10 destinos incríveis para conhecer e desbravar


Um dos principais atrativos de Santa Catarina são as suas belas praias. São 530 km de litoral que vai de norte a sul do estado, com opções diferenciadas de balneários, satisfazendo quem procura festas e badalação ou quem apenas quer aproveitar a natureza em boa companhia.

As praias de São Franscisco do Sul são um dos destaques do litoral catarinense – Foto: Eduardo Valente/Secom-SC/NDAs praias de São Franscisco do Sul são um dos destaques do litoral catarinense – Foto: Eduardo Valente/Secom-SC/ND

As praias mais bonitas de Santa Catarina

Santa Catarina é famosa nacionalmente por ter praias com belas paisagens, a começar pelas de sua capital, Florianópolis.

Mas a beleza se estende para além da Ilha da Magia, agrando todos os estilos, de surfistas, famílias com crianças a quem procura festas e curtição.

Nesse guia, elencamos as praias mais bonitas de Santa Catarina para você adicionar a sua rota de destinos nas próximas folgas.

Praia do Campeche, Florianópolis

Localizada no sul da Ilha de Florianópolis, a Praia do Campeche é bastante frequentada por praticantes de esportes, principalmente surfistas e kitesurfistas, que aproveitam as condições do mar e do vento.

Com 3,5 quilômetros de extensão, a praia vem atraindo mais turistas, graças ao crescimento do bairro, chamando a atenção de famílias que querem aproveitar dias de tranquilidade no local.

Além das águas claras e geladas, a Praia do Campeche também é famosa por ter passeios para a Ilha do Campeche, que conta com sítios arqueológicos preservados, trilhas subaquáticas para mergulhos com instrutores e uma paisagem encantadora.

Surfista em frente a um mar com ondas agitadas A praia do Campeche é um dos destinos preferidos de surfistas na capital Catarinense – Foto: Reprodução/ND

Praia de Canajurê, Florianópolis

Em contraponto a destinos mais conhecidos, como Jurerê, Joaquina e Canasvieiras, a Praia de Canajurê é um reduto de paz na capital catarinense.

Próxima de Jurerê, seu acesso é feito a pé por meio de trilhas em meio a vegetação local, até chegar a faixa de areia com coqueiros. Com água morna e um mar raso, o ponto é perfeito para famílias com crianças.

Por ser mais isolada, é preciso ir preparado com a própria alimentação, com um cooler com água e lanches saudáveis. De qualquer forma, a Praia de Canajurê promove horas de desconexão com o mundo externo.

Praia tranquila com coqueiros na areia A Praia de Canajurê ainda é pouco desbravada por turistas em Florianópolis – Foto: Reprodução/ND

Praia da Sepultura, Bombinhas

Menor município do estado, Bombinhas é premiada por possuir algumas das praias mais bonitas de Santa Catarina. Entre elas está a pequena praia da Sepultura, uma das mais procuradas da cidade.

Com uma faixa de areia bem estreita, cada espaço é bastante disputado, sendo que no verão é preciso chegar cedo para garantir um lugar privilegiado.

As águas clarinhas e as piscinas naturais que se formam no local permitem que os turistas vejam os peixinhos coloridos sem precisar mergulhar, o que é um atrativo para as crianças.

A pequena orla é rodeada de restaurantes e há uma agência que realiza mergulhos com snorkel e aluga caiaques para os visitantes aproveitarem esse recanto natural.

Praia em formato de piscina natural com águas claras vista de cima A Praia de Sepultura é uma das mais frequentadas de Bombinhas – Foto: Prefeitura Municipal de Bombinhas/ND

Meia-Praia, Itapema

Passando de Balneário Camboriú, está situada a cidade de Itapema, que também possui uma ampla estrutura para receber os turistas e deslumbrar a todos com suas praias.

A mais visitada é a Meia-Praia, que oferece beleza durante o dia e a noite. Com uma orla de 4,5 km, a praia possui chuveiros, banheiros públicos, lojas, shoppings, restaurantes e opções de lazer para receber os turistas.

A água azul-esverdeada é propícia para a prática do surf e estrutura local conta com barzinhos e vilas de artesanato que encantam os turistas com as peças locais.

Imagem de um calçadão com postes de luz, faixa de areia com a praia ao fundoA orla de Meia-Praia tem calçadão, chuveiros, lojas e restaurantes para receber os turistas – Foto: Prefeitura Municipal de Itapema/ND

Praia do Rosa, Imbituba

Aparecer uma lista do The Guardian de praias mais bonitas do mundo não é para qualquer destino. A Praia do Rosa não apenas estava lá como continua chamando a atenção de seus visitantes pelos encantos naturais.

Situada no sul do estado, em Imbituba, a Praia do Rosa tem uma atmosfera acolhedora, graças as suas águas cristalinas e a vegetação nativa, presente em toda a sua extensão.

Combinando a prática do surf com trilhas em meio a natureza, essa praia proporciona vistas exuberantes, o que certamente a coloca entre as praias mais bonitas de Santa Catarina.

Vista do oceano com uma baleia, sendo que ao fundo está a faixa de areia com a vegetação local A visita de baleias-francas é comum em Imbituba – Foto: Bernardo Villavueva

Praia da Gamboa, Garopaba

Se a busca for por um destino belo e tranquilo, uma boa opção é a Praia da Gamboa, em Garopaba. Cercada por uma vila pacata, a praia possui mar aberto e ondas ideias para a prática de surf.

A depender da época, o visitante pode acompanhar a cultura de pesca da tainha (maio a julho) e a visita das baleias-francas (julho a novembro), de um dos mirantes dos costões da praia.

Outro destaque são as dunas na Ponta da Faísca, que permitem a prática do sandboard, seja para quem já conhece a prática ou para quem está iniciando no esporte.

Vista aérea de uma praia com águas verdes e um morro verde ao fundoA praia da Gamboa é um refúgio para quem quer ambientes mais tranquilos – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba/Divulgação

Praia de Palmas, Governador Celso Ramos

Na região da Grande Florianópolis está a distinta Governador Celso Ramos, que se destaca por ter algumas das praias mais bonitas de Santa Catarina.

Entre elas está a Praia de Palmas, referência pela beleza natural e infraestrutura oferecida. Conta com uma grande faixa de areia branca e águas cristalinas, tornando essa praia perfeita para relaxar e curtir o mar.

Para garantir o conforto e praticidade dos turistas, a Praia de Palmas tem bares e restaurantes. Outro ponto de atração são as ondas moderadas que chamam os surfistas para aproveitar o mar da região.

Pessoas caminhando na areia da praia com uma ilha ao fundo Praia de Palmas é uma das mais concorridas da região – Foto: Germano Rorato Neto/Divulgação

Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul

Ilha histórica no norte do estado, São Francisco do Sul conta com 17 praias, cada uma com um estilo particular. Mas é uma das menores que chama mais atenção: a Praia da Saudade, ou Prainha, como é bastante conhecida.

Situada entre dois grandes mirantes naturais, a prainha tem águas claras e agitadas, propícias para o surf, recebendo alguns dos principais campeonatos da região.

Ao final de sua extensão, é possível fazer a pequena trilha para vislumbrar o mar e conhecer os sambaquis locais.

A Praia da Saudade é também o principal ponto de encontro das noites na cidade, com bares e restaurantes sempre lotados.

Praia com ondas quebrando com outra praia ao fundo em vista aérea Próxima da Praia da Enseada e da Praia Grande, a Prainha é um local bastante apreciado por surfistas  – Foto: Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul/Divulgação

Praia Bacia da Vovó, Penha

Conhecida por ter o parque Beto Carrero World, Penha também possui praias fantásticas. Um dos redutos mais acolhedores é a Praia da Bacia da Vovó, no centro da cidade.

Sem ter a mesma estrutura das outras, ela é bem reservada e conta com uma pequena faixa de areia. Bem arborizada e com águas claras e tranquilas, perfeita para crianças e idosos.

Sua estrutura é limitada, mas existem restaurantes que fazem o serviço de delivery na areia da praia, assim como vendedores ambulantes com delícias típicas da praia.

É o lugar ideal para aproveitar após um dia de agito no parque de diversões.

Visto da praia a partir da vegetação local, com árvores, pedras antes da areia e rochas no mar Localizada no centro de Penha, a Bacia da Vovó é um reduto de tranquilidade – Foto: Portal de Turismo de Penha/Marcello Sokal/ND

Guarda do Embaú, Palhoça/Paulo Lopes

Frequentemente listada como uma das praias mais bonitas do Brasil, a Guarda do Embaú é próxima da capital, combinando a adrenalina das ondas dos campeonatos de surf com o charme da vila local.

Situada em região de preservação ambiental, a praia da Guarda do Embaú possui águas cristalinas, dunas branquinhas e uma vista exuberante da Mata Atlântica.

Com restaurantes que servem pratos locais deliciosos e pousadas aconchegantes, a Guarda do Embaú se tornou sinônimo de relaxamento e desconexão nos dias de férias.

Costão da Guarda do Embaú Costa da Guarda do Embaú, uma das praias em SC paradisíacas – Foto: Mauro Goulart/Prefeitura Municipal de Palhoça/Divulgação

Dicas de turismo para aproveitar as praias catarinenses

Começando na divisa com estado do Paraná e terminando nos limites com o Rio Grande do Sul, o litoral catarinense possui vários municípios costeiros que podem ser apreciados durantes as viagens.

Para quem gosta de cidades com grandes festas, atrativos culturais e celebrar datas especiais na praia, o ideal é aproveitar cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí, Balneário Piçarras e outras localidades, que oferecem uma estrutura mais propícia para receber grande volume de turistas.

Em cidades menores, a alta temporada acontece durante o verão, quando todas as principais ações desses municípios são focadas em fortalecer o turismo e comércio local, diversificando suas atrações e atividades.

Para quem procura mais descanso, não faltam opções de balneários paradisíacos, que são mais isolados, mas oferecem o convívio com a natureza em qualquer época do ano.

De norte a sul, existem praias que recebem campeonatos de surf, como São Francisco do Sul, Itajaí, Navegantes, Jaguaruna, Imbituba e muitos outros destinos que atraem atletas da modalidade, tanto para treinos quanto competições.

E claro, há sempre o turismo de natureza, onde o foco está no mergulho para conhecer a fauna marinha, trilhas ecológicas e esportes ao livre.

Roteiro de viagem pelo litoral catarinense

Margeado pela BR-101, o litoral catarinense pode ser percorrido de ponta a ponta utilizando a rodovia federal, num trajeto que possui mais de 500 quilômetros e pode demorar de 6 a 8 horas com trânsito normal.

Mesmo com pausas e hospedagens, conhecer todo o litoral de uma vez só pode ser bastante cansativo.

Por isso, a depender do trajeto que o turista irá fazer para chegar ao seu destino em no estado, ele poderá conhecer um pouco das praias mais bonitas de Santa Catarina.

Se a viagem for feita de avião, há três aeroportos em cidades litorâneas: a capital Florianópolis, Navegantes, no vale do Itajaí, e Jaguaruna, ao sul do estado.

Imagem da frente do aeroporto de navegantes O terminal aéreo de Navegantes é um dos principais do estado – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

Ao desembarcar em cada um deles, o turista pode conhecer as seguintes cidades litorâneas próximas aos seus destinos:

  • Florianópolis: as praias da capital, de Palhoça, de Paulo Lopes, de Governador Celso Ramos, de Garopaba, Porto Belo, entre outras.
  • Navegantes: as praias da própria cidade, de Itajaí, de Piçarras, de Penha, de Balneário Camboriú, de Itapema, Bombinhas, Barra Velha, São Francisco do Sul, entre outras
  • Jaguaruna: as praias da própria cidade, de Laguna, de Imbituba, de Balneário Rincão, de Araranguá, entre outras.

Para se organizar melhor, é importante consultar os guias de viagens, sites de turismo e de hospedagem, para conhecer melhor a região onde ficará instalado e aproveitar as belas paisagens aos poucos.

E se não der tempo de conferir tudo o que planejou, não tem problema: as praias de Santa Catarina sempre vão estar prontas para receber você em outras oportunidades.

Um dos principais atrativos de Santa Catarina são as suas belas praias. São 530 km de litoral que vai de norte a sul do estado, com opções diferenciadas de balneários, satisfazendo quem procura festas e badalação ou quem apenas quer aproveitar a natureza em boa companhia.

As praias de São Franscisco do Sul são um dos destaques do litoral catarinense – Foto: Eduardo Valente/Secom-SC/NDAs praias de São Franscisco do Sul são um dos destaques do litoral catarinense – Foto: Eduardo Valente/Secom-SC/ND

As praias mais bonitas de Santa Catarina

Santa Catarina é famosa nacionalmente por ter praias com belas paisagens, a começar pelas de sua capital, Florianópolis.

Mas a beleza se estende para além da Ilha da Magia, agrando todos os estilos, de surfistas, famílias com crianças a quem procura festas e curtição.

Nesse guia, elencamos as praias mais bonitas de Santa Catarina para você adicionar a sua rota de destinos nas próximas folgas.

Praia do Campeche, Florianópolis

Localizada no sul da Ilha de Florianópolis, a Praia do Campeche é bastante frequentada por praticantes de esportes, principalmente surfistas e kitesurfistas, que aproveitam as condições do mar e do vento.

Com 3,5 quilômetros de extensão, a praia vem atraindo mais turistas, graças ao crescimento do bairro, chamando a atenção de famílias que querem aproveitar dias de tranquilidade no local.

Além das águas claras e geladas, a Praia do Campeche também é famosa por ter passeios para a Ilha do Campeche, que conta com sítios arqueológicos preservados, trilhas subaquáticas para mergulhos com instrutores e uma paisagem encantadora.

Surfista em frente a um mar com ondas agitadas A praia do Campeche é um dos destinos preferidos de surfistas na capital Catarinense – Foto: Reprodução/ND

Praia de Canajurê, Florianópolis

Em contraponto a destinos mais conhecidos, como Jurerê, Joaquina e Canasvieiras, a Praia de Canajurê é um reduto de paz na capital catarinense.

Próxima de Jurerê, seu acesso é feito a pé por meio de trilhas em meio a vegetação local, até chegar a faixa de areia com coqueiros. Com água morna e um mar raso, o ponto é perfeito para famílias com crianças.

Por ser mais isolada, é preciso ir preparado com a própria alimentação, com um cooler com água e lanches saudáveis. De qualquer forma, a Praia de Canajurê promove horas de desconexão com o mundo externo.

Praia tranquila com coqueiros na areia A Praia de Canajurê ainda é pouco desbravada por turistas em Florianópolis – Foto: Reprodução/ND

Praia da Sepultura, Bombinhas

Menor município do estado, Bombinhas é premiada por possuir algumas das praias mais bonitas de Santa Catarina. Entre elas está a pequena praia da Sepultura, uma das mais procuradas da cidade.

Com uma faixa de areia bem estreita, cada espaço é bastante disputado, sendo que no verão é preciso chegar cedo para garantir um lugar privilegiado.

As águas clarinhas e as piscinas naturais que se formam no local permitem que os turistas vejam os peixinhos coloridos sem precisar mergulhar, o que é um atrativo para as crianças.

A pequena orla é rodeada de restaurantes e há uma agência que realiza mergulhos com snorkel e aluga caiaques para os visitantes aproveitarem esse recanto natural.

Praia em formato de piscina natural com águas claras vista de cima A Praia de Sepultura é uma das mais frequentadas de Bombinhas – Foto: Prefeitura Municipal de Bombinhas/ND

Meia-Praia, Itapema

Passando de Balneário Camboriú, está situada a cidade de Itapema, que também possui uma ampla estrutura para receber os turistas e deslumbrar a todos com suas praias.

A mais visitada é a Meia-Praia, que oferece beleza durante o dia e a noite. Com uma orla de 4,5 km, a praia possui chuveiros, banheiros públicos, lojas, shoppings, restaurantes e opções de lazer para receber os turistas.

A água azul-esverdeada é propícia para a prática do surf e estrutura local conta com barzinhos e vilas de artesanato que encantam os turistas com as peças locais.

Imagem de um calçadão com postes de luz, faixa de areia com a praia ao fundoA orla de Meia-Praia tem calçadão, chuveiros, lojas e restaurantes para receber os turistas – Foto: Prefeitura Municipal de Itapema/ND

Praia do Rosa, Imbituba

Aparecer uma lista do The Guardian de praias mais bonitas do mundo não é para qualquer destino. A Praia do Rosa não apenas estava lá como continua chamando a atenção de seus visitantes pelos encantos naturais.

Situada no sul do estado, em Imbituba, a Praia do Rosa tem uma atmosfera acolhedora, graças as suas águas cristalinas e a vegetação nativa, presente em toda a sua extensão.

Combinando a prática do surf com trilhas em meio a natureza, essa praia proporciona vistas exuberantes, o que certamente a coloca entre as praias mais bonitas de Santa Catarina.

Vista do oceano com uma baleia, sendo que ao fundo está a faixa de areia com a vegetação local A visita de baleias-francas é comum em Imbituba – Foto: Bernardo Villavueva

Praia da Gamboa, Garopaba

Se a busca for por um destino belo e tranquilo, uma boa opção é a Praia da Gamboa, em Garopaba. Cercada por uma vila pacata, a praia possui mar aberto e ondas ideias para a prática de surf.

A depender da época, o visitante pode acompanhar a cultura de pesca da tainha (maio a julho) e a visita das baleias-francas (julho a novembro), de um dos mirantes dos costões da praia.

Outro destaque são as dunas na Ponta da Faísca, que permitem a prática do sandboard, seja para quem já conhece a prática ou para quem está iniciando no esporte.

Vista aérea de uma praia com águas verdes e um morro verde ao fundoA praia da Gamboa é um refúgio para quem quer ambientes mais tranquilos – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba/Divulgação

Praia de Palmas, Governador Celso Ramos

Na região da Grande Florianópolis está a distinta Governador Celso Ramos, que se destaca por ter algumas das praias mais bonitas de Santa Catarina.

Entre elas está a Praia de Palmas, referência pela beleza natural e infraestrutura oferecida. Conta com uma grande faixa de areia branca e águas cristalinas, tornando essa praia perfeita para relaxar e curtir o mar.

Para garantir o conforto e praticidade dos turistas, a Praia de Palmas tem bares e restaurantes. Outro ponto de atração são as ondas moderadas que chamam os surfistas para aproveitar o mar da região.

Pessoas caminhando na areia da praia com uma ilha ao fundo Praia de Palmas é uma das mais concorridas da região – Foto: Germano Rorato Neto/Divulgação

Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul

Ilha histórica no norte do estado, São Francisco do Sul conta com 17 praias, cada uma com um estilo particular. Mas é uma das menores que chama mais atenção: a Praia da Saudade, ou Prainha, como é bastante conhecida.

Situada entre dois grandes mirantes naturais, a prainha tem águas claras e agitadas, propícias para o surf, recebendo alguns dos principais campeonatos da região.

Ao final de sua extensão, é possível fazer a pequena trilha para vislumbrar o mar e conhecer os sambaquis locais.

A Praia da Saudade é também o principal ponto de encontro das noites na cidade, com bares e restaurantes sempre lotados.

Praia com ondas quebrando com outra praia ao fundo em vista aérea Próxima da Praia da Enseada e da Praia Grande, a Prainha é um local bastante apreciado por surfistas  – Foto: Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul/Divulgação

Praia Bacia da Vovó, Penha

Conhecida por ter o parque Beto Carrero World, Penha também possui praias fantásticas. Um dos redutos mais acolhedores é a Praia da Bacia da Vovó, no centro da cidade.

Sem ter a mesma estrutura das outras, ela é bem reservada e conta com uma pequena faixa de areia. Bem arborizada e com águas claras e tranquilas, perfeita para crianças e idosos.

Sua estrutura é limitada, mas existem restaurantes que fazem o serviço de delivery na areia da praia, assim como vendedores ambulantes com delícias típicas da praia.

É o lugar ideal para aproveitar após um dia de agito no parque de diversões.

Visto da praia a partir da vegetação local, com árvores, pedras antes da areia e rochas no mar Localizada no centro de Penha, a Bacia da Vovó é um reduto de tranquilidade – Foto: Portal de Turismo de Penha/Marcello Sokal/ND

Guarda do Embaú, Palhoça/Paulo Lopes

Frequentemente listada como uma das praias mais bonitas do Brasil, a Guarda do Embaú é próxima da capital, combinando a adrenalina das ondas dos campeonatos de surf com o charme da vila local.

Situada em região de preservação ambiental, a praia da Guarda do Embaú possui águas cristalinas, dunas branquinhas e uma vista exuberante da Mata Atlântica.

Com restaurantes que servem pratos locais deliciosos e pousadas aconchegantes, a Guarda do Embaú se tornou sinônimo de relaxamento e desconexão nos dias de férias.

Costão da Guarda do Embaú Costa da Guarda do Embaú, uma das praias em SC paradisíacas – Foto: Mauro Goulart/Prefeitura Municipal de Palhoça/Divulgação

Dicas de turismo para aproveitar as praias catarinenses

Começando na divisa com estado do Paraná e terminando nos limites com o Rio Grande do Sul, o litoral catarinense possui vários municípios costeiros que podem ser apreciados durantes as viagens.

Para quem gosta de cidades com grandes festas, atrativos culturais e celebrar datas especiais na praia, o ideal é aproveitar cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí, Balneário Piçarras e outras localidades, que oferecem uma estrutura mais propícia para receber grande volume de turistas.

Em cidades menores, a alta temporada acontece durante o verão, quando todas as principais ações desses municípios são focadas em fortalecer o turismo e comércio local, diversificando suas atrações e atividades.

Para quem procura mais descanso, não faltam opções de balneários paradisíacos, que são mais isolados, mas oferecem o convívio com a natureza em qualquer época do ano.

De norte a sul, existem praias que recebem campeonatos de surf, como São Francisco do Sul, Itajaí, Navegantes, Jaguaruna, Imbituba e muitos outros destinos que atraem atletas da modalidade, tanto para treinos quanto competições.

E claro, há sempre o turismo de natureza, onde o foco está no mergulho para conhecer a fauna marinha, trilhas ecológicas e esportes ao livre.

Roteiro de viagem pelo litoral catarinense

Margeado pela BR-101, o litoral catarinense pode ser percorrido de ponta a ponta utilizando a rodovia federal, num trajeto que possui mais de 500 quilômetros e pode demorar de 6 a 8 horas com trânsito normal.

Mesmo com pausas e hospedagens, conhecer todo o litoral de uma vez só pode ser bastante cansativo.

Por isso, a depender do trajeto que o turista irá fazer para chegar ao seu destino em no estado, ele poderá conhecer um pouco das praias mais bonitas de Santa Catarina.

Se a viagem for feita de avião, há três aeroportos em cidades litorâneas: a capital Florianópolis, Navegantes, no vale do Itajaí, e Jaguaruna, ao sul do estado.

Imagem da frente do aeroporto de navegantes O terminal aéreo de Navegantes é um dos principais do estado – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

Ao desembarcar em cada um deles, o turista pode conhecer as seguintes cidades litorâneas próximas aos seus destinos:

  • Florianópolis: as praias da capital, de Palhoça, de Paulo Lopes, de Governador Celso Ramos, de Garopaba, Porto Belo, entre outras.
  • Navegantes: as praias da própria cidade, de Itajaí, de Piçarras, de Penha, de Balneário Camboriú, de Itapema, Bombinhas, Barra Velha, São Francisco do Sul, entre outras
  • Jaguaruna: as praias da própria cidade, de Laguna, de Imbituba, de Balneário Rincão, de Araranguá, entre outras.

Para se organizar melhor, é importante consultar os guias de viagens, sites de turismo e de hospedagem, para conhecer melhor a região onde ficará instalado e aproveitar as belas paisagens aos poucos.

E se não der tempo de conferir tudo o que planejou, não tem problema: as praias de Santa Catarina sempre vão estar prontas para receber você em outras oportunidades.



Post Comment

You May Have Missed