Parque de R$ 200 mi tem projeto de arquiteto do Beto Carrero
Mais um parque terá como endereço o Litoral Norte de Santa Catarina. Dessa vez, em Balneário Piçarras. Inspirado em ícones como Santa Monica Pier e o Galveston Pier, nos EUA, o empreendimento chamado de Porto Park promete ser o pioneiro do segmento na América Latina, uma vez que une conceitos de píer turístico e parque temático.
O projeto é da empresa Arktemática, que pertence ao arquiteto responsável pelo plano diretor do parque Beto Carrero World na década de 1980, em Penha. Renato Kfuri conversou com o ND Mais sobre o projeto e enviou, em primeira mão, imagens de como ficará o parque.
Kfuri conta que foi contratado em 2021 pela empresa idealizadora do empreendimento, a Flomar Navegação LTDA, para dar andamento ao projeto.
“Apesar das inspirações internacionais, criamos um conceito que reflete a cultura brasileira e a viabilidade local. O resultado é um projeto com personalidade própria, moldado para a nossa realidade e para as características únicas da nossa região”, conta.
Parque temático e porto de passageiros unidos
O parque ficará na Barra Sul de Balneário Piçarras, na foz do Rio Piçarras. Segundo o arquiteto, o empreendimento terá 26 mil m² de área construída, dividido em três áreas principais – Comercial, Parque Temático e Porto de Passageiros. O investimento total previsto é de R$ 200 milhões.
O projeto inclui lojas e restaurantes, atrações com tecnologia de ponta e uma infraestrutura completa para receber navios de cruzeiro e embarcações turísticas. O porto será internacional, com alfândega e suporte adequado para o turismo marítimo.
“O parque temático contará com atrações de adrenalina, incluindo uma possível montanha-russa, e experiências de realidade virtual e aumentada. Estamos dando preferência a equipamentos nacionais, mas alguns itens serão importados pela exclusividade e inovação que oferecem”, explica.
O projeto ainda inclui áreas de varejo boutique, brinquedos para todas as idades, cafés, restaurantes e um programa anual de eventos e entretenimento noturno. Atrações ícones, como a roda-gigante, a Sky Tower e o carrossel, também farão parte do empreendimento milionário.
Próximos passos
Por se tratar de uma área de marinha, a empresa tem trabalhado desde 2021 para obter as aprovações necessárias. Uma delas foi concedida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que autoriza a instalação de porto turístico no local.
A próxima etapa, segundo o arquiteto, é o desenvolvimento dos Projetos Executivos de Arquitetura e os Projetos Complementares (estrutural, hidráulico, elétrico, etc.), seguidos das aprovações municipais.
“Com isso em andamento, esperamos concluir as obras em cerca de dois anos, mas a previsão exata para o início das obras e a inauguração ainda depende dessas fases preparatórias”, conclui.
Veja todas as fotos do Porto Park
Post Comment