Pré-temporada de verão inicia com quase 30 resgates em SC
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina divulgou o primeiro balanço de ocorrências da pré-temporada de verão. Segundo o relatório, em apenas uma semana, foram quase 30 afogamentos registrados no estado.
A pré-temporada de verão iniciou no dia 2 de novembro. Segundo o CBMSC, entre os dias 5 e 11 de novembro, foram 29 resgates de afogamentos bem-sucedidos e mais de 95 mil ações preventivas que evitaram afogamentos.
Os dados observados nesse período nesse relatório, apontam registros de afogamentos, incluindo mortes em rios, áreas privadas e praias mais distantes dos postos de salva-vidas. Os bombeiros alertam para cuidados com lugares onde não há postos de salva-vidas.
O CBMSC destaca também o uso do aplicativo ‘CBMSC Cidadão’, que mostra em tempo real as áreas que possuem postos de salva-vidas ativos.
Veja como identificar postos de salva-vidas pelo aplicativo ‘CBMSC Cidadão’
- Bandeira verde: baixo risco para banho;
- Bandeira amarela: risco médio de afogamento;
- Bandeira Vermelha: local perigoso
- Bandeira preta: posto de guarda-vidas desativado;
- Bandeira roxa: presença de água-viva
Todas as mortes por afogamentos na pré-temporada de verão em SC foram de homens, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com o balanço da pré-temporada de verão deste ano, os resgates e salvamentos, no período de 5 a 11 de novembro, foram de 29 crianças perdidas, 15 feridos por águas-vivas e seis afogamentos com quatro mortes no estado. O que chama a atenção no relatório, é que todas essas mortes por afogamento foram de homens.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a temporada de verão inicia no dia 16 de dezembro. Atualmente, são 95 postos salva-vidas ativos de segunda a sexta em Santa Catarina. Nos fins de semana, esse número sobe para 181 postos.
‘Água no umbigo, sinal de perigo’: ‘Projeto Golfinho’ forma crianças para prevenir acidentes nas praias
Com a pré-temporada de verão aberta, o Corpo de Bombeiros começou a capacitar crianças por meio do “Projeto Golfinho”. O projeto, iniciado em 1998, é gratuito e destinado a crianças de 8 a 11 anos e visa orientar para a prevenção nas praias durante a ‘Operação Veraneio’, que ocorre entre dezembro e março.
O projeto acontece nas praias e conta com uma estrutura completa com 2.000 salva-vidas na alta temporada. Os “golfinhos”, como são chamadas as crianças, recebem uma formação coletiva, que será compartilhada com os pais, sob o lema “Água no umbigo, sinal de perigo”.
Post Comment