Racismo? Influenciadoras de SC fazem piada e revoltam web

As influenciadoras de Florianópolis Gabi Tamiris, Evelyn Vieira e Selice Aschidamini foram acusadas de racismo pelos seus seguidores nesta sexta-feira (13). O trio postou um reels humorístico no qual brincam que um homem negro teria a pele “suja de carvão”, o que gerou repercussão negativa nos comentários. Após comentários reprovando a brincadeira, o vídeo foi apagado menos de uma hora depois da postagem.

Três influenciadoras de Florianópolis foram acusadas de racismo pelos seus seguidores – Foto: Gabi Tamiris/@gabi.tamiris/InstagramTrês influenciadoras de Florianópolis foram acusadas de racismo pelos seus seguidores – Foto: Gabi Tamiris/@gabi.tamiris/Instagram

Como era o vídeo

Apagado cerca de 45 minutos depois, o vídeo começa com as três influenciadoras conversando. Gabi Tamiris, com uma mancha de carvão no peito, é limpada Selice Aschidamini, enquanto Evelyn Vieira observa.

Meninas, já falei para vocês não mexerem com carvão. Olha só, toda suja!”, diz Gabi. Nesse momento, um homem negro, marcado como Mariano Black na postagem, chega perto das influenciadoras: “Oi, tudo bem? Gostaria de uma informação…”, pergunta. Selice olha para ele e responde: “Não, não, não vou limpar você todo não. Tô fora!”, grita, enquanto sai da cena.

Veja o vídeo que foi apagado:

Influenciadoras fizeram piada com homem negro – Vídeo: Gabi Tamiris/@gabi.tamiris/Instagram

Seguidores acusaram influenciadoras de racismo

Grande parte dos comentários foram negativos. “Vocês conseguem entender o quão baixo as pessoas precisam chegar para ganhar like?”, questionou uma seguidora indignada. “Apaga esse vídeo para não passar vergonha. Respeitem o próximo”, completou.

Outros indicaram a questão de comparar a pele negra a algo sujo. “Não é legal, é racista atribuir a cor da pele a sujeira”, apontou uma terceira seguidora.

O vídeo recebeu, também, comentários de seguidores que riram da brincadeira. Um deles, com vários emojis de risada, foi de Natasha Steffens, influenciadora que representou Santa Catarina no concurso de vagina mais bonita do Brasil em 2024.

Gabi Tamiris tem 256 mil seguidores - Gabi Tamiris/@gabi.tamiris/Instagram

Gabi Tamiris tem 256 mil seguidores – Gabi Tamiris/@gabi.tamiris/Instagram

Selice Aschidamini tem 100 mil seguidores - Selice T. Aschidamini/@aquelasissa/Instagram

Selice Aschidamini tem 100 mil seguidores – Selice T. Aschidamini/@aquelasissa/Instagram

Evelyn Vieira tem 46,7 mil seguidores - Evelyn Vieira/@evyvieiraoficial/Instagram

Evelyn Vieira tem 46,7 mil seguidores – Evelyn Vieira/@evyvieiraoficial/Instagram

Influenciadoras negam ter cometido racismo

Em seguida à remoção do vídeo, Gabi Tamiris postou um story respondendo às acusações de racismo. No vídeo, a influenciadora aparece ao lado de Mariano Black.

“Gente, vocês não sabem o que é internet, o que é trabalhar criando reels. Quem tem que denunciar é ele!”, diz Gabi, que vira a câmera para Mariano. “Verdade! Isso é um vídeo de humor, meu povo. Humor!”, complementa ele. “Vocês não têm o que fazer. Vão trabalhar, porque eu estou trabalhando”, conclui a influenciadora.

Outra influenciadora que aparece no vídeo, Selice Aschidamini confirmou ao ND Mais que o vídeo foi removido por conta dos comentários e que as influenciadoras temeram ter seus perfis derrubados por denúncias. “Tinham muitos comentários negativos e não tem como ficar apagando todos. Foi nosso amigo Mariano que gravou e ele está aqui com a gente. Mas as pessoas não entendem que é humor”, lamentou.



Post Comment

You May Have Missed