Caspa no rosto? Entenda o que é essa condição e como evitar
Você já se perguntou o que podem ser aqueles pontinhos brancos que parecem ser a escamação de uma pele seca? Na verdade, isso pode ser um sinal de caspa no rosto, problema dermatológico que resulta de diversas condições. Saiba como evitar!
O que é a caspa no rosto?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a caspa no rosto não é sinal de falta de higiene, ela geralmente está relacionada ao excesso de oleosidade, dermatite seborreica, estresse e até mesmo a reações a produtos de cabelo. Em vídeo, a dermatologista Marina Hayashida explica que é comum confundir a dermatite seborreica com pele ressecada.
“A caspa que você tem no couro cabeludo, o nome dela, da doença, é dermatite seborreica. E ela também pode ocorrer em outras áreas do nosso corpo, inclusive no rosto. A dermatite seborreica é uma doença inflamatória da pele”, diz Marina.
Hayashida afirma ainda que tentar hidratar a pele em excesso, como muitas pessoas fazem, não traz nenhum sucesso, pois a dermatite seborreica é uma doença inflamatória da pele, ligada a um desbalanço da flora fúngica, especialmente do fungo Malassezia, que pode afetar o rosto, couro cabeludo e colo, causando vermelhidão, descamação e coceira.
O que causa a dermatite seborreica?
A dermatologista ressalta que existem alguns fatores desencadeantes da dermatite seborreica, geralmente são: estresse, banhos quentes, ingestão de álcool, frio e mudanças na rotina.
“Tanto a dermatite seborreica, quanto a acne, rosácea e melasma são doenças inflamatórias, crônicas da pele e, que se você descuidar, desandar da dieta, atividade física, rotina de cuidados, enfim, a tendência é sempre voltar pior. Tem ciclos de altos e baixos. E a dermatite seborreica também é assim”, explicou a especialista.
Para o tratamento dessa condição, a especialista recomenda o uso de antifúngicos tópicos, como soconazol, cetoconazol e terbinafina, pois eles ajudam a controlar a inflamação. Ela também recomenda Shampoos anticaspa, que ajudam a regular a população de fungos.
“Shampoos anticaspas têm vários ativos que também controlam a inflamação e regulam essa população fúngica. Mesmo quando você não estiver com lesão ativa de dermatite seborreica, o uso frequente dessa forma, de colocar um pouquinho ali do xampu nessa região, pode fazer com que você previna o retorno da doença”, ressalta a especialista.
Cremes específicos com ciclopiroxolamina e piroctonolamina também podem ajudar a hidratar e controlar a dermatite na pele.
Em casos graves de caspa no rosto pode ser preciso fazer uso de corticoides tópicos e orais, mas sempre com acompanhamento médico. Imunomoduladores como tacrolimus e pimecrolimus também podem ser necessários quando outros tratamentos falham.
“Eu não recomendo de jeito nenhum que utilizem corticoides porque eles têm muitos efeitos colaterais. Então, se for necessário, sempre com receita e acompanhamento médico”, ressalta Hayashida.
Se você percebeu que pode estar com dermatite seborreica, procure um dermatologista para evitar o agravamento do quadro e intervenções incorretas, como o uso de ácidos ou produtos inadequados, que podem piorar a condição.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.
Confira o vídeo completo da especialista:
Post Comment