Economia de SC cresce 4,7% e fica acima da média nacional
A economia de Santa Catarina registrou um crescimento de 4,7% nos últimos 12 meses até setembro, ficando acima da média nacional. No mesmo intervalo de tempo, o PIB (Produto Interno Bruto) do país cresceu 3,1%, conforme dados divulgados pelo IBGE.
Em 2023, a economia catarinense havia crescido 3,8%, enquanto a brasileira cresceu 3,2%. Entre os fatores de crescimento estão o aumento do consumo das famílias e o maior acesso ao crédito, que favoreceram a expansão do comércio.
Os pilares da economia de SC
Os dados do último trimestre do PIB, divulgados pelo IBGE, demonstram que a indústria catarinense é um dos pilares da economia local. O setor teve um crescimento de 4,3% para 6,3%, com destaque para a indústria de transformação, que avançou de 4,1% para 6,7%.
O setor de serviços, o maior da economia de SC, cresceu 5,5%, impulsionado pelo comércio (+7,4%) e pelos transportes (+8,3%). Também se destacaram as atividades de alojamento e alimentação (+7,1%), bem como de serviços prestados às famílias (+5,1%).
Os serviços de informação cresceram 4,6%, os serviços prestados às empresas 1,2%, as atividades imobiliárias 3,4%, a administração pública 3,2% e os serviços domésticos 2,6%.
A produção pecuária cresceu 2,1% nos 12 meses até setembro de 2024, em relação ao mesmo período anterior. A produção de frangos cresceu 0,64% e a de suínos 0,24%, sendo o sexto ano consecutivo de alta na pecuária.
Post Comment