O que fazer nos Ingleses, praia queridinha em Florianópolis?
A Praia dos Ingleses é uma das mais procuradas por turistas na alta temporada em Florianópolis e uma das queridinhas dos visitantes estrangeiros. Localizada no bairro de Ingleses do Rio Vermelho, está a 30 quilômetros do Centro e tem uma das melhores infraestruturas da ilha, incluindo muitas opções de hospedagem.
![Foto aérea da Praia dos Ingleses. Do lado esquerdo, o mar com poucas ondas. Do lado direito, a areia branca, cercada por vegetação de restinga e casas. Ao fundo, o morro verde dos Ingleses. O céu está um pouco nublado.](https://static.ndmais.com.br/2024/12/praia-dos-ingleses-leo-russo-pmf-divulgacao-1-800x600.jpg)
Por isso mesmo as opções do que fazer nos Ingleses são muitas. A praia tem quase cinco quilômetros de extensão e diferentes características dependendo da porção que você escolher ficar. Como outras da região Norte de Floripa, a água é morna e calma (no canto sul), um dos fatores que atrai muita gente para lá.
Também tem dunas de areia, trilhas para fazer, museus à beira mar e uma gama de bares e restaurantes. Separamos várias dessas opções para você montar o seu roteiro. Saiba o que fazer nos Ingleses e programe-se para conhecê-la.
Banho de mar em águas calmas – ao Sul
Extensa que é, a Praia dos Ingleses tem mar para diferentes públicos de turistas e vontades. Para quem quer ficar de boa nas águas, sem preocupações com fortes ondas, deve escolher o lado Sul (lado direito da praia). Com mar calmo e ondulações baixas, é ideal para famílias com crianças e para quem quer relaxar.
Também conhecido como canto dos pescadores, por conta dos ranchos de pesca, é neste lado da praia onde estão as dunas de areia. Na alta temporada, há aluguel de equipamentos e vendedores ambulantes comercializando comida e produtos.
Pegar ondas – ao Norte
Ao Norte (lado esquerdo da praia), o mar tem comportamento diferente, com ondulações mais longas e fortes. Motivo pelo qual quem quer surfar escolhe essa parte dos Ingleses.
Dependendo da direção das ondas e do vento, o mar dos Ingleses pode formar ondulações propícias para o surfe, sendo praticamente a única opção para o esporte na região Norte de Floripa. Perto do costão as ondas ganham tamanho e podem chegar a 1,5 metro.
Este lado da praia, que também é conhecido como canto das gaivotas por conta da Rua das Gaivotas (paralela ao mar), é uma parte mais agreste dos Ingleses, com vegetação de restinga beirando a areia e nenhuma infraestrutura de bar ou restaurante à beira mar. Na alta temporada, os vendedores ambulantes fazem a vez do comércio local.
Surfar nas dunas de areia ou observar o sol – no canto Sul
![Foto de uma duna de areia clara da Praia dos Ingleses. Em cima da duna, há um homem e uma mulher. O céu está bem azul.](https://static.ndmais.com.br/2023/12/dunas-praia-dos-ingleses-foto-leo-munhoz-800x533.jpeg)
Opção possível para quem não quer se aventurar no mar, nos Ingleses dá para surfar na areia, praticando sandboard. A praia tem o segundo maior campo de dunas de Florianópolis, chegando até a vizinha Praia do Santinho.
A prática do esporte ocorre no canto Sul da praia, perto do Morro dos Ingleses. Na alta temporada, é certo ter alguém alugando pranchas para quem quer deslizar pela areia em direção ao mar.
Nada o impede, entretanto, de apenas desbravar o monte de areia sem se aventurar na prancha. Fazer trilha por ela e observar a paisagem lá de cima – especialmente o pôr do sol, que ilumina de dourado a areia, podem (e devem) constar no roteiro do que fazer nos Ingleses.
Trilhas para diferentes destinos – nos dois lados
Trilhas pela mata ou pela areia são também atrativos de um roteiro nos Ingleses. No canto Norte da praia, a opção é a Trilha da Feiticeira, que começa no final da Rua das Gaivotas e sobe o Morro das Feiticeiras até chegar na Praia Brava.
São 40 minutos de caminhada pela mata em um nível de intensidade fácil. No canto Sul, as possibilidades aumentam, a começar pela trilha pelas dunas que leva até a Praia do Santinho, tendo a vista do mar como companhia.
Já pelo Morro dos Ingleses é possível fazer ao menos três trilhas diferentes que vão levar a mirantes naturais e paisagens panorâmicas, como o Caminho da Grota (nível moderado) e o Caminho do Engenho (fácil-moderado). Há placas sinalizando os percursos.
Museu a céu aberto – ao Sul
![Em primeiro plano, uma rocha com vários desenhos circulares e fundos sobre ela, que faz parte do Museu de Oficinas Líticas dos Ingleses. Ao fundo, o mar azul com poucas ondas. Mais ao fundo aparece um trecho das dunas de areia da Praia dos Ingleses](https://static.ndmais.com.br/2024/12/o-que-fazer-nos-ingleses-museu-de-oficinas-liticas-viiicbmicologia-divulgacao-800x533.png)
Conhecer um Museu de Oficinas Líticas é ponto a se colocar no roteiro do que fazer nos Ingleses. No costão Sul da praia, uma grande variedade de rochas se diferenciam das demais por seus desenhos circulares e ranhuras. Poderia ser banal, não fosse histórico.
As rochas são um registro da atividade humana há milhares de anos. Pesquisas indicam que os povos de sambaquis usavam as pedras, água e areia para afiar artefatos utilitários do seu cotidiano. Os formatos podem ser observados de perto a partir de uma passarela de madeira encostada no costão.
“Que a reflexão sobre a vida de nossos remotos antecessores e das gerações de existências que por milhares de anos se sucederam no mesmo território em que hoje vivemos nos faça refletir sobre nossa própria efêmera passagem pelo firmamento”, faz pensar a placa de sinalização do museu.
Museu do Naufrágio – no Sul
![Foto interna do Museu do Naufrágio, na Praia dos Ingleses. Um homem idoso segura e olha para uma peça que parece ser uma porcelana. Sobre uma grande mesa há vários artefatos embalados em sacos plásticos, que não dá para ver o que é. As peças foram encontradas dentro de um navio pirata que naufragou na região.](https://static.ndmais.com.br/2021/10/curador-do-museu-do-naufragio-800x533.jpeg)
Também no canto Sul, um pequeno museu guarda partes da história centenária que deu origem ao nome da praia. No século 17, conta a história, que piratas ingleses que haviam roubado um barco espanhol acabaram chegando em Florianópolis (então Desterro) buscando o caminho de volta para casa.
Os piratas teriam sido presos por aqui e a embarcação afundado a apenas 50 metros da praia. No final da década de 1980, foram encontrados vestígios do barco e do que havia nele. São esses materiais que são guardados pelo museu, como partes de cerâmicas, relógios de sol, balas de revólver e até pedaços de couro das roupas dos piratas, entre outros artefatos.
Uma visita que merece estar no roteiro do que fazer nos Ingleses! O museu funciona de terça à sábado, das 14h30 às 20h, e aos domingos das 8h às 12h. A entrada é gratuita.
Parque aquático na rodovia de acesso
![Foto de uma área do Água Show Park, em Ingleses - Florianópolis. Aprecem duas piscinas rasas com algumas crianças. Uma pequena ponte une as duas piscinas. Em uma delas há um pequeno barco a velas. Ao redor das piscinas, há algumas árvores e duas grandes esculturas de araras. O céu está bem azul e o dia ensolarado.](https://static.ndmais.com.br/2024/12/o-que-fazer-nos-ingleses-agua-show-park-divulgacao-800x533.png)
O Água Show Park fica às margens da SC-403 e foi premiado pelo Tripadvisor quatro vezes consecutivas. O complexo aquático dispõe de sete piscinas – para adultos, crianças e algumas delas cobertas e aquecidas -, 30 toboáguas e 16 atrações temáticas.
O parque também oferece restaurantes, lanchonetes, lojas, estacionamento e guarda-volumes (pagos à parte). Na alta temporada, de novembro a março, todas as atrações ficam em pleno funcionamento. Já de abril a outubro, apenas a piscina aquecida fica aberta, aos finais de semana.
Bater perna no Centrinho
A porção central da Praia dos Ingleses (Estrada Dom João Becker e seus arredores) é a que concentra o maior número de lojas de roupas, bares, lanchonetes e restaurantes, incluindo aqueles que são pé na areia.
Aliás, conhecer algum deles é o próximo tópico do roteiro do que fazer nos Ingleses. Nesta região, na alta temporada, os estabelecimentos funcionam até mais tarde e acaba virando point para quem quer curtir a noite.
Almoçar ou petiscar de frente para o mar
![Em primeiro plano, um prato com camarões. Ao fundo e de forma desfocada aparecem a areia e o mar.](https://static.ndmais.com.br/2024/12/o-que-fazer-nos-ingleses-paixao-restaurante-800x448.jpg)
É na porção central da Praia dos Ingleses que estão as opções de restaurantes literalmente de frente para o mar. Você escolhe se quer degustar um petisco com pé na areia ou então dentro do salão do restaurante, onde as grandes janelas trazem a praia para dentro. O carro-chefe dos estabelecimentos são os peixes e frutos do mar, mas sempre há outras opções no cardápio.
O que fazer nos Ingleses à noite?
A noite nos Ingleses tem muitas possibilidades. Dá para curtir bares, restaurantes e lanchonetes do centrinho, que costuma ficar movimentado.
Também pela área mais central do bairro tem uma balada, uma vila de food trucks e até um pub de cervejaria artesanal. Os restaurantes com vista para o mar sempre são boas opções e algumas casas contam com música ao vivo.
A Praia dos Ingleses é uma das mais procuradas por turistas na alta temporada em Florianópolis e uma das queridinhas dos visitantes estrangeiros. Localizada no bairro de Ingleses do Rio Vermelho, está a 30 quilômetros do Centro e tem uma das melhores infraestruturas da ilha, incluindo muitas opções de hospedagem.
![Foto aérea da Praia dos Ingleses. Do lado esquerdo, o mar com poucas ondas. Do lado direito, a areia branca, cercada por vegetação de restinga e casas. Ao fundo, o morro verde dos Ingleses. O céu está um pouco nublado.](https://static.ndmais.com.br/2024/12/praia-dos-ingleses-leo-russo-pmf-divulgacao-1-800x600.jpg)
Por isso mesmo as opções do que fazer nos Ingleses são muitas. A praia tem quase cinco quilômetros de extensão e diferentes características dependendo da porção que você escolher ficar. Como outras da região Norte de Floripa, a água é morna e calma (no canto sul), um dos fatores que atrai muita gente para lá.
Também tem dunas de areia, trilhas para fazer, museus à beira mar e uma gama de bares e restaurantes. Separamos várias dessas opções para você montar o seu roteiro. Saiba o que fazer nos Ingleses e programe-se para conhecê-la.
Banho de mar em águas calmas – ao Sul
Extensa que é, a Praia dos Ingleses tem mar para diferentes públicos de turistas e vontades. Para quem quer ficar de boa nas águas, sem preocupações com fortes ondas, deve escolher o lado Sul (lado direito da praia). Com mar calmo e ondulações baixas, é ideal para famílias com crianças e para quem quer relaxar.
Também conhecido como canto dos pescadores, por conta dos ranchos de pesca, é neste lado da praia onde estão as dunas de areia. Na alta temporada, há aluguel de equipamentos e vendedores ambulantes comercializando comida e produtos.
Pegar ondas – ao Norte
Ao Norte (lado esquerdo da praia), o mar tem comportamento diferente, com ondulações mais longas e fortes. Motivo pelo qual quem quer surfar escolhe essa parte dos Ingleses.
Dependendo da direção das ondas e do vento, o mar dos Ingleses pode formar ondulações propícias para o surfe, sendo praticamente a única opção para o esporte na região Norte de Floripa. Perto do costão as ondas ganham tamanho e podem chegar a 1,5 metro.
Este lado da praia, que também é conhecido como canto das gaivotas por conta da Rua das Gaivotas (paralela ao mar), é uma parte mais agreste dos Ingleses, com vegetação de restinga beirando a areia e nenhuma infraestrutura de bar ou restaurante à beira mar. Na alta temporada, os vendedores ambulantes fazem a vez do comércio local.
Surfar nas dunas de areia ou observar o sol – no canto Sul
![Foto de uma duna de areia clara da Praia dos Ingleses. Em cima da duna, há um homem e uma mulher. O céu está bem azul.](https://static.ndmais.com.br/2023/12/dunas-praia-dos-ingleses-foto-leo-munhoz-800x533.jpeg)
Opção possível para quem não quer se aventurar no mar, nos Ingleses dá para surfar na areia, praticando sandboard. A praia tem o segundo maior campo de dunas de Florianópolis, chegando até a vizinha Praia do Santinho.
A prática do esporte ocorre no canto Sul da praia, perto do Morro dos Ingleses. Na alta temporada, é certo ter alguém alugando pranchas para quem quer deslizar pela areia em direção ao mar.
Nada o impede, entretanto, de apenas desbravar o monte de areia sem se aventurar na prancha. Fazer trilha por ela e observar a paisagem lá de cima – especialmente o pôr do sol, que ilumina de dourado a areia, podem (e devem) constar no roteiro do que fazer nos Ingleses.
Trilhas para diferentes destinos – nos dois lados
Trilhas pela mata ou pela areia são também atrativos de um roteiro nos Ingleses. No canto Norte da praia, a opção é a Trilha da Feiticeira, que começa no final da Rua das Gaivotas e sobe o Morro das Feiticeiras até chegar na Praia Brava.
São 40 minutos de caminhada pela mata em um nível de intensidade fácil. No canto Sul, as possibilidades aumentam, a começar pela trilha pelas dunas que leva até a Praia do Santinho, tendo a vista do mar como companhia.
Já pelo Morro dos Ingleses é possível fazer ao menos três trilhas diferentes que vão levar a mirantes naturais e paisagens panorâmicas, como o Caminho da Grota (nível moderado) e o Caminho do Engenho (fácil-moderado). Há placas sinalizando os percursos.
Museu a céu aberto – ao Sul
![Em primeiro plano, uma rocha com vários desenhos circulares e fundos sobre ela, que faz parte do Museu de Oficinas Líticas dos Ingleses. Ao fundo, o mar azul com poucas ondas. Mais ao fundo aparece um trecho das dunas de areia da Praia dos Ingleses](https://static.ndmais.com.br/2024/12/o-que-fazer-nos-ingleses-museu-de-oficinas-liticas-viiicbmicologia-divulgacao-800x533.png)
Conhecer um Museu de Oficinas Líticas é ponto a se colocar no roteiro do que fazer nos Ingleses. No costão Sul da praia, uma grande variedade de rochas se diferenciam das demais por seus desenhos circulares e ranhuras. Poderia ser banal, não fosse histórico.
As rochas são um registro da atividade humana há milhares de anos. Pesquisas indicam que os povos de sambaquis usavam as pedras, água e areia para afiar artefatos utilitários do seu cotidiano. Os formatos podem ser observados de perto a partir de uma passarela de madeira encostada no costão.
“Que a reflexão sobre a vida de nossos remotos antecessores e das gerações de existências que por milhares de anos se sucederam no mesmo território em que hoje vivemos nos faça refletir sobre nossa própria efêmera passagem pelo firmamento”, faz pensar a placa de sinalização do museu.
Museu do Naufrágio – no Sul
![Foto interna do Museu do Naufrágio, na Praia dos Ingleses. Um homem idoso segura e olha para uma peça que parece ser uma porcelana. Sobre uma grande mesa há vários artefatos embalados em sacos plásticos, que não dá para ver o que é. As peças foram encontradas dentro de um navio pirata que naufragou na região.](https://static.ndmais.com.br/2021/10/curador-do-museu-do-naufragio-800x533.jpeg)
Também no canto Sul, um pequeno museu guarda partes da história centenária que deu origem ao nome da praia. No século 17, conta a história, que piratas ingleses que haviam roubado um barco espanhol acabaram chegando em Florianópolis (então Desterro) buscando o caminho de volta para casa.
Os piratas teriam sido presos por aqui e a embarcação afundado a apenas 50 metros da praia. No final da década de 1980, foram encontrados vestígios do barco e do que havia nele. São esses materiais que são guardados pelo museu, como partes de cerâmicas, relógios de sol, balas de revólver e até pedaços de couro das roupas dos piratas, entre outros artefatos.
Uma visita que merece estar no roteiro do que fazer nos Ingleses! O museu funciona de terça à sábado, das 14h30 às 20h, e aos domingos das 8h às 12h. A entrada é gratuita.
Parque aquático na rodovia de acesso
![Foto de uma área do Água Show Park, em Ingleses - Florianópolis. Aprecem duas piscinas rasas com algumas crianças. Uma pequena ponte une as duas piscinas. Em uma delas há um pequeno barco a velas. Ao redor das piscinas, há algumas árvores e duas grandes esculturas de araras. O céu está bem azul e o dia ensolarado.](https://static.ndmais.com.br/2024/12/o-que-fazer-nos-ingleses-agua-show-park-divulgacao-800x533.png)
O Água Show Park fica às margens da SC-403 e foi premiado pelo Tripadvisor quatro vezes consecutivas. O complexo aquático dispõe de sete piscinas – para adultos, crianças e algumas delas cobertas e aquecidas -, 30 toboáguas e 16 atrações temáticas.
O parque também oferece restaurantes, lanchonetes, lojas, estacionamento e guarda-volumes (pagos à parte). Na alta temporada, de novembro a março, todas as atrações ficam em pleno funcionamento. Já de abril a outubro, apenas a piscina aquecida fica aberta, aos finais de semana.
Bater perna no Centrinho
A porção central da Praia dos Ingleses (Estrada Dom João Becker e seus arredores) é a que concentra o maior número de lojas de roupas, bares, lanchonetes e restaurantes, incluindo aqueles que são pé na areia.
Aliás, conhecer algum deles é o próximo tópico do roteiro do que fazer nos Ingleses. Nesta região, na alta temporada, os estabelecimentos funcionam até mais tarde e acaba virando point para quem quer curtir a noite.
Almoçar ou petiscar de frente para o mar
![Em primeiro plano, um prato com camarões. Ao fundo e de forma desfocada aparecem a areia e o mar.](https://static.ndmais.com.br/2024/12/o-que-fazer-nos-ingleses-paixao-restaurante-800x448.jpg)
É na porção central da Praia dos Ingleses que estão as opções de restaurantes literalmente de frente para o mar. Você escolhe se quer degustar um petisco com pé na areia ou então dentro do salão do restaurante, onde as grandes janelas trazem a praia para dentro. O carro-chefe dos estabelecimentos são os peixes e frutos do mar, mas sempre há outras opções no cardápio.
O que fazer nos Ingleses à noite?
A noite nos Ingleses tem muitas possibilidades. Dá para curtir bares, restaurantes e lanchonetes do centrinho, que costuma ficar movimentado.
Também pela área mais central do bairro tem uma balada, uma vila de food trucks e até um pub de cervejaria artesanal. Os restaurantes com vista para o mar sempre são boas opções e algumas casas contam com música ao vivo.
Post Comment