil – permitindo, inclusive, a construção de escolas, edifícios comerciais e residenciais. Os métodos de fabricação seguem normas, uso de novas tecnologias, como conectores metálicos, processos de colagem e prensagem, entre outros. Tudo é muito preciso e ágil, com baixo índice de resíduos.
“Estudando as tendências de tecnologias e as questões do clima, encontramos a oportunidade de desenvolver um modelo de negócio, com base na madeira engenheirada. Nosso propósito na F/Wood é transformar o conceito desenvolvido por arquitetos em realidade, com soluções sustentáveis e inovadoras em madeira engenheirada”, diz Lucas Ribes, arquiteto da FWood.
“O Grupo Dimas vem atuando para transformar Florianópolis em uma cidade cada vez melhor. Por meio do nosso ambiente na CASACOR/SC, queremos mostrar aos visitantes por que morar na Ilha de Santa Catarina tem se tornado uma ideia cada vez mais atraente”, comenta o CEO da Dimas Construções, Daniel Dimas.
O ambiente, com projeto de interiores assinado pela arquiteta Beatriz Zeglin, também conta com um telão curvo que exibe vídeos que reforçam a riqueza cultural e gastronômica da Ilha de Santa Catarina, produzidos exclusivamente para a mostra. O espaço também recebe um calendário de eventos e experiências que reforçam a relação da Dimas Construções com a cidade por meio de projetos inovadores e que buscam qualificar a relação das pessoas com o entorno.
Post Comment