Extinção de ponto extra para volta mais rápida, pit stop obrigatório e outros elementos serão importantes para o andamento do campeonato, que começa em 16 de março Equipes revelam carros da F1 2025 em evento inédito
Após três meses de espera, a Fórmula 1 está perto de voltar. O campeonato de 2025 começa em 16 de março com o GP da Austrália, que volta a sediar a abertura de uma temporada da categoria, e também marcará a introdução de uma série de novidades. O ge listou, abaixo, tudo que o público precisa saber para entender o que há de novo na F1 neste ano. Confira!
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Confira o calendário da temporada de 2025 da Fórmula 1
Equipes da F1 2025: veja lista e mudanças de nomes
Foto dos 20 pilotos da F1 2025
Divulgação
1 – Evento de lançamento
A primeira novidade se deu antes mesmo do começo oficial do campeonato: em caráter inédito, a categoria promoveu a revelação das pinturas dos carros de todas as dez equipes em um único evento, que foi realizado em Londres, no Reino Unido, em 18 de fevereiro. A programação foi um sucesso; chamou atenção do público nas redes sociais, levou mais de 20 mil pessoas à Arena O2 e teve quase 7,5 milhões de espectadores online.
Grid da F1 para evento de lançamento dos carros de 2025, em Londres
Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
2 – Sem ponto extra para a volta mais rápida
Em 2019, a F1 passou a conceder um ponto extra para o piloto dentre os dez primeiros colocados que fizesse a volta mais rápida. No entanto, a pequena recompensa virou polêmica quando Daniel Ricciardo, ex-piloto da RB, admitiu ter realizado o feito no GP de Singapura para ajudar Max Verstappen na disputa com Lando Norris pelo título. A categoria, então, decidiu extinguir o prêmio.
Como funciona a pontuação na Fórmula 1?
3 – Pit stops obrigatórios no GP de Mônaco
Mesmo sendo uma das corridas mais tradicionais da F1, o GP de Mônaco não é uma unanimidade quando se trata de avaliar as disputas no principado. Pensando nisso, as equipes concordaram em fazer dois pit stops obrigatórios em Monte Carlo; cada piloto deve usar ao menos três jogos de pneus na prova, variando no mínimo dois tipos caso não esteja chovendo.
Fernando Alonso guia Aston Martin no GP de Mônaco da F1 2024; ao fundo, iates ancorados no Porto Hércules
Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
4 – Sistema de resfriamento para os pilotos
A quantidade alarmante de pilotos que passaram mal devido ao calor e alta umidade no GP do Catar de 2023 deixou a F1 preocupada; no último ano, a categoria se dedicou a buscar soluções para o problema, incluindo garantir que a etapa fosse realizada apenas mais perto do inverno no hemisfério norte.
Oscar Piastri sofreu com o calor e suor no GP do Catar de F1 2023
Mark Thompson/Getty Images
A partir de agora, será ativado um protocolo de Perigo de Calor caso as temperaturas para o fim de semana ultrapassem os 31ºC, e os pilotos deverão utilizar um kit de resfriamento – que consiste em um colete pelo qual serão bombeados fluídos, por meio de tubos, e um dispositivo de armazenamento para o resfriamento, que pode ser feito de gelo, por exemplo.
5 – Multa e punições por xingamentos
A temporada sequer começou, mas a restrição da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) ao uso de palavras de baixo calão por parte dos pilotos aumentou, e pode ocasionar em punições na F1 – como já aconteceu no Mundial de Rali, no último mês.
Max Verstappen dá “entrevista coletiva” sobre a classificação do GP de Singapura de 2024 fora da sala de imprensa da F1
Morgan Hancock/NurPhoto via Getty Images
O Artigo 12.2.1 do Regulamento Esportivo impõe sanções aos atletas que “falarem palavrões ou fizerem manifestações políticas e religiosas”; de multas que podem ser multiplicadas em até quatro vezes, até suspensões e dedução de pontos no campeonato.
6 – Mais treinos para pilotos reservas
Até o ano passado, as equipes eram obrigadas a ceder os carros de seus dois pilotos, um por vez, para pilotos reserva ou de desenvolvimento os guiarem em treinos livres. Agora, a F1 impõe que essa troca aconteça quatro vezes na temporada – duas por carro. Dentre os reservas das dez equipes do grid está o brasileiro campeão de 2022 da Fórmula 2, Felipe Drugovich, que representa a Aston Martin.
Felipe Drugovich durante o treino livre para o GP de Abu Dhabi
Joe Portlock/Getty Images
7 – Testes mais rígidos nas asas dos carros
As queixas feitas pela RBR e Ferrari ano passado sobre as asas dianteiras dos carros da McLaren e Mercedes motivaram a F1 a fechar o cerco, endurecendo os testes que avaliam o quão flexíveis são as asas traseiras e dianteiras dos veículos.
Oscar Piastri, da McLaren, nos testes de pré-temporada da F1
Clive Mason/Getty Images
A partir do GP da Espanha, a categoria também vai limitar o movimento que é permitido aos dispositivos, que podem impactar no downforce e consequentemente no desempenho e velocidade dos monopostos.
8 – Brasil de volta ao jogo!
No grid, uma das principais novidades é a estreia de Gabriel Bortoleto pela Sauber. O jovem de apenas 20 anos vai representar o Brasil na F1 após oito anos sem um piloto do país disputar uma temporada inteira na categoria. Natural de Osasco em São Paulo, o calouro é atual campeão da Fórmula 2 e integrou a Academia de Pilotos da McLaren no último ano, além de ter a carreira gerida pelo bicampeão Fernando Alonso.
Gabriel Bortoleto no paddock do circuito do Bahrein
Clive Rose/Getty Images
Quais são as chances de Gabriel Bortoleto na F1 em 2025?
Diversão, problema e 174 voltas: como foi o início de Bortoleto na Sauber
Chefe de Bortoleto na Sauber, ex-RBR assume função em abril
9 – Recorde de novatos no grid
Fazia tempo que a F1 não tinha tantos estreantes em uma temporada: seis novos pilotos vão reforçar o grid em 2025, maior número de calouros desde 2010. E a juventude deles impressiona: a média de idade do grupo não passa dos 20,3 anos! São eles Gabriel Bortoleto, Oliver Bearman, Andrea Kimi Antonelli, Isack Hadjar, Jack Doohan e Liam Lawson.
Saiba quem são os seis novatos da F1 2025
10 – Nova regra para o grid de largada sob emergências
As tempestades que forçaram a realocação da classificação e da corrida no GP de São Paulo de 2024 na manhã de domingo, em novembro passado, levaram a mudanças no Artigo 42 do Regulamento Esportivo da F1.
Largada corrida do GP de São Paulo 2024 de F1
Reuters
Os trechos 42.1 e 42.2 passam a acrescentar que, em casos excepcionais e com acordo dos comissários de que não é possível realizar a classificação para a corrida sprint ou tradicional, de domingo, o grid será definido conforme a classificação do Campeonato de Pilotos. Caso não seja possível optar por este método, a escolha ficará a critério dos comissários.
A F1 retorna em 16 de março com o GP da Austrália, primeira etapa de um total de 24 previstas na temporada. Veja o calendário do campeonato, e os horários das largadas.
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Equipes da F1 2025: veja lista e mudanças de nomes
Foto dos 20 pilotos da F1 2025
Divulgação
1 – Evento de lançamento
A primeira novidade se deu antes mesmo do começo oficial do campeonato: em caráter inédito, a categoria promoveu a revelação das pinturas dos carros de todas as dez equipes em um único evento, que foi realizado em Londres, no Reino Unido, em 18 de fevereiro. A programação foi um sucesso; chamou atenção do público nas redes sociais, levou mais de 20 mil pessoas à Arena O2 e teve quase 7,5 milhões de espectadores online.
Grid da F1 para evento de lançamento dos carros de 2025, em Londres
Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
2 – Sem ponto extra para a volta mais rápida
Em 2019, a F1 passou a conceder um ponto extra para o piloto dentre os dez primeiros colocados que fizesse a volta mais rápida. No entanto, a pequena recompensa virou polêmica quando Daniel Ricciardo, ex-piloto da RB, admitiu ter realizado o feito no GP de Singapura para ajudar Max Verstappen na disputa com Lando Norris pelo título. A categoria, então, decidiu extinguir o prêmio.
Como funciona a pontuação na Fórmula 1?
3 – Pit stops obrigatórios no GP de Mônaco
Mesmo sendo uma das corridas mais tradicionais da F1, o GP de Mônaco não é uma unanimidade quando se trata de avaliar as disputas no principado. Pensando nisso, as equipes concordaram em fazer dois pit stops obrigatórios em Monte Carlo; cada piloto deve usar ao menos três jogos de pneus na prova, variando no mínimo dois tipos caso não esteja chovendo.
Fernando Alonso guia Aston Martin no GP de Mônaco da F1 2024; ao fundo, iates ancorados no Porto Hércules
Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
4 – Sistema de resfriamento para os pilotos
A quantidade alarmante de pilotos que passaram mal devido ao calor e alta umidade no GP do Catar de 2023 deixou a F1 preocupada; no último ano, a categoria se dedicou a buscar soluções para o problema, incluindo garantir que a etapa fosse realizada apenas mais perto do inverno no hemisfério norte.
Oscar Piastri sofreu com o calor e suor no GP do Catar de F1 2023
Mark Thompson/Getty Images
A partir de agora, será ativado um protocolo de Perigo de Calor caso as temperaturas para o fim de semana ultrapassem os 31ºC, e os pilotos deverão utilizar um kit de resfriamento – que consiste em um colete pelo qual serão bombeados fluídos, por meio de tubos, e um dispositivo de armazenamento para o resfriamento, que pode ser feito de gelo, por exemplo.
5 – Multa e punições por xingamentos
A temporada sequer começou, mas a restrição da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) ao uso de palavras de baixo calão por parte dos pilotos aumentou, e pode ocasionar em punições na F1 – como já aconteceu no Mundial de Rali, no último mês.
Max Verstappen dá “entrevista coletiva” sobre a classificação do GP de Singapura de 2024 fora da sala de imprensa da F1
Morgan Hancock/NurPhoto via Getty Images
O Artigo 12.2.1 do Regulamento Esportivo impõe sanções aos atletas que “falarem palavrões ou fizerem manifestações políticas e religiosas”; de multas que podem ser multiplicadas em até quatro vezes, até suspensões e dedução de pontos no campeonato.
6 – Mais treinos para pilotos reservas
Até o ano passado, as equipes eram obrigadas a ceder os carros de seus dois pilotos, um por vez, para pilotos reserva ou de desenvolvimento os guiarem em treinos livres. Agora, a F1 impõe que essa troca aconteça quatro vezes na temporada – duas por carro. Dentre os reservas das dez equipes do grid está o brasileiro campeão de 2022 da Fórmula 2, Felipe Drugovich, que representa a Aston Martin.
Felipe Drugovich durante o treino livre para o GP de Abu Dhabi
Joe Portlock/Getty Images
7 – Testes mais rígidos nas asas dos carros
As queixas feitas pela RBR e Ferrari ano passado sobre as asas dianteiras dos carros da McLaren e Mercedes motivaram a F1 a fechar o cerco, endurecendo os testes que avaliam o quão flexíveis são as asas traseiras e dianteiras dos veículos.
Oscar Piastri, da McLaren, nos testes de pré-temporada da F1
Clive Mason/Getty Images
A partir do GP da Espanha, a categoria também vai limitar o movimento que é permitido aos dispositivos, que podem impactar no downforce e consequentemente no desempenho e velocidade dos monopostos.
8 – Brasil de volta ao jogo!
No grid, uma das principais novidades é a estreia de Gabriel Bortoleto pela Sauber. O jovem de apenas 20 anos vai representar o Brasil na F1 após oito anos sem um piloto do país disputar uma temporada inteira na categoria. Natural de Osasco em São Paulo, o calouro é atual campeão da Fórmula 2 e integrou a Academia de Pilotos da McLaren no último ano, além de ter a carreira gerida pelo bicampeão Fernando Alonso.
Gabriel Bortoleto no paddock do circuito do Bahrein
Clive Rose/Getty Images
Quais são as chances de Gabriel Bortoleto na F1 em 2025?
Diversão, problema e 174 voltas: como foi o início de Bortoleto na Sauber
Chefe de Bortoleto na Sauber, ex-RBR assume função em abril
9 – Recorde de novatos no grid
Fazia tempo que a F1 não tinha tantos estreantes em uma temporada: seis novos pilotos vão reforçar o grid em 2025, maior número de calouros desde 2010. E a juventude deles impressiona: a média de idade do grupo não passa dos 20,3 anos! São eles Gabriel Bortoleto, Oliver Bearman, Andrea Kimi Antonelli, Isack Hadjar, Jack Doohan e Liam Lawson.
Saiba quem são os seis novatos da F1 2025
10 – Nova regra para o grid de largada sob emergências
As tempestades que forçaram a realocação da classificação e da corrida no GP de São Paulo de 2024 na manhã de domingo, em novembro passado, levaram a mudanças no Artigo 42 do Regulamento Esportivo da F1.
Largada corrida do GP de São Paulo 2024 de F1
Reuters
Os trechos 42.1 e 42.2 passam a acrescentar que, em casos excepcionais e com acordo dos comissários de que não é possível realizar a classificação para a corrida sprint ou tradicional, de domingo, o grid será definido conforme a classificação do Campeonato de Pilotos. Caso não seja possível optar por este método, a escolha ficará a critério dos comissários.
A F1 retorna em 16 de março com o GP da Austrália, primeira etapa de um total de 24 previstas na temporada. Veja o calendário do campeonato, e os horários das largadas.