Pole position, australiano fez prova tranquila na madrugada deste domingo no Circuito de Xangai, com o colega Norris completando a dobradinha da McLaren em segundo lugar. Russell foi terceiro Fórmula 1 divulga o calendário de 2025 com 24 etapas, e GP de São Paulo
Oscar Piastri liderou o GP da China de ponta a ponta na madrugada deste domingo para conquistar sua primeira vitória de 2025. Pole position, o australiano conduziu em uma prova tranquila para confirmar a dobradinha da McLaren, assegurada ainda pelo segundo lugar de Lando Norris. George Russell chegou em terceiro lugar. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, beneficiado com desclassificações de Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Pierre Gasly após a prova, foi 14º colocado.
Próxima corrida da F1 2025: veja data do GP do Japão
GP da China: Hamilton, Leclerc e Gasly são desclassificados após a prova
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Oscar Piastri celebra vitória no GP da China da F1 em 2025
John Ricky/Anadolu via Getty Images
Leclerc, originalmente quinto e Gasly, antes 11º, foram punidos porque seus carros estavam abaixo do peso mínimo exigido, após a prova. Já Hamilton, que terminou a prova em sexto, foi punido pelo desgaste excessivo na prancha de madeira em seu assoalho. Foi a segunda punição do tipo que o veterano recebeu; em 2023, ele foi desclassificado do GP dos Estados Unidos pelo mesmo motivo.
Confira a classificação atualizada da F1 2025
O triunfo tranquilo de Piastri, que chega a três vitórias na carreira, se opôs ao que Norris viveu: ele conseguiu ascender à vice liderança na largada mas sofreu com problemas nos freios, vendo a distância para o colega aumentar e Russell, terceiro colocado, aproximar-se.
Oscar Piastri comemora a vitória no GP da China
Edgar Su/Reuters
Apesar da preocupação, o pódio assegurou Norris na liderança do campeonato da F1 por mais duas semanas: ele agora tem 44 pontos contra 36 do vice-líder Max Verstappen. A McLaren, atual campeã de construtores, vai a 78 na ponta da tabela.
A corrida não teve tanta ação exceto, também, pela condução de Verstappen contra as duas Ferraris para conquistar o quarto lugar; para isso, contou com a estratégia ineficaz da escuderia de parar Hamilton (que já vinha lento) duas vezes, e seguiu pressionando Leclerc nas voltas finais – o monegasco, assim como colega, lutando com uma asa quebrada desde a largada.
O novato da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, foi o estreante com melhor resultado: sexto, eleito piloto do dia da prova. Outro destaque foi o calouro Oliver Bearman, que levou a Haas até o oitavo lugar após largar em 17º e também se beneficiar das desclassificações. Seu colega, Esteban Ocon, chegou em quinto lugar.
Resultado
Oscar Piastri (McLaren)
Lando Norris (McLaren) – +9s748
George Russell (Mercedes) – +11s097
Max Verstappen (RBR) – +16s656
Esteban Ocon (Haas) – +49s569
Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) – +53s748
Alexander Albon (Williams) – +56s321
Oliver Bearman (Haas) – +61s103
Lance Stroll (Aston Martin) – +70s204
Carlos Sainz (Williams) – +76s387
Isack Hadjar (RB) – +78s875
Jack Doohan (Alpine) – +88s401
Liam Lawson (RBR) – +81s147
Gabriel Bortoleto (Sauber) – +1 volta
Nico Hulkenberg (Sauber) – +1 volta
Yuki Tsunoda (RB) – +1 volta
Fernando Alonso (Aston Martin) – ABANDONOU
Lewis Hamilton (Ferrari) – DESCLASSIFICADO
Charles Leclerc (Ferrari) – DESCLASSIFICADO
Pierre Gasly (Alpine) – DESCLASSIFICADO
A F1 retorna daqui a duas semanas em 6 de abril com o GP do Japão, terceira rodada da temporada 2025. Veja o calendário do campeonato.
Momentos-chave
A largada
Largada do GP da China de Fórmula 1
Zak Mauger/LAT Images
Piastri seguiu na dianteira apesar de uma breve aproximação de Russell, segundo colocado e que não conseguiu evitar que Norris ganhasse sua posição na sequência. Logo atrás dele, Hamilton aparecia em quarto lugar depois de sofrer um toque do colega Leclerc e ainda assim, superar Verstappen. Por sua vez, o tetracampeão da RBR perdeu duas posições e caiu para sexto.
Começo lento
A degradação dos pneus já dava as caras nas primeiras voltas da prova, contendo o ímpeto dos pilotos que focaram em conservar a borracha no começo da corrida. Nem o abandono discreto de Fernando Alonso na volta quatro, com freios superaquecidos, trouxe movimento à pista.
Piastri parou no 14º giro, antes do colega Norris; este, chegou a ser ultrapassado por Russell mas conseguiu dar o troco. Ele conseguiu retornar à posição após as trocas do restante do grid, e de lá, não saiu mais.
Ferrari e Verstappen protagonizam prova
Com Piastri tranquilo na ponta, a disputa se concentrou entre Leclerc e Hamilton, que sofreram danos na asa dianteira e na traseira após o contato na largada mas andavam perto. O veterano, porém, visitou os boxes na volta 13, sucedendo os primeiros rivais que pararam um giro antes – todos de médios optaram por pneus duros.
A prova se estabilizou novamente após as trocas, com as posições da ponta reestabelecidas. Na volta 18, Hamilton recebeu a confirmação de que poderia inverter posições com Leclerc, que estava mais rápido que ele. Eles efetuaram a troca na volta 21, o monegasco assumindo a quarta colocação e mantendo-se perto de Russell.
Charles Leclerc e Max Verstappen durante o GP da China
Zak Mauger/LAT Images
Hamilton visitou os boxes uma segunda vez na 38ª volta, colocando um novo conjunto de pneus duros. A parada, no entanto, o mandou para sexto lugar, a 20s de Verstappen. Nas dez voltas seguintes, ele descontou 6s da diferença, mas o holandês da RBR já seguia na cola de Leclerc pronto para tentar uma aproximação maior a três voltas da bandeirada e ganhar o quarto lugar.
A prova teve, no fim, uma disputa entre Jack Doohan e Isack Hadjar pelo 14º lugar. O primeiro, porém, acabou punido em 10s por forçar o rival para fora da pista; com isso, Hadjar ficou com a posição.
Bortoleto termina à frente de Hulkenberg
Gabriel Bortoleto durante o GP da China
Zak Mauger/LAT Images
Bortoleto começou a corrida com problemas: após largar em 19º, rodou sozinho, passou pela brita e teve que visitar os boxes ainda na primeira volta para trocar os pneus médios, danificados, pelos de faixa branca. Ele seguiu em último atrás do colega Nico Hulkenberg, que havia caído de 12º para 18º no começo da prova.
Ambos chegaram a ser ultrapassados por um Liam Lawson que partiu do pit lane, mas foram beneficiados com a retirada de Alonso. Gabriel visitou os boxes novamente na volta 26 e, mais 20 giros depois, conseguiu ultrapassar o companheiro. O pit stop de Tsunoda no fim da prova, com uma asa quebrada, beneficiou a dupla.
Pole position, australiano fez prova tranquila na madrugada deste domingo no Circuito de Xangai, com o colega Norris completando a dobradinha da McLaren em segundo lugar. Russell foi terceiro Fórmula 1 divulga o calendário de 2025 com 24 etapas, e GP de São Paulo
Oscar Piastri liderou o GP da China de ponta a ponta na madrugada deste domingo para conquistar sua primeira vitória de 2025. Pole position, o australiano conduziu em uma prova tranquila para confirmar a dobradinha da McLaren, assegurada ainda pelo segundo lugar de Lando Norris. George Russell chegou em terceiro lugar. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, beneficiado com desclassificações de Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Pierre Gasly após a prova, foi 14º colocado.
Próxima corrida da F1 2025: veja data do GP do Japão
GP da China: Hamilton, Leclerc e Gasly são desclassificados após a prova
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Oscar Piastri celebra vitória no GP da China da F1 em 2025
John Ricky/Anadolu via Getty Images
Leclerc, originalmente quinto e Gasly, antes 11º, foram punidos porque seus carros estavam abaixo do peso mínimo exigido, após a prova. Já Hamilton, que terminou a prova em sexto, foi punido pelo desgaste excessivo na prancha de madeira em seu assoalho. Foi a segunda punição do tipo que o veterano recebeu; em 2023, ele foi desclassificado do GP dos Estados Unidos pelo mesmo motivo.
Confira a classificação atualizada da F1 2025
O triunfo tranquilo de Piastri, que chega a três vitórias na carreira, se opôs ao que Norris viveu: ele conseguiu ascender à vice liderança na largada mas sofreu com problemas nos freios, vendo a distância para o colega aumentar e Russell, terceiro colocado, aproximar-se.
Oscar Piastri comemora a vitória no GP da China
Edgar Su/Reuters
Apesar da preocupação, o pódio assegurou Norris na liderança do campeonato da F1 por mais duas semanas: ele agora tem 44 pontos contra 36 do vice-líder Max Verstappen. A McLaren, atual campeã de construtores, vai a 78 na ponta da tabela.
A corrida não teve tanta ação exceto, também, pela condução de Verstappen contra as duas Ferraris para conquistar o quarto lugar; para isso, contou com a estratégia ineficaz da escuderia de parar Hamilton (que já vinha lento) duas vezes, e seguiu pressionando Leclerc nas voltas finais – o monegasco, assim como colega, lutando com uma asa quebrada desde a largada.
O novato da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, foi o estreante com melhor resultado: sexto, eleito piloto do dia da prova. Outro destaque foi o calouro Oliver Bearman, que levou a Haas até o oitavo lugar após largar em 17º e também se beneficiar das desclassificações. Seu colega, Esteban Ocon, chegou em quinto lugar.
Resultado
Oscar Piastri (McLaren)
Lando Norris (McLaren) – +9s748
George Russell (Mercedes) – +11s097
Max Verstappen (RBR) – +16s656
Esteban Ocon (Haas) – +49s569
Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) – +53s748
Alexander Albon (Williams) – +56s321
Oliver Bearman (Haas) – +61s103
Lance Stroll (Aston Martin) – +70s204
Carlos Sainz (Williams) – +76s387
Isack Hadjar (RB) – +78s875
Jack Doohan (Alpine) – +88s401
Liam Lawson (RBR) – +81s147
Gabriel Bortoleto (Sauber) – +1 volta
Nico Hulkenberg (Sauber) – +1 volta
Yuki Tsunoda (RB) – +1 volta
Fernando Alonso (Aston Martin) – ABANDONOU
Lewis Hamilton (Ferrari) – DESCLASSIFICADO
Charles Leclerc (Ferrari) – DESCLASSIFICADO
Pierre Gasly (Alpine) – DESCLASSIFICADO
A F1 retorna daqui a duas semanas em 6 de abril com o GP do Japão, terceira rodada da temporada 2025. Veja o calendário do campeonato.
Momentos-chave
A largada
Largada do GP da China de Fórmula 1
Zak Mauger/LAT Images
Piastri seguiu na dianteira apesar de uma breve aproximação de Russell, segundo colocado e que não conseguiu evitar que Norris ganhasse sua posição na sequência. Logo atrás dele, Hamilton aparecia em quarto lugar depois de sofrer um toque do colega Leclerc e ainda assim, superar Verstappen. Por sua vez, o tetracampeão da RBR perdeu duas posições e caiu para sexto.
Começo lento
A degradação dos pneus já dava as caras nas primeiras voltas da prova, contendo o ímpeto dos pilotos que focaram em conservar a borracha no começo da corrida. Nem o abandono discreto de Fernando Alonso na volta quatro, com freios superaquecidos, trouxe movimento à pista.
Piastri parou no 14º giro, antes do colega Norris; este, chegou a ser ultrapassado por Russell mas conseguiu dar o troco. Ele conseguiu retornar à posição após as trocas do restante do grid, e de lá, não saiu mais.
Ferrari e Verstappen protagonizam prova
Com Piastri tranquilo na ponta, a disputa se concentrou entre Leclerc e Hamilton, que sofreram danos na asa dianteira e na traseira após o contato na largada mas andavam perto. O veterano, porém, visitou os boxes na volta 13, sucedendo os primeiros rivais que pararam um giro antes – todos de médios optaram por pneus duros.
A prova se estabilizou novamente após as trocas, com as posições da ponta reestabelecidas. Na volta 18, Hamilton recebeu a confirmação de que poderia inverter posições com Leclerc, que estava mais rápido que ele. Eles efetuaram a troca na volta 21, o monegasco assumindo a quarta colocação e mantendo-se perto de Russell.
Charles Leclerc e Max Verstappen durante o GP da China
Zak Mauger/LAT Images
Hamilton visitou os boxes uma segunda vez na 38ª volta, colocando um novo conjunto de pneus duros. A parada, no entanto, o mandou para sexto lugar, a 20s de Verstappen. Nas dez voltas seguintes, ele descontou 6s da diferença, mas o holandês da RBR já seguia na cola de Leclerc pronto para tentar uma aproximação maior a três voltas da bandeirada e ganhar o quarto lugar.
A prova teve, no fim, uma disputa entre Jack Doohan e Isack Hadjar pelo 14º lugar. O primeiro, porém, acabou punido em 10s por forçar o rival para fora da pista; com isso, Hadjar ficou com a posição.
Bortoleto termina à frente de Hulkenberg
Gabriel Bortoleto durante o GP da China
Zak Mauger/LAT Images
Bortoleto começou a corrida com problemas: após largar em 19º, rodou sozinho, passou pela brita e teve que visitar os boxes ainda na primeira volta para trocar os pneus médios, danificados, pelos de faixa branca. Ele seguiu em último atrás do colega Nico Hulkenberg, que havia caído de 12º para 18º no começo da prova.
Ambos chegaram a ser ultrapassados por um Liam Lawson que partiu do pit lane, mas foram beneficiados com a retirada de Alonso. Gabriel visitou os boxes novamente na volta 26 e, mais 20 giros depois, conseguiu ultrapassar o companheiro. O pit stop de Tsunoda no fim da prova, com uma asa quebrada, beneficiou a dupla.