O que se sabe sobre o piloto paulista que está desaparecido há 37 dias
São Paulo — Raphael Alvarez Fonseca, desaparecido desde o dia 18 de dezembro de 2024 após ter sido contratado para fazer um trabalho temporário na região de Barra do Garças, em Mato Grosso, passou por Rondonópolis e Poconé antes de sumir.
O Metrópoles conversou com o pai do piloto, Genildo de Oliveira Fonseca, que detalhou a cronologia da viagem do filho e o que aconteceu quando perdeu o contato com ele.
O piloto de 38 anos, nascido em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, chegou a fazer uma chamada de vídeo para o pai no dia 16 de dezembro a partir de um telefone com prefixo da Bolívia. Essa foi a última vez que Genildo falou com o filho.
Raphael havia sido contratado por um homem chamado Tiago Gomes para realizar o teste da aeronave Cessna 210 Aircraft PT-SEL, que Tiago pretendia comprar. Os dois iriam até a fazenda do comprador, em Barra do Garças, e deviam devolver o avião no dia 20 de dezembro.
Registros da Salvaero, um órgão da Força Aérea Brasileira que tem a responsabilidade de coordenar operações de busca e salvamento, apontam que a última aeronave em que o piloto de São Paulo voou foi a Cessna 210 Aircraft PT-SEL. O dono do avião chegou a registrar um boletim de ocorrência do sumiço do avião.
O que se sabe:
- Raphael Alvarez Fonseca foi a trabalho de Manaus em direção a Goiânia, com escala no Rio de Janeiro, no dia 10 de dezembro. A passagem foi comprada por Tiago Gomes e repassada para Raphael. Um vídeo da câmera de segurança do aeroporto mostra ele chegando em Goiás (assista abaixo);
- Em 12 de dezembro, Fonseca foi contratado por Tiago Gomes para testar a aeronave Cessna 210 Aircraft PT-SEL (veja foto abaixo), que pertence a Pedro Henrique Borges da Silva. O piloto de São Paulo se encontrou com o dono do avião no hangar;
- O plano de voo seria de Goiânia até a fazenda de Gomes, em Barra do Garça, Mato Grosso, com retorno previsto para o dia 20 de dezembro;
- Fonseca, contratado por Gomes, decolou no dia 12 de dezembro de Goiânia, às 14h50, e aterrissou em Rondonópolis (MT), às 13h04. Logo depois, decolou de Rondonópolis, às 13h41, e aterrissou em Poconé (MT), às 14h15, onde a aeronave foi abastecida com 55 litros e o valor foi pago via Pix por Deiverson Silva Cruz;
- O plano de voo foi registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
- No dia 15 de dezembro, Raphael falou com o pai, Genildo de Oliveira Fonseca, por vídeo, durante 2 minutos, de um telefone com prefixo da Bolívia;
- No dia 16 de dezembro, enviou mensagem informando que voltaria para casa no dia 20, quando concluísse o trabalho “pilotando um helicóptero”;
- No dia 17 de dezembro, por volta das 11h, Fonseca mandou mensagem para a ex-mulher informando que estava no ar e não podia falar;
- No dia combinado para a devolução do avião (20/12), Tiago parou de responder às mensagens de WhatsApp e às ligações de Pedro;
- Em 27 de dezembro, sem notícias do filho, Genildo registrou um boletim de ocorrência de pessoa desaparecida em São Paulo; Segundo ele, o piloto deveria estar no Mato Grosso, em São José do Rio Claro ou em Rondonópolis;
- Em janeiro, ainda sem contato com o piloto, Genildo fez mais um boletim de ocorrência de pessoa desaparecida, desta vez em Goiânia;
- No dia 8 de janeiro, Pedro recebeu uma mensagem do Salvaero sobre o desaparecimento de Raphael e procurou Tiago para entender o que estava acontecendo;
- Gomes respondeu, no dia 9 de janeiro, que estaria em Goiânia no dia 13 de janeiro para devolver a aeronave. O comprador, no entanto, não compareceu na data combinada e deixou de responder o vendedor;
- No dia 16, Pedro Henrique Borges da Silva registrou boletim de ocorrência sobre o desaparecimento da aeronave, alegando ter sido vítima de apropriação indébita por Gomes;
- Segundo Genildo, esta é a primeira vez que seu filho desaparece por muito tempo.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que Fonseca decolou em um aeroporto de Goiânia no dia 10 de dezembro. Na imagem, é possível ver o piloto de boné e camiseta branca, andando sozinho e sem bagagens.
Veja:
Dono da aeronave registrou boletim de ocorrência
O dono da aeronave onde estava o piloto Raphael Alvarez Fonseca. de São Paulo, que está desaparecido desde 18 de dezembro de 2024, registrou um boletim de ocorrência sobre o sumiço do avião. No documento, obtido pelo Metrópoles, Pedro Henrique Borges da Silva relatou que foi vítima de apropriação indébita por Tiago Gomes, que teria contratado s serviços de Fonseca.
O que se sabe:
- Pedro Henrique Borges da Silva relatou que foi vítima de apropriação indébita por Tiago Gomes. Silva é dono de uma aeronave e negociava a venda dela com Gomes;
- Após a oferta, Gomes demonstrou interesse na compra, mas com a condição de realizar testes. O voo, então, foi agendado para o dia 12 de dezembro de 2024. A aeronave estava em um hangar em Goiânia;
- O plano de voo seria de Goiânia até a fazenda de Gomes, em Barra do Garças, Mato Grosso, com retorno previsto para o dia 20 do mesmo mês;
- Na data e local combinados (12/12), embora Gomes fosse o comprador, apenas o piloto Raphael Alvarez Fonseca compareceu ao local. Ele retirou a aeronave e registrou o plano de voo na Anac;
- Gomes, logo depois, confirmou interesse na compra, enviando os dados pessoais da empresa em que é dono para formalizar a transação;
- No dia combinado para a devolução do avião, Gomes parou de responder às mensagens de WhatsApp e às ligações do vendedor;
- Silva só obteve resposta de Gomes em 9 de janeiro, quando foi informado sobre o desaparecimento do piloto Raphael Alvarez Fonseca;
- Silva solicitou que Gomes entrasse em contato com a Salvaero e devolvesse a aeronave;
- Gomes respondeu que entraria em contato com a Salvaero para informar que não sabia do paradeiro do piloto e que estaria em Goiânia no dia 13 para devolver o avião;
- Gomes não compareceu na data combinada e deixou de responder o dono da aeronave;
- O boletim de ocorrência foi preenchido no dia 16 de janeiro. Até esta quinta-feira (23/1), nem o avião e nem Fonseca foram encontrados.
A aeronave é o modelo 210L, fabricada pela Cessna Aircraft, número de série 2106801, ano de fabricação 1975, prefixo PT-SEL, avaliada em R$ 2.200.000,00. Veja:
Investigações
Sem dar notícias para a família desde 18 de dezembro de 2024, o piloto Raphael Alvarez Fonseca, de 38 anos, nascido em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, desapareceu durante um trabalho temporário para a região de Barra do Garças, em Mato Grosso. A 5ª Delegacia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas, vinculada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), investiga o caso.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, demais diligências seguem em andamento para localizar o homem e esclarecer os fatos. A Polícia Civil de Mato Grosso confirmou que o boletim de ocorrência de desaparecimento foi preenchido pelos familiares da vítima em São Paulo.
Segundo a Polícia de Mato Grosso, não há confirmação de que a vítima tenha chegado ao município de Barra do Garças. A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Barra do Garças, dá apoio às investigações.
São Paulo — Raphael Alvarez Fonseca, desaparecido desde o dia 18 de dezembro de 2024 após ter sido contratado para fazer um trabalho temporário na região de Barra do Garças, em Mato Grosso, passou por Rondonópolis e Poconé antes de sumir.
O Metrópoles conversou com o pai do piloto, Genildo de Oliveira Fonseca, que detalhou a cronologia da viagem do filho e o que aconteceu quando perdeu o contato com ele.
O piloto de 38 anos, nascido em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, chegou a fazer uma chamada de vídeo para o pai no dia 16 de dezembro a partir de um telefone com prefixo da Bolívia. Essa foi a última vez que Genildo falou com o filho.
Raphael havia sido contratado por um homem chamado Tiago Gomes para realizar o teste da aeronave Cessna 210 Aircraft PT-SEL, que Tiago pretendia comprar. Os dois iriam até a fazenda do comprador, em Barra do Garças, e deviam devolver o avião no dia 20 de dezembro.
Registros da Salvaero, um órgão da Força Aérea Brasileira que tem a responsabilidade de coordenar operações de busca e salvamento, apontam que a última aeronave em que o piloto de São Paulo voou foi a Cessna 210 Aircraft PT-SEL. O dono do avião chegou a registrar um boletim de ocorrência do sumiço do avião.
O que se sabe:
- Raphael Alvarez Fonseca foi a trabalho de Manaus em direção a Goiânia, com escala no Rio de Janeiro, no dia 10 de dezembro. A passagem foi comprada por Tiago Gomes e repassada para Raphael. Um vídeo da câmera de segurança do aeroporto mostra ele chegando em Goiás (assista abaixo);
- Em 12 de dezembro, Fonseca foi contratado por Tiago Gomes para testar a aeronave Cessna 210 Aircraft PT-SEL (veja foto abaixo), que pertence a Pedro Henrique Borges da Silva. O piloto de São Paulo se encontrou com o dono do avião no hangar;
- O plano de voo seria de Goiânia até a fazenda de Gomes, em Barra do Garça, Mato Grosso, com retorno previsto para o dia 20 de dezembro;
- Fonseca, contratado por Gomes, decolou no dia 12 de dezembro de Goiânia, às 14h50, e aterrissou em Rondonópolis (MT), às 13h04. Logo depois, decolou de Rondonópolis, às 13h41, e aterrissou em Poconé (MT), às 14h15, onde a aeronave foi abastecida com 55 litros e o valor foi pago via Pix por Deiverson Silva Cruz;
- O plano de voo foi registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
- No dia 15 de dezembro, Raphael falou com o pai, Genildo de Oliveira Fonseca, por vídeo, durante 2 minutos, de um telefone com prefixo da Bolívia;
- No dia 16 de dezembro, enviou mensagem informando que voltaria para casa no dia 20, quando concluísse o trabalho “pilotando um helicóptero”;
- No dia 17 de dezembro, por volta das 11h, Fonseca mandou mensagem para a ex-mulher informando que estava no ar e não podia falar;
- No dia combinado para a devolução do avião (20/12), Tiago parou de responder às mensagens de WhatsApp e às ligações de Pedro;
- Em 27 de dezembro, sem notícias do filho, Genildo registrou um boletim de ocorrência de pessoa desaparecida em São Paulo; Segundo ele, o piloto deveria estar no Mato Grosso, em São José do Rio Claro ou em Rondonópolis;
- Em janeiro, ainda sem contato com o piloto, Genildo fez mais um boletim de ocorrência de pessoa desaparecida, desta vez em Goiânia;
- No dia 8 de janeiro, Pedro recebeu uma mensagem do Salvaero sobre o desaparecimento de Raphael e procurou Tiago para entender o que estava acontecendo;
- Gomes respondeu, no dia 9 de janeiro, que estaria em Goiânia no dia 13 de janeiro para devolver a aeronave. O comprador, no entanto, não compareceu na data combinada e deixou de responder o vendedor;
- No dia 16, Pedro Henrique Borges da Silva registrou boletim de ocorrência sobre o desaparecimento da aeronave, alegando ter sido vítima de apropriação indébita por Gomes;
- Segundo Genildo, esta é a primeira vez que seu filho desaparece por muito tempo.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que Fonseca decolou em um aeroporto de Goiânia no dia 10 de dezembro. Na imagem, é possível ver o piloto de boné e camiseta branca, andando sozinho e sem bagagens.
Veja:
Dono da aeronave registrou boletim de ocorrência
O dono da aeronave onde estava o piloto Raphael Alvarez Fonseca. de São Paulo, que está desaparecido desde 18 de dezembro de 2024, registrou um boletim de ocorrência sobre o sumiço do avião. No documento, obtido pelo Metrópoles, Pedro Henrique Borges da Silva relatou que foi vítima de apropriação indébita por Tiago Gomes, que teria contratado s serviços de Fonseca.
O que se sabe:
- Pedro Henrique Borges da Silva relatou que foi vítima de apropriação indébita por Tiago Gomes. Silva é dono de uma aeronave e negociava a venda dela com Gomes;
- Após a oferta, Gomes demonstrou interesse na compra, mas com a condição de realizar testes. O voo, então, foi agendado para o dia 12 de dezembro de 2024. A aeronave estava em um hangar em Goiânia;
- O plano de voo seria de Goiânia até a fazenda de Gomes, em Barra do Garças, Mato Grosso, com retorno previsto para o dia 20 do mesmo mês;
- Na data e local combinados (12/12), embora Gomes fosse o comprador, apenas o piloto Raphael Alvarez Fonseca compareceu ao local. Ele retirou a aeronave e registrou o plano de voo na Anac;
- Gomes, logo depois, confirmou interesse na compra, enviando os dados pessoais da empresa em que é dono para formalizar a transação;
- No dia combinado para a devolução do avião, Gomes parou de responder às mensagens de WhatsApp e às ligações do vendedor;
- Silva só obteve resposta de Gomes em 9 de janeiro, quando foi informado sobre o desaparecimento do piloto Raphael Alvarez Fonseca;
- Silva solicitou que Gomes entrasse em contato com a Salvaero e devolvesse a aeronave;
- Gomes respondeu que entraria em contato com a Salvaero para informar que não sabia do paradeiro do piloto e que estaria em Goiânia no dia 13 para devolver o avião;
- Gomes não compareceu na data combinada e deixou de responder o dono da aeronave;
- O boletim de ocorrência foi preenchido no dia 16 de janeiro. Até esta quinta-feira (23/1), nem o avião e nem Fonseca foram encontrados.
A aeronave é o modelo 210L, fabricada pela Cessna Aircraft, número de série 2106801, ano de fabricação 1975, prefixo PT-SEL, avaliada em R$ 2.200.000,00. Veja:
Investigações
Sem dar notícias para a família desde 18 de dezembro de 2024, o piloto Raphael Alvarez Fonseca, de 38 anos, nascido em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, desapareceu durante um trabalho temporário para a região de Barra do Garças, em Mato Grosso. A 5ª Delegacia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas, vinculada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), investiga o caso.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, demais diligências seguem em andamento para localizar o homem e esclarecer os fatos. A Polícia Civil de Mato Grosso confirmou que o boletim de ocorrência de desaparecimento foi preenchido pelos familiares da vítima em São Paulo.
Segundo a Polícia de Mato Grosso, não há confirmação de que a vítima tenha chegado ao município de Barra do Garças. A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Barra do Garças, dá apoio às investigações.
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