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15 Mar 2025, Sat

Motorista de ônibus idosos de Londres, 77, com história de mau condução evita a prisão depois de matar o aposentado, 83, enquanto ela atravessava a estrada

Ozdemir Zia (foto) recebeu uma sentença de 15 meses de prisão, suspensa por dois anos


Um motorista idoso evitou a prisão depois de matar uma mulher de 83 anos enquanto atravessava a estrada.

Parcialmente surdo Ozdemir Zia, 77 anos, atingiu Edna McLean quando ela estava atravessando a Estação de Vincent, fora da Woolwich Arsenal, no sudeste Londres em 11 de setembro de 2021.

Zia, que usa um circuito auditivo, tinha permissão para continuar o trabalho, apesar de uma condenação anterior por colidir com outro ônibus e seis outros incidentes de condução ruim.

A Sra. McLean foi levada ao hospital por ambulância aérea, mas nunca recuperou a consciência e morreu dois dias após a colisão.

Zia, de Weyman Road, Kidbrooke, negou causar a morte da sra. McLean por dirigir descuidado, mas foi condenado por um júri no Old Bailey.

Ele foi condenado na sexta-feira a uma sentença de 15 meses de prisão, suspensa por dois anos pelo juiz Nigel Lickley KC.

“Você ouviu o que foi dito e como seu comportamento foi considerado”, disse o juiz.

A Sra. McLean era o núcleo da família. Você é responsável pela dor que a família está experimentando e continuará a experimentar.

Ozdemir Zia (foto) recebeu uma sentença de 15 meses de prisão, suspensa por dois anos

Ozdemir Zia (foto) recebeu uma sentença de 15 meses de prisão, suspensa por dois anos

O tempo estava bom e seco. Dizia -se que o volume geral de tráfego era leve.

Lickley disse a Zia que McLean era “visível” e “lá para ser visto”.

A visão de Zia foi obscurecida por outro ônibus quando ele começou a transformar seu duplo percurso na Vincent Road.

Ele viu o aposentado no último segundo e bateu em seus freios, mas não foi rápido o suficiente.

O promotor Nadeem Holland disse que deveria ter mudado em sua cadeira para eliminar seu ponto cego e esperar até que o ônibus se afastasse antes de completar a manobra.

“Você disse à polícia que não viu McLean inicialmente, quando você fez travou”, continuou o Sr. Lickley.

‘O motivo pelo qual você não viu McLean é que você não se cuidou. Em suma, você não conseguiu mitigar os pontos cegos criados pela estrutura do barramento.

O juiz apontou para o fato de que as características do design do ônibus criam pontos cegos para os motoristas e esse risco pode ser atenuado pelo motorista verificando o ponto cego.

Zia tem uma condenação anterior por colidir com outro ônibus

Zia tem uma condenação anterior por colidir com outro ônibus

‘O CCTV disponível revela que você não fez nenhum movimento da sua cabeça para mitigar o ponto cego. Se você tivesse, estou satisfeito, teria visto a Sra. McLean e parada.

“Não há críticas à sua velocidade, você olhou em seus espelhos e os passageiros no seu ônibus consideraram.”

Em um relatório de pré-sentença datado de 20 de fevereiro de 2025, Zia aceitou que ele deveria ter tomado mais cuidado no dia em questão.

‘Você expressou o que se diz ser um remorso genuíno. Como afirma o relatório, você terá que viver com as consequências de suas ações pelo resto da sua vida.

Lickley disse que a condenação anterior de Zia por colidir com outro ônibus foi um “fator agravante significativo”.

“McLean era um usuário de estrada vulnerável e havia passageiros em seu veículo.”

Embora o juiz tenha dito que Zia cometeu um ‘erro momentâneo, mas sério’, ele o considerou um risco ou perigo para o público.

– Você não pretendia machucá -la, muito menos matá -la. Eu aceito que você tinha outras coisas a considerar enquanto dirigia em direção a McLean.

Vincent Road, fora da estação Woolwich Arsenal, onde a colisão aconteceu

Vincent Road, fora da estação Woolwich Arsenal, onde a colisão aconteceu

Zia não deu provas, mas disse à polícia no local: ‘As pessoas nem sempre olham antes de atravessar a estrada’.

O júri não foi informado sobre a condenação anterior de Zia por dirigir descuidado em 2018, quando ele machucou os passageiros ao colidir com outro ônibus.

Ele foi demitido por Stagecoach, um dos operadores de transporte de ônibus de Londres, por causa de sua condenação.

Mas ele estava de volta ao volante depois de se candidatar a um emprego no Go A frente, um fornecedor diferente.

Dizia -se que ir adiante não sabia sobre sua condenação anterior.

Havia outros seis incidentes de condução ruim relatados ao seu empregador, mas Zia manteve seu emprego.

O viúvo da sra. McLean, Clarence McLean, e seu filho Patrick Gordon fizeram declarações ao tribunal.

“Ela amava profundamente seus filhos e netos e era uma mulher popular que tinha uma abundância de amigos”, disse McLean.

A visão de Zia foi obscurecida por outro ônibus quando ele começou a virar a direita (imagem do arquivo)

A visão de Zia foi obscurecida por outro ônibus quando ele começou a virar a direita (imagem do arquivo)

‘Minha esposa era alguém que amava a vida e todos sentimos tanto a falta dela.

– Durante os dois primeiros anos após sua morte, eu sonharia com ela quase todas as noites. Mesmo agora eu ainda tenho sonhos regulares com ela. Isso interrompeu completamente minha vida.

Quando aquele motorista de ônibus a atingiu, era como se minha família também fosse atingida.

‘Eu sei que a morte é sempre difícil de aceitar, mas dói mais quando não é de causas naturais.

“Não sei se posso perdoar esse homem porque terei que viver o resto da minha vida sabendo que a morte dela poderia ter sido evitada.”

O filho de McLean disse ao tribunal que sua mãe veio para a Inglaterra na era Windrush e fez ‘uma vida maravilhosa’ para si e sua família.

“Minha mãe teve fortes valores incutidos em nós desde tenra idade, tratando bem as pessoas e tendo compaixão pelos outros”, disse Patrick Gordon.

Zia não mostrou compaixão, ele nunca deu nenhuma indicação de que se arrepende de causar a morte de nossa mãe.

A estação Ferroviária Light Railway (DLR) do Arsenal Woolwich Arsenal Docklands (DLR)

A estação Ferroviária Light Railway (DLR) do Arsenal Woolwich Arsenal Docklands (DLR)

“Nem uma vez o acusado estendeu a mão com simpatia. Eles se comportaram como se nada tivesse acontecido.

‘Houve inúmeras chances de mostrar empatia ou consciência, mas não fizeram nada.

‘Aniversários, Dia das Mães, Páscoa e Natal são hoje dias de tristeza para minha família quando eles costumavam trazer tanta alegria.

– Não há fechamento para mim e minha família. Nunca nos recuperaremos de sua matança.

Hoje eu quero que você, Sr. Zia, entenda a devastação absoluta que você causou à nossa família. Eu te considero responsável pela morte dela.

A testemunha Nick Poyntz ouviu o barulho do ônibus atingindo a sra. McLean e o viu ‘corpo viajando pelo ar’.

Os jurados receberam CCTV da Sra. McLean caindo nas linhas amarelas duplas antes que os membros do público correram para ajudá -la.

Holland, processando, disse: ‘O réu foi entrevistado no local pelo PC Bukenya.

Zia foi demitido por Stagecoach, um dos operadores de transporte de ônibus de Londres, por causa de sua condenação (imagem do arquivo)

Zia foi demitido por Stagecoach, um dos operadores de transporte de ônibus de Londres, por causa de sua condenação (imagem do arquivo)

“Ele disse que não tinha visto a sra. McLean até imediatamente antes da colisão, momento em que aplicou os freios.

Especialistas alcançaram a visão de que o réu começou a se virar à direita enquanto sua visão em Vincent Road ainda estava obscurecida pelo ônibus.

Ele estava bem abaixo do limite de velocidade e sua velocidade “não era inadequada”.

Holland disse que, embora o pilar dentro do ônibus tivesse obscurecido a visão do motorista, isso poderia ter sido atenuado pelo motorista movendo a cabeça e a parte superior do corpo.

‘Dito isto, esses movimentos não teriam eliminado completamente o ponto cego.

‘É o caso da promotoria que o CCTV demonstra que a direção do réu caiu abaixo do padrão que se esperaria do motorista razoável, cuidadoso e competente.

“Ele não tomou medidas suficientes para atender à possibilidade de os pedestres atravessarem a estrada quando ele se virou à direita.”

Um relatório de um investigador no local dizia: ‘Descobri que o ponto cego causado pelos espelhos de impedimento e um meio -fio era extremamente invasivo e que, mesmo com a quantidade de movimento corporal mostrado, ainda não conseguia eliminar o ponto cego’.

“O espelho de impedimento e o ponto cego exigiram grandes movimentos da parte superior do corpo e a cabeça para aliviá -lo completamente.”

Mas Zia poderia ter melhorado sua visão fazendo movimentos corporais exagerados ‘nenhum dos quais foi visto na câmera CCTV’.

Zia também recebeu 12 dias de requisitos de atividade de reabilitação, uma licença de suspensão obrigatória por três anos e ele deve fazer um teste de direção prolongado se quiser dirigir novamente.

Um motorista idoso evitou a prisão depois de matar uma mulher de 83 anos enquanto atravessava a estrada.

Parcialmente surdo Ozdemir Zia, 77 anos, atingiu Edna McLean quando ela estava atravessando a Estação de Vincent, fora da Woolwich Arsenal, no sudeste Londres em 11 de setembro de 2021.

Zia, que usa um circuito auditivo, tinha permissão para continuar o trabalho, apesar de uma condenação anterior por colidir com outro ônibus e seis outros incidentes de condução ruim.

A Sra. McLean foi levada ao hospital por ambulância aérea, mas nunca recuperou a consciência e morreu dois dias após a colisão.

Zia, de Weyman Road, Kidbrooke, negou causar a morte da sra. McLean por dirigir descuidado, mas foi condenado por um júri no Old Bailey.

Ele foi condenado na sexta-feira a uma sentença de 15 meses de prisão, suspensa por dois anos pelo juiz Nigel Lickley KC.

“Você ouviu o que foi dito e como seu comportamento foi considerado”, disse o juiz.

A Sra. McLean era o núcleo da família. Você é responsável pela dor que a família está experimentando e continuará a experimentar.

Ozdemir Zia (foto) recebeu uma sentença de 15 meses de prisão, suspensa por dois anos

Ozdemir Zia (foto) recebeu uma sentença de 15 meses de prisão, suspensa por dois anos

O tempo estava bom e seco. Dizia -se que o volume geral de tráfego era leve.

Lickley disse a Zia que McLean era “visível” e “lá para ser visto”.

A visão de Zia foi obscurecida por outro ônibus quando ele começou a transformar seu duplo percurso na Vincent Road.

Ele viu o aposentado no último segundo e bateu em seus freios, mas não foi rápido o suficiente.

O promotor Nadeem Holland disse que deveria ter mudado em sua cadeira para eliminar seu ponto cego e esperar até que o ônibus se afastasse antes de completar a manobra.

“Você disse à polícia que não viu McLean inicialmente, quando você fez travou”, continuou o Sr. Lickley.

‘O motivo pelo qual você não viu McLean é que você não se cuidou. Em suma, você não conseguiu mitigar os pontos cegos criados pela estrutura do barramento.

O juiz apontou para o fato de que as características do design do ônibus criam pontos cegos para os motoristas e esse risco pode ser atenuado pelo motorista verificando o ponto cego.

Zia tem uma condenação anterior por colidir com outro ônibus

Zia tem uma condenação anterior por colidir com outro ônibus

‘O CCTV disponível revela que você não fez nenhum movimento da sua cabeça para mitigar o ponto cego. Se você tivesse, estou satisfeito, teria visto a Sra. McLean e parada.

“Não há críticas à sua velocidade, você olhou em seus espelhos e os passageiros no seu ônibus consideraram.”

Em um relatório de pré-sentença datado de 20 de fevereiro de 2025, Zia aceitou que ele deveria ter tomado mais cuidado no dia em questão.

‘Você expressou o que se diz ser um remorso genuíno. Como afirma o relatório, você terá que viver com as consequências de suas ações pelo resto da sua vida.

Lickley disse que a condenação anterior de Zia por colidir com outro ônibus foi um “fator agravante significativo”.

“McLean era um usuário de estrada vulnerável e havia passageiros em seu veículo.”

Embora o juiz tenha dito que Zia cometeu um ‘erro momentâneo, mas sério’, ele o considerou um risco ou perigo para o público.

– Você não pretendia machucá -la, muito menos matá -la. Eu aceito que você tinha outras coisas a considerar enquanto dirigia em direção a McLean.

Vincent Road, fora da estação Woolwich Arsenal, onde a colisão aconteceu

Vincent Road, fora da estação Woolwich Arsenal, onde a colisão aconteceu

Zia não deu provas, mas disse à polícia no local: ‘As pessoas nem sempre olham antes de atravessar a estrada’.

O júri não foi informado sobre a condenação anterior de Zia por dirigir descuidado em 2018, quando ele machucou os passageiros ao colidir com outro ônibus.

Ele foi demitido por Stagecoach, um dos operadores de transporte de ônibus de Londres, por causa de sua condenação.

Mas ele estava de volta ao volante depois de se candidatar a um emprego no Go A frente, um fornecedor diferente.

Dizia -se que ir adiante não sabia sobre sua condenação anterior.

Havia outros seis incidentes de condução ruim relatados ao seu empregador, mas Zia manteve seu emprego.

O viúvo da sra. McLean, Clarence McLean, e seu filho Patrick Gordon fizeram declarações ao tribunal.

“Ela amava profundamente seus filhos e netos e era uma mulher popular que tinha uma abundância de amigos”, disse McLean.

A visão de Zia foi obscurecida por outro ônibus quando ele começou a virar a direita (imagem do arquivo)

A visão de Zia foi obscurecida por outro ônibus quando ele começou a virar a direita (imagem do arquivo)

‘Minha esposa era alguém que amava a vida e todos sentimos tanto a falta dela.

– Durante os dois primeiros anos após sua morte, eu sonharia com ela quase todas as noites. Mesmo agora eu ainda tenho sonhos regulares com ela. Isso interrompeu completamente minha vida.

Quando aquele motorista de ônibus a atingiu, era como se minha família também fosse atingida.

‘Eu sei que a morte é sempre difícil de aceitar, mas dói mais quando não é de causas naturais.

“Não sei se posso perdoar esse homem porque terei que viver o resto da minha vida sabendo que a morte dela poderia ter sido evitada.”

O filho de McLean disse ao tribunal que sua mãe veio para a Inglaterra na era Windrush e fez ‘uma vida maravilhosa’ para si e sua família.

“Minha mãe teve fortes valores incutidos em nós desde tenra idade, tratando bem as pessoas e tendo compaixão pelos outros”, disse Patrick Gordon.

Zia não mostrou compaixão, ele nunca deu nenhuma indicação de que se arrepende de causar a morte de nossa mãe.

A estação Ferroviária Light Railway (DLR) do Arsenal Woolwich Arsenal Docklands (DLR)

A estação Ferroviária Light Railway (DLR) do Arsenal Woolwich Arsenal Docklands (DLR)

“Nem uma vez o acusado estendeu a mão com simpatia. Eles se comportaram como se nada tivesse acontecido.

‘Houve inúmeras chances de mostrar empatia ou consciência, mas não fizeram nada.

‘Aniversários, Dia das Mães, Páscoa e Natal são hoje dias de tristeza para minha família quando eles costumavam trazer tanta alegria.

– Não há fechamento para mim e minha família. Nunca nos recuperaremos de sua matança.

Hoje eu quero que você, Sr. Zia, entenda a devastação absoluta que você causou à nossa família. Eu te considero responsável pela morte dela.

A testemunha Nick Poyntz ouviu o barulho do ônibus atingindo a sra. McLean e o viu ‘corpo viajando pelo ar’.

Os jurados receberam CCTV da Sra. McLean caindo nas linhas amarelas duplas antes que os membros do público correram para ajudá -la.

Holland, processando, disse: ‘O réu foi entrevistado no local pelo PC Bukenya.

Zia foi demitido por Stagecoach, um dos operadores de transporte de ônibus de Londres, por causa de sua condenação (imagem do arquivo)

Zia foi demitido por Stagecoach, um dos operadores de transporte de ônibus de Londres, por causa de sua condenação (imagem do arquivo)

“Ele disse que não tinha visto a sra. McLean até imediatamente antes da colisão, momento em que aplicou os freios.

Especialistas alcançaram a visão de que o réu começou a se virar à direita enquanto sua visão em Vincent Road ainda estava obscurecida pelo ônibus.

Ele estava bem abaixo do limite de velocidade e sua velocidade “não era inadequada”.

Holland disse que, embora o pilar dentro do ônibus tivesse obscurecido a visão do motorista, isso poderia ter sido atenuado pelo motorista movendo a cabeça e a parte superior do corpo.

‘Dito isto, esses movimentos não teriam eliminado completamente o ponto cego.

‘É o caso da promotoria que o CCTV demonstra que a direção do réu caiu abaixo do padrão que se esperaria do motorista razoável, cuidadoso e competente.

“Ele não tomou medidas suficientes para atender à possibilidade de os pedestres atravessarem a estrada quando ele se virou à direita.”

Um relatório de um investigador no local dizia: ‘Descobri que o ponto cego causado pelos espelhos de impedimento e um meio -fio era extremamente invasivo e que, mesmo com a quantidade de movimento corporal mostrado, ainda não conseguia eliminar o ponto cego’.

“O espelho de impedimento e o ponto cego exigiram grandes movimentos da parte superior do corpo e a cabeça para aliviá -lo completamente.”

Mas Zia poderia ter melhorado sua visão fazendo movimentos corporais exagerados ‘nenhum dos quais foi visto na câmera CCTV’.

Zia também recebeu 12 dias de requisitos de atividade de reabilitação, uma licença de suspensão obrigatória por três anos e ele deve fazer um teste de direção prolongado se quiser dirigir novamente.



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