MPSC apurar agressões de PMs contra advogada e mãe em SC

Logo - ND Mais

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) instaurou procedimento extrajudicial para apurar as agressões cometidas por policias militares contra a advogada Aline Borges da Silva e sua mãe. O caso aconteceu na noite de sábado (9) em um mercado atacadista de Içara, no Sul do estado.

À esquerda, a mãe sendo ameaçada com teaser e à direita a advogada sendo contidaO caso foi registrado no estacionamento de um mercado atacadista em Içara, no Sul de SC – Foto: Reprodução/ND

Conforme apurado pela NDTV Criciúma, a PM (Polícia Militar) foi acionada para atender uma possível ocorrência de injúria contra uma funcionária. A advogada, que estava no local, pediu para acompanhar a situação.

Em vídeos divulgados, é possível ver Aline [vestida de preto] sendo contida por policiais pelo crime de desacato. Ao lado está a mãe, uma servidora do MP [vestida de rosa], tentando libertar a filha, até que é empurrada e cai no chão.

Na sequência, é registrado o momento em que os policiais algemam a advogada e a empurram para dentro da viatura. A mãe tenta intervir novamente, mas é ameaçada e leva um tapa no rosto.

Agressões contra advogada e mãe foram registradas em dois vídeos – Vídeo: Reprodução/ND

OAB e PM se manifestam sobre agressões

Em nota, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) manifestou solidariedade à profissional. Segundo a Ordem, ela teve as “prerrogativas violadas e foi agredida”.

Além disso, o texto destacou que a presidente da seccional, Cláudia Prudêncio, entrou em contato com o Comandante do Batalhão da Polícia Militar, Aurélio Pelozato, e solicitou o afastamento dos policiais militares envolvidos.

Em contrapartida, a Polícia Militar de Santa Catarina, do Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Içara, destacou que as atitudes dos servidores estão sendo investigadas.

Confira abaixo o pronunciamento da polícia na íntegra:

“Na noite deste sábado, 9, guarnições da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) do 29° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Içara, foram acionadas para atendimento a uma ocorrência de injúria ou comunicação falsa de crime em um estacionamento de um supermercado, onde a princípio uma funcionária de um supermercado e um cliente haviam se desentendido. Este estaria supostamente injuriando a trabalhadora.

As atitudes dos policiais estão sendo investigadas ao deterem duas mulheres que se envolveram durante o atendimento da primeira ocorrência. Elas acabaram sendo conduzidas à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com as outras partes da primeira ocorrência.

Um Inquérito Policial Militar foi instaurado pelo Comando do 29º BPM para apuração dos fatos.”



Post Comment

You May Have Missed