Presidente do São Paulo critica provável mudança de calendário em 2025: "Pode afetar os atletas"
Clube tem pré-temporada marcada para os EUA, mas CBF quer antecipar estaduais Qual foi a melhor contratação do Tricolor na temporada? ge São Paulo analisa
A possibilidade de a CBF antecipar o início dos estaduais para a primeira semana de janeiro pode causar um efeito cascata com impactos na saúde dos atletas e no calendário de 2026, acredita o presidente do São Paulo, Julio Casares.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
O clube, que tem agendada uma pré-temporada entre dos dias 8 a 22 de janeiro nos EUA, aguarda com preocupação a divulgação das datas dos torneios nacionais de 2025.
A CBF deve antecipar o início dos estaduais para a primeira semana de janeiro, o que permitiria interromper o Brasileiro por cerca de um mês entre junho e julho, período de disputa do Mundial de Clubes – que terá as participações de Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo ou Atlético-MG.
– Estou bastante preocupado com a possibilidade de os estaduais começarem no dia 8. Essa discussão teria de ser feita antes, não agora que estamos tão próximos do fim do ano – afirmou o presidente do São Paulo, Julio Casares.
A previsão anterior era de que os jogadores entrariam de férias em 9 de dezembro, com o fim do Brasileiro, e se reapresentariam no início de janeiro – o São Paulo fará uma bateria de exames médicos nesta semana para antecipar esse processo.
Julio Casares antes de São Paulo x Fortaleza
Marcos Ribolli
O clube viajaria para a Flórida para a disputa da FC Series em 8 de janeiro. Nos EUA, treinaria e faria dois amistosos, um deles contra o Cruzeiro, para o qual já há ingressos à venda.
Se os estaduais começarem antes, as férias dos jogadores terão que ser encurtadas, assim como o período de treinos antes do primeiro jogo da temporada.
– Todas essas mudanças podem afetar até a integridade dos atletas, que não teriam tempo suficiente para fazer uma pré-temporada de acordo com as necessidades e imposições de nosso calendário. Estou em contato com os nossos jogadores, que também estão preocupados com essas informações – disse Casares.
Mais do São Paulo:
+ Alisson festeja volta e revela o que pensou no sábado
O dirigente teme que essa mudança possa afetar o calendário de 2026, que será impactado pela Copa do Mundo.
– Outro ponto que deve ser pensado é como será a temporada de 2026, uma vez que se fala em Brasileirão até a segunda quinzena de dezembro de 2025. Lembrando que em 2026 teremos de paralisar também os torneios por causa da Copa do Mundo.
No último domingo, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, defendeu as mudanças após a final da Copa do Brasil.
– A CBF vai fazer um calendário avançado. Ainda não é o ideal, mas é um passo grande dado. Ouvindo Federações e clubes. A Série A que deve começar em 29, 30 de março, até 21 de dezembro. Isso com tempo mais curto para os Estaduais mesmo – afirmou.
A Federação Paulista de Futebol, cujo presidente, Reinaldo Carneiro Bastos, disse ser contrário às mudanças, deve definir nesta terça as datas e o formato do Paulista em reunião com os clubes da primeira divisão estadual. Também será feito o sorteio dos grupos do próximo torneio.
+ Leia mais notícias do São Paulo
O São Paulo ainda aguarda que as datas se tornem oficiais para analisar o que será feito sobre a pré-temporada nos EUA. O clube tem interesse em manter a programação.
🎧 Ouça o podcast ge São Paulo🎧
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv
Post Comment