Dia da gentileza: Descubra que atitudes mais incomodam os passageiros do Metrô

Leia também: Linha 22-Marrom, o que se sabe sobre o futuro ramal do Metrô que deve chegar a Cotia?

O que irrita os usuários do metrô?

Atitudes mais acima no quadro são as mais frequentes, quanto mais a direita, mais incômodo o comportamento. Fonte: Metrô

Empurrar pessoas para embarcar, sentar-se no chão e não respeitar o assento preferencial são as três atitudes mais irritantes e mais frequentes. Esses problemas são ainda mais incômodos para as mulheres. De acordo com a pesquisa, 37% das passageiras acham que o comportamento no metrô está piorando, enquanto apenas 27% dos homens relatam agravamento.

“No metrô, temos um público majoritariamente feminino (59% dos usuários). Além disso, as mulheres estão mais expostas ao mau comportamento de outros usuários”, explica Prado. A pesquisa do Metrô também apontou o assédio sexual como um dos atos mais repudiados, no entanto, esse aparece como um dos menos frequentes.

Os entrevistados também reclamaram de outras atitudes conhecidas pela população. Deixar a mochila nas costas, por exemplo, é considerado bastante frequente e razoavelmente incômodo. Ao mesmo tempo, não deixar a esquerda da escada rolante livre é um ato que é mais raro e menos irritante.

O Metrô realiza esforços para combater esses problemas. Para evitar os empurrões, por exemplo, “temos campanhas específicas, como a emissão de mensagens sonoras. Nas estações, temos mensagens e funcionários orientando os passageiros a aguardarem o desembarque do trem”, relata Prado.



Post Comment

You May Have Missed