A indignação contra o artigo de Bolsonaro – 12/11/2024 – Hélio Schwartsman
O psicólogo Jonathan Haidt, que hoje faz sucesso liderando um movimento para banir crianças e adolescentes das redes sociais, propõe que a ideologia seja decomposta em seis dimensões, às quais corresponderiam seis sentimentos morais básicos: proteção, justiça, liberdade, lealdade, autoridade e pureza.
Eles constituiriam uma espécie de tabela periódica do instinto moral. O mapa ético-ideológico de cada indivíduo seria uma combinação de diferentes proporções desses ingredientes.
O esquerdista típico pontua alto em proteção e justiça, mas não chega a zerar nos outros tópicos. Já os conservadores costumam aparecer num blend mais ecumênico.
Interessa-me hoje a pureza. Acho que é esse o sentimento que alimenta a indignação de parte dos leitores da Folha pela publicação de um artigo de Jair Bolsonaro. A divulgação do texto de um notório golpista degradaria a santidade da democracia. Degradação (ou contaminação) é o sentimento antípoda ao da pureza.
É interessante notar que houve reação semelhante da outra tribo quando a Folha publicou uma entrevista com Lula enquanto ele ainda estava na cadeia. A queixa então era contra dar voz a um condenado pela Justiça.
Esses posicionamentos me parecem excessivamente religiosos. O pressuposto do jornalismo, talvez empiricamente equivocado, é o de que na outra ponta existe um sujeito autônomo. Jornais publicam de tudo e os leitores tiram suas próprias conclusões.
Eu, por exemplo, terminei a leitura do artigo de Bolsonaro ainda mais convencido de que ele é um oportunista meio mitômano obcecado por voltar ao poder. Imagino que muitos, talvez até a maioria dos leitores, tenham chegado a juízos parecidos. E não vejo como tais conclusões possam debilitar a democracia.
Pelo contrário, se vamos enfrentar novas investidas da extrema direita, tanto nas urnas como na defesa das instituições, é objetivamente importante saber o que ele prega para vislumbrar suas ideias e planos. Não é escondendo seu pensamento a pretexto de preservar uma pureza democrática meio mágica que nos posicionaremos para essa tarefa.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Post Comment