o que curtir ao redor da Velha Senhora?

A Ponte Hercílio Luz é o principal cartão-postal de Florianópolis. A centenária e inovadora estrutura (para época em que foi construída) liga a parte continental da capital à ilha propriamente dita.

Foto de dezenas de pessoas caminhando pela Ponte Hercílio Luz. Aparece apenas parte da estrutura metálica da ponte e pelas laterais alguns prédios. A Ponte Hercílio Luz, pertinho do Parque da Luz, também estava cheia no último domingo – Foto: Leo Munhoz/ND

Próxima das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles (as principais para entrada e saída de Floripa) e também do terminais rodoviário e urbano, ela está em localização estratégica para não ficar de fora dos roteiros turísticos.

Além da beleza da estrutura em si, da paisagem ao redor composto de mar, cidade e vegetação, desde a sua reinauguração a Ponte Hercílio Luz vem ganhando estímulos importantes para ser visitada.

Aos finais de semana, fica totalmente liberada para pedestres e ciclistas, tem samba e apresentações culturais na cabeceira e um entorno que é convidativo.

A seguir confira a programação e os atrativos que fazem a Ponte Hercílio Luz ser um point turístico de Florianópolis.

Rodas de samba e outros shows musicais

As rodas de samba e de pagode, que ocorrem aos finais de semana e feriados do meio-dia até a noite, são grandes responsáveis por agitar a cabeceira da Ponte Hercílio Luz. Para ouvir (e sambar) não se paga nada, nem couvert artístico. Organizadas pelo café-bar “Amo Floripa”, os shows criam o clima de leveza e descontração em um cenário que já é inspirador.

Ao pôr do sol, o céu vira uma mistura de azul com laranja e no contra-luz, a velha senhora se torna preta. É como uma demonstração do porquê Florianópolis é chamada de Ilha da Magia. A vista (e as fotos) a partir do bar são privilegiadas e o cartão-postal de Floripa ainda pode ser enquadrado no meio das folhagens das árvores que ficam ao redor das mesas externas.

Gastronomia do café da manhã ao jantar

Foto de um prato com croquetes, limão fatiado e um copinho de maionese no meio. Ao fundo e de forma desfocada aparece a Ponte Hercílio Luz, o céu e algumas árvores. Independente da hora do dia e do prato escolhido, a vista é sempre privilegiada para a Ponte Hercílio Luz – Foto: Amo Floripa Café & Bar/Redes Sociais

Com um horário extenso, que vai das 8h às 23h30 todo santo dia, o café-bar dispõe de opções para todos os horários. Cafés (em diferentes tipos de preparo), omeletes, salgados, crepes, croissant, baguetes e saladas dividem o cardápio. Tem também cervejas, drinks e vinhos, além de tortas e sobremesas.

A variedade, o horário de funcionamento e também a loja de souvenirs anexa tornam o passeio pela Ponte Hercílio Luz ainda mais convidativo e turístico.

Ioga, exposições e apresentações culturais

A programação no principal cartão-postal de Floripa é bastante eclética. Além da promoção do samba, o “Amo Floripa” também abre espaço para aulas de ioga em seu “quintal”. Os encontros ocorrem em dois sábados por mês pela manhã.

Fora isso, não raro há outras apresentações culturais na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, como de grupos folclóricos de Boi de Mamão. Sobre a ponte, a diversidade também é grande. Procissão, corridas de rua, encontros de carros antigos, de gaiteiros, apresentação de bandas, da Camerata de Florianópolis, entre outras opções diversas.

A programação cultural da cidade, incluindo a da ponte, pode ser conferida no Instagram da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Florianópolis.

Forte históricos, fotos do mirante e passeios no parque

Forte Santana ao lado da Ponte Hercílio Luz - Anderson Coelho/ND

Forte Santana ao lado da Ponte Hercílio Luz – Anderson Coelho/ND

Em primeiro plano, o mirante da Ponte Hercílio Luz e ao fundo o Parque da Luz - Parque da Luz (Leonardo Sousa - PMF)

Em primeiro plano, o mirante da Ponte Hercílio Luz e ao fundo o Parque da Luz – Parque da Luz (Leonardo Sousa – PMF)

Parque da Luz fica bem em frente à parte insular da ponte - novo parque da luz 1

Parque da Luz fica bem em frente à parte insular da ponte – novo parque da luz 1

O parque também costuma receber alguns eventos, com programação gratuita para a população - Divulgação/ND

O parque também costuma receber alguns eventos, com programação gratuita para a população – Divulgação/ND

Com o endereço na Avenida Beira-Mar Norte, mas quase embaixo da Ponte Hercílio Luz está o Forte de Santana do Estreito. Construído em 1761 para proteger a então vila de Nossa Senhora do Desterro, é aberto ao público.

Com canhões voltados ao mar, vista privilegiada para a ponte e para o pôr do sol, o local também dispõe de um museu, o de Armas Major Lara Ribas (temporariamente fechado).

Do lado oposto do forte e do café-bar, há uma praça que leva o nome da velha senhora e em estátua homenageia Hercílio Luz, político catarinense responsável pelo início das obras do patrimônio catarinense. Atrás da escultura há um mirante com vista privilegiada para a ponte e bom ângulo para fotos.

Já de frente para a saída da ponte e ocupando quase um quarteirão inteiro está o parque urbano que também é seu xará. Por lá, as pessoas caminham, andam de bicicleta, fazem trilha, jogam bola (tem quadra), levam crianças ao parquinho ou simplesmente sentam nos bancos e apreciam a paisagem.

Caminhadas e pedaladas pela ponte

Foto aérea da Ponte Hercílio Luz com centenas de pessoas sobre ela. Nos dois lados, a água das baías e ao fundo, prédios, casas e morros verdes. Pedestres e ciclistas podem aproveitar livremente os mais de 800 metros de extensão da Ponte Hercílio Luz aos finais de semana – Foto: Arquivo/Flávio Tin/ND

Aos finais de semana a Hercílio Luz fica fechada para o trânsito de veículos. Sendo assim, seus quase um quilômetro de extensão (são 821 metros) são exclusivos para pedestres e ciclistas. Além de percorrê-la de ponta a ponta, vale parar para contemplar a vista (e fotografar) da Baía Sul e Norte, contornadas pela cidade.

À noite, o efeito especial fica por conta das luzes acesas nos bairros. Em breve, ganhará reforço de peso: uma iluminação cênica com 56 luminárias e dois mil pontos de LED a serem distribuídos pela ponte.

O entorno da Ponte Hercílio Luz

Num raio de 750 metros ao redor da velha senhora, bares e restaurantes com vista privilegiada para ela também são possibilidades para quem quer estar de olho no cartão postal de Florianópolis.

Praticamente colado à ela está o “Píer 54 Restaurante”, onde se janta (tem almoço também aos finais de semana) tendo a ponte iluminada como cenário. No “Noma Sushi Rooftop”, o terraço envidraçado com mesas, cadeiras e sofás dá de frente para ela. O mesmo ocorre no Top Market Floripa, um shopping que mesmo um pouco mais distante tem um terraço com vista para a ponte.

Pelas redondezas ainda tem o Armazém Rita Maria, um empreendimento que ocupou antigos galpões industriais com galeria de arte, espaços gastronômicos e praça ao ar livre, também com vista para a Hercílio Luz. Sem visão para o cartão-postal, mas igualmente por perto ainda estão o Ori Boteco e o Barzin Floripa, que também são points da região.



Post Comment

You May Have Missed