De olho em LA 2028, atleta de MS é campeão nos Jogos Pan-Americanos Universitários de Taekwondo
Aos 20 anos, Luiz Felipe Aquino foi campeão na categoria adulto até 63 kg. O sul-mato-grossense planeja disputar as Olimpíadas de 2028, em Los Angeles. Multicampeão, foi a primeira vez que Luiz Felipe Aquino disputou os Jogos Pan-Americanos Universitários.
Divulgação
O atleta de taekwondo, Luiz Felipe Aquino, de 20 anos, colocou o Brasil no lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-Americanos Universitários, disputados em Cali, na Colômbia, no último fim de semana. O sul-mato-grossense foi campeão na categoria adulto até 63 kg.
Além disso, Aquino também conquistou ouro no TK3, modalidade disputada em equipes de 3 lutadores. A equipe brasileira venceu Costa Rica e México na grande final.
“Foi a primeira vez que eu competi o TK3, nunca tinha lutado em equipe e eu achei muito legal. É uma luta totalmente diferente do normal, de uma luta mais pensada. O TK3 tem mais luta e chutes a toda hora. Eu gostei da experiência”, revela.
Equipe campeã TK3 foi formada por Eduardo Baretta, Luiz Aquino, Gabriel Turibio e Patrik Pereira.
Reprodução
A vitória nos Jogos Pan-Americanos Universitários também representa muito para o atleta, que é acadêmico de Educação Física-Bacharelado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O lutador garantiu a vaga no curso por meio do programa de ingresso para atletas de alto rendimento.
“Eu fico muito feliz com meu resultado, com a minha vitória. Isso é muito importante para mim, para minha Universidade. Eu entrei por um edital como atleta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a UFMS, então é muito importante eu ter resultados”, destaca Aquino.
Campeão é acadêmico de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Reprodução
Aos 20 anos, o lutador está buscando chegar às Olimpíadas de Los Angeles 2028. “O Ciclo Olímpico já começou. A gente está visando os principais campeonatos para poder classificar para as próximas Olimpíadas, como os campeonatos abertos. Neste fim de ano, provavelmente a gente vai para um campeonato na China, que dá a vaga para um outro campeonato, que dá vaga para as Olimpíadas”, conta ao GE.
Aquino também explica outra forma de conquistar uma vaga nas próximas Olimpíadas, confira a seguir:
Luiz Felipe Aquino está lutando por uma vaga nas Olimpíadas de Los Angeles.
Luiz Felipe Aquino não foi o único brasileiro a voltar com medalhas da Colômbia. Confira a seguir o resultado do time Brasil nas categorias individuais:
Ouro – Gabriel Turibio, categoria até 74kg
Ouro – Patrik Cardoso, categoria acima de 87kg
Ouro – Laura Beatriz, categoria até 49kg
Ouro – Maria Eduarda Casagrande, categoria até 67kg
Ouro – Mikaela Oliveira, categoria até 73kg
Bronze – Júlia Nazario, categoria até 46kg
Post Comment