Avião King Air F90 cai na Barra Funda, explode e deixa mortos e feridos em São Paulo
A queda de um avião King Air F90 na manhã de sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025, na Avenida Marquês de São Vicente, Zona Oeste de São Paulo, causou destruição e pânico na região. A aeronave, que decolou do Aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre, apresentou problemas técnicos logo após a decolagem e tentou um pouso de emergência, sem sucesso. No impacto, o avião atingiu um ônibus e explodiu, gerando uma bola de fogo que foi vista a quilômetros de distância. O acidente resultou em duas mortes confirmadas e dois feridos, incluindo um motociclista e o motorista do ônibus atingido. O trânsito na região foi totalmente bloqueado para os trabalhos de resgate e investigação.
A cena do acidente foi descrita como caótica, com destroços espalhados pela via e equipes de emergência trabalhando para conter as chamas e socorrer as vítimas. Sete viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local. A grande quantidade de fumaça preta dificultou a visibilidade, enquanto moradores e trabalhadores da região relataram ter ouvido um forte estrondo no momento da queda. Imagens capturadas por câmeras de segurança mostram o momento exato do impacto e a explosão subsequente.
As investigações sobre a causa do acidente já foram iniciadas, e equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) analisam os destroços da aeronave. Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) também participam do processo de apuração, verificando o histórico de manutenção do avião e a experiência do piloto.
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Características do King Air F90 e sua operação no Brasil
O Beechcraft King Air F90 é um dos modelos da consagrada família King Air, fabricada pela Beechcraft desde a década de 1960. O F90 foi lançado no final dos anos 1970, combinando características dos modelos King Air 90 e 200, oferecendo maior potência e autonomia. Equipado com dois motores Pratt & Whitney PT6-A-135, tem um alcance de cerca de 1.330 milhas náuticas e velocidade de cruzeiro de aproximadamente 270 nós.
Com capacidade para até oito passageiros e cabine pressurizada, o King Air F90 é amplamente utilizado para transporte executivo, serviços aeromédicos e operações de táxi aéreo. Sua configuração interna permite um voo confortável, com assentos dispostos no formato clube e compartimentos de bagagem internos acessíveis durante a viagem. No Brasil, essa aeronave é comum no transporte de empresários, políticos e profissionais que necessitam de deslocamento rápido entre cidades.
Trajetória do voo e tentativa de pouso de emergência
A aeronave decolou às 7h15 do Aeroporto Campo de Marte, uma base tradicional para aviação executiva em São Paulo. Poucos minutos após a decolagem, o piloto comunicou problemas técnicos à torre de controle e tentou retornar ao aeroporto. No entanto, devido à perda de altitude, a única alternativa foi buscar um local adequado para um pouso de emergência. A Avenida Marquês de São Vicente, uma das principais vias da Zona Oeste da capital paulista, acabou sendo o local escolhido para a manobra, que não teve sucesso.
Testemunhas relataram que a aeronave bateu em uma árvore antes de atingir o solo, o que pode ter comprometido ainda mais a tentativa de pouso. Destroços foram arremessados para diversas direções, atingindo veículos e pedestres que passavam pela região. A explosão gerada pelo impacto fez com que o ônibus atingido ficasse em chamas, exigindo rápida ação dos bombeiros para conter o incêndio.
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Dados técnicos da aeronave e impacto do acidente
- Modelo: Beechcraft King Air F90
- Motores: 2x Pratt & Whitney PT6-A-135
- Capacidade: 7 a 9 passageiros + 1 piloto
- Velocidade de Cruzeiro: 270 nós
- Alcance: 1.330 milhas náuticas
- Peso máximo de decolagem: 10.950 libras
- Dimensões:
- Envergadura: 13,9 metros
- Comprimento: 12,1 metros
- Altura: 4,6 metros
Trabalhos de resgate e interdição da via
Assim que o acidente foi reportado, equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram mobilizadas para a Avenida Marquês de São Vicente. Sete viaturas foram enviadas para o local para conter as chamas e socorrer os feridos. O trânsito na região foi completamente interditado, causando congestionamentos em vias paralelas.
A SPTrans confirmou que o ônibus atingido pertencia à Viação Santa Brígida e não transportava passageiros no momento do acidente. O motorista sofreu ferimentos, mas conseguiu sair do veículo antes que as chamas se espalhassem. Um motociclista, que passava pelo local, foi atingido por destroços e também precisou de atendimento médico. Ambos foram levados para hospitais da região, e não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.
Histórico de acidentes com King Air no Brasil
A aeronave King Air é amplamente utilizada no Brasil e já esteve envolvida em alguns acidentes de grande repercussão. Entre os casos mais emblemáticos, está a queda de um King Air C90 em 2014, no litoral de São Paulo, que resultou na morte do então candidato à presidência Eduardo Campos. Outro acidente ocorreu em 2021, no interior de Minas Gerais, quando um King Air B200 caiu logo após a decolagem, vitimando todos a bordo.
A investigação sobre esse tipo de acidente costuma levar meses, pois envolve análise detalhada da fuselagem, motores, gravações da cabine e comunicações com a torre de controle. No caso do King Air F90 que caiu na Barra Funda, os primeiros indícios apontam para uma falha mecânica, mas a hipótese de erro humano ou falha operacional ainda não foi descartada.
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Medidas de segurança e impacto na aviação executiva
Após o acidente, autoridades da aviação brasileira reforçaram a necessidade de inspeções mais rigorosas em aeronaves de pequeno porte. O King Air F90, embora seja um modelo confiável, tem mais de 40 anos de fabricação, o que exige manutenção frequente para garantir sua operação segura.
O acidente também reacendeu debates sobre a operação de aeronaves em áreas urbanas. O Aeroporto Campo de Marte, de onde o King Air F90 decolou, está localizado em uma das regiões mais densamente povoadas de São Paulo, o que aumenta o risco de incidentes envolvendo a aviação executiva. Especialistas destacam a necessidade de medidas adicionais de segurança para evitar tragédias semelhantes no futuro.
Linha do tempo do acidente
- 7h15 – Decolagem do Aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre
- 7h18 – Piloto comunica falha mecânica e tenta retorno ao aeroporto
- 7h20 – Aeronave perde altitude e tenta pouso de emergência na Avenida Marquês de São Vicente
- 7h21 – Impacto com ônibus e explosão; moradores relatam forte estrondo e chamas
- 7h25 – Chegada das primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros
- 8h00 – Trânsito na região é completamente bloqueado para investigações
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A queda de um avião King Air F90 na manhã de sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025, na Avenida Marquês de São Vicente, Zona Oeste de São Paulo, causou destruição e pânico na região. A aeronave, que decolou do Aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre, apresentou problemas técnicos logo após a decolagem e tentou um pouso de emergência, sem sucesso. No impacto, o avião atingiu um ônibus e explodiu, gerando uma bola de fogo que foi vista a quilômetros de distância. O acidente resultou em duas mortes confirmadas e dois feridos, incluindo um motociclista e o motorista do ônibus atingido. O trânsito na região foi totalmente bloqueado para os trabalhos de resgate e investigação.
A cena do acidente foi descrita como caótica, com destroços espalhados pela via e equipes de emergência trabalhando para conter as chamas e socorrer as vítimas. Sete viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local. A grande quantidade de fumaça preta dificultou a visibilidade, enquanto moradores e trabalhadores da região relataram ter ouvido um forte estrondo no momento da queda. Imagens capturadas por câmeras de segurança mostram o momento exato do impacto e a explosão subsequente.
As investigações sobre a causa do acidente já foram iniciadas, e equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) analisam os destroços da aeronave. Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) também participam do processo de apuração, verificando o histórico de manutenção do avião e a experiência do piloto.
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Características do King Air F90 e sua operação no Brasil
O Beechcraft King Air F90 é um dos modelos da consagrada família King Air, fabricada pela Beechcraft desde a década de 1960. O F90 foi lançado no final dos anos 1970, combinando características dos modelos King Air 90 e 200, oferecendo maior potência e autonomia. Equipado com dois motores Pratt & Whitney PT6-A-135, tem um alcance de cerca de 1.330 milhas náuticas e velocidade de cruzeiro de aproximadamente 270 nós.
Com capacidade para até oito passageiros e cabine pressurizada, o King Air F90 é amplamente utilizado para transporte executivo, serviços aeromédicos e operações de táxi aéreo. Sua configuração interna permite um voo confortável, com assentos dispostos no formato clube e compartimentos de bagagem internos acessíveis durante a viagem. No Brasil, essa aeronave é comum no transporte de empresários, políticos e profissionais que necessitam de deslocamento rápido entre cidades.
Trajetória do voo e tentativa de pouso de emergência
A aeronave decolou às 7h15 do Aeroporto Campo de Marte, uma base tradicional para aviação executiva em São Paulo. Poucos minutos após a decolagem, o piloto comunicou problemas técnicos à torre de controle e tentou retornar ao aeroporto. No entanto, devido à perda de altitude, a única alternativa foi buscar um local adequado para um pouso de emergência. A Avenida Marquês de São Vicente, uma das principais vias da Zona Oeste da capital paulista, acabou sendo o local escolhido para a manobra, que não teve sucesso.
Testemunhas relataram que a aeronave bateu em uma árvore antes de atingir o solo, o que pode ter comprometido ainda mais a tentativa de pouso. Destroços foram arremessados para diversas direções, atingindo veículos e pedestres que passavam pela região. A explosão gerada pelo impacto fez com que o ônibus atingido ficasse em chamas, exigindo rápida ação dos bombeiros para conter o incêndio.
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- Modelo: Beechcraft King Air F90
- Motores: 2x Pratt & Whitney PT6-A-135
- Capacidade: 7 a 9 passageiros + 1 piloto
- Velocidade de Cruzeiro: 270 nós
- Alcance: 1.330 milhas náuticas
- Peso máximo de decolagem: 10.950 libras
- Dimensões:
- Envergadura: 13,9 metros
- Comprimento: 12,1 metros
- Altura: 4,6 metros
Trabalhos de resgate e interdição da via
Assim que o acidente foi reportado, equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram mobilizadas para a Avenida Marquês de São Vicente. Sete viaturas foram enviadas para o local para conter as chamas e socorrer os feridos. O trânsito na região foi completamente interditado, causando congestionamentos em vias paralelas.
A SPTrans confirmou que o ônibus atingido pertencia à Viação Santa Brígida e não transportava passageiros no momento do acidente. O motorista sofreu ferimentos, mas conseguiu sair do veículo antes que as chamas se espalhassem. Um motociclista, que passava pelo local, foi atingido por destroços e também precisou de atendimento médico. Ambos foram levados para hospitais da região, e não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.
Histórico de acidentes com King Air no Brasil
A aeronave King Air é amplamente utilizada no Brasil e já esteve envolvida em alguns acidentes de grande repercussão. Entre os casos mais emblemáticos, está a queda de um King Air C90 em 2014, no litoral de São Paulo, que resultou na morte do então candidato à presidência Eduardo Campos. Outro acidente ocorreu em 2021, no interior de Minas Gerais, quando um King Air B200 caiu logo após a decolagem, vitimando todos a bordo.
A investigação sobre esse tipo de acidente costuma levar meses, pois envolve análise detalhada da fuselagem, motores, gravações da cabine e comunicações com a torre de controle. No caso do King Air F90 que caiu na Barra Funda, os primeiros indícios apontam para uma falha mecânica, mas a hipótese de erro humano ou falha operacional ainda não foi descartada.
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Medidas de segurança e impacto na aviação executiva
Após o acidente, autoridades da aviação brasileira reforçaram a necessidade de inspeções mais rigorosas em aeronaves de pequeno porte. O King Air F90, embora seja um modelo confiável, tem mais de 40 anos de fabricação, o que exige manutenção frequente para garantir sua operação segura.
O acidente também reacendeu debates sobre a operação de aeronaves em áreas urbanas. O Aeroporto Campo de Marte, de onde o King Air F90 decolou, está localizado em uma das regiões mais densamente povoadas de São Paulo, o que aumenta o risco de incidentes envolvendo a aviação executiva. Especialistas destacam a necessidade de medidas adicionais de segurança para evitar tragédias semelhantes no futuro.
Linha do tempo do acidente
- 7h15 – Decolagem do Aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre
- 7h18 – Piloto comunica falha mecânica e tenta retorno ao aeroporto
- 7h20 – Aeronave perde altitude e tenta pouso de emergência na Avenida Marquês de São Vicente
- 7h21 – Impacto com ônibus e explosão; moradores relatam forte estrondo e chamas
- 7h25 – Chegada das primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros
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