Novo viaduto em Blumenau tem data prevista para entrega
Blumenau deve receber a entrega do novo viaduto do complexo do Badenfurt ainda em 2024, segundo o superintende do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) em Santa Catarina, Alysson Rodrigo Andrade. Em entrevista para o Balanço Geral da NDTV, ele falou sobre a evolução da obra e deu atualizações sobre a duplicação da BR-470.
Conforme Andrade, as obras estão “avançando forte” para a entrega do novo viaduto na cidade, sendo retirado o túnel antigo e evoluindo com as vigas largas.
Na sequência, será realizado o pavimento, com objetivo de entregar a estrutura ainda este ano. Além disso, o departamento pretende fazer o ligamento desde o Segalas até a Mafisa, neste mesmo período.
“E, para 2025, já projetamos a entrega do [complexo] do Badenfurt, com a subsequente ponte do Testo, que está hoje em execução, ali para março/ abril de 2025. Essa vai ser uma entrega muito importante do ponto de vista de mobilidade, dar o acabamento na face oeste do viaduto do Badenfurt, no Km 57, facilitando o acesso à Pomerode”, completou o superintendente.
Projetos e avanços das obras de duplicação da BR-470
A duplicação da BR-470 de Indaial até Campos Novos contempla oito lotes, sendo aguardado a homologação em Brasília e a assinatura da ordem de serviço para o início das obras.
O superintendente do DNIT disse acreditar que alguns desses lotes devem ficar para o primeiro trimestre de 2025, pois atualmente, há uma demanda muito grande na Diretoria de Planejamento e Pesquisa, que tem sede em Brasília.
“Mas nós já pedimos uma prioridade para dois lotes. Quem sabe a gente ainda consiga, nesse ano de 2024, iniciar alguns projetos prioritários para que possamos, escalonadamente, transformá-los em obra no futuro próximo”, comentou.
Andrade explicou que o DNIT está tratando a sequência de duplicação do Km 74, logo depois de Indaial, no primeiro lote da segunda etapa de duplicação. Em seguida, partiriam para um lote em Rio do Sul, devido aos acidentes registrados no perímetro urbano da cidade.
“Pretendemos iniciar não apenas a questão de duplicação, mas também da execução da contratação de um viaduto. Esse sim já vai ser para o médio prazo, nós já temos um monte de projetos prontos e ele vai encaixar com o projeto de duplicação ali perto da Uniasselvi, que é um ponto crítico também. A gente já tem uma proposição para dirimir esse ponto através de um viaduto”, explicou.
Entrega de viaduto e sequência de trabalho
Em relação aos quatro lotes de Navegantes até Indaial, previstos para serem entregues em 2026, o superintende detalha porque não é possível adiantar a entrega dessas obras.
“Na verdade, o que deve acontecer são as liberações mais significativas agora para o final do ano e no primeiro trimestre do ano que vem, que já vão desafogar muito o tráfego. Existem alguns viadutos, por exemplo, no lote 1 e no próprio lote 2, que precisam de recalques ainda. Nós estamos monitorando os recalques dos aterros. Por exemplo, o viaduto do Km 4 em Navegantes e a questão do Km 39 em Gaspar. São casos semelhantes, onde a cabeceira precisa recalcar mais para que a gente não tenha um bump”, disse.
Conforme Andrade, no viaduto do Km 35, esse tipo de situação não se verifica mais, sendo possível avançar com terra armada. No Km 2, em Navegantes, há uma perspectiva de entrega ainda no final de 2024.
“Esse viaduto também já tem estabilidade, então são questões pontuais de geotecnia e engenharia que vão perfazendo o gargalo nesses dois lotes. Já nos lotes 3 e 4, que são um pouco mais atrasados, nós entregamos na terça-feira passada o viaduto em Indaial, no Km 70”, ressaltou.
Previsão de entrega das obras de duplicação da BR-470
O prazo de entrega da duplicação da BR-470 está previsto para o segundo semestre de 2026. De acordo com Andrade, existem pontos chaves que são discutidos no decorrer do tempo, como a questão da remoção e recolocação de gás utilizados por empresas.
“Nós já fizemos inúmeras reuniões, houve três atrasos, foi para março do ano que vem e agora passou para junho. Tem um ponto específico que eles [empresa SCGÁS] ainda vão ter que licitar novamente a remoção, a relocação desse gás”, comentou o superintendente.
De acordo com Andrade, já foram feitas 622 desapropriações nos últimos dois anos, com mais de 400 processos executados. Atualmente, restam apenas 18 processos para a limpeza de todos os 73 quilômetros de duplicação para, assim, evoluir com as obras que faltam.
“Temos avançado significativamente, com revisões de projeto, com essas desapropriações. Pense que, há dois anos atrás, nós não tínhamos como projetar o final da duplicação como um todo, mas hoje, nós já temos, isso já é palpável”, destacou.
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