Será que os recordes pessoais e os ganhos musculares são tudo o que a academia tem a oferecer? Às vezes parece que sim, o que torna difícil manter a motivação. É por isso que os fanáticos por academia estão obcecados com o Hyrox. Sim, o desafio de fitness funcional já deu a 650 mil atletas (e contando) ao redor do mundo um novo motivo para ir à academia.
Uma corrida de Hyrox combina um mix matador de treinos conhecidos (e geralmente evitados) em uma corrida de 8 km. Cada quilômetro é interrompido por uma estação de treino funcional diferente, incluindo horrores como empurrões de trenó, burpees com salto em distância e avanços com saco de areia.
Além dos 350 mil dólares em prêmios em dinheiro e das arenas altamente “instagramáveis”, o Hyrox tem um grande atrativo. Ele se mantém fiel à sua proposta de ser “a competição de fitness para todos os corpos”, e é por isso que está atraindo uma nova leva de competidores. Frequentadores de academia de todas as habilidades perceberam rapidamente que, com um pouco de esforço (e muito suor), qualquer um pode aprender o básico e cruzar a linha de chegada com sucesso.
Leia mais
O mesmo jogo, sempre
Como seres humanos, somos programados para o autodesenvolvimento, e o Hyrox é o ambiente perfeito para focar no seu progresso porque o percurso é exatamente o mesmo, não importa em que lugar do mundo você compita.
“As pessoas querem treinar por um motivo”, diz Andrew Gillis, personal trainer, atleta profissional de Hyrox e cofundador da Resilience Fitness. “O Hyrox dá a elas um objetivo claro pelo qual trabalhar. Ele também fornece métricas de progresso tangíveis – seu tempo, sua classificação, suas melhorias – o que alimenta a motivação.”
“O formato padronizado do Hyrox foi fundamental para o crescimento do esporte”, continua ele. “A estrutura repetível da corrida adiciona um elemento de melhoria contínua ao seu treino. Também garante consistência na forma como a arbitragem e a pontuação são realizadas em todos os eventos.”
Cortesia do Hyrox
A previsibilidade da corrida é como combustível de foguete para o novo viciado em Hyrox Keval Patel: “A consistência significa que posso comparar meu desempenho comigo mesmo e com os outros em diferentes eventos, o que adiciona uma emoção competitiva. Também elimina qualquer incerteza sobre o percurso, permitindo que eu me concentre totalmente na execução.”
Patel, de 34 anos, está entre os muitos praticantes de Hyrox que transformaram os eventos em miniférias: “Viajar para o Hyrox adiciona outra camada de motivação. É uma ótima forma de conhecer novas cidades enquanto se tem uma meta estruturada. Das minhas 11 corridas, metade foram no exterior – minhas viagens urbanas agora viraram férias fitness. Tenho quase certeza de que gastei £2.500 com atividades relacionadas ao Hyrox nos últimos dois anos, mas não me arrependo nem um pouco.”
O Hyrox está tornando os atletas menos unilaterais
O mundo do fitness adora rotular as pessoas com “o seu treino” e mantê-las presas a isso. Mas o Hyrox está mudando essa ideia, criando um novo tipo de atleta que faz de tudo.
“O Hyrox está redefinindo o que significa estar em forma”, diz Gillis. “A cultura tradicional de academia costuma dividir os atletas em campos de ‘força’ ou ‘cardio’. O Hyrox quebrou essa mentalidade, dando início à era do Atleta Híbrido – alguém que é ao mesmo tempo forte e bem condicionado.”
Como todo empreendimento de sucesso, os fundadores perceberam uma lacuna no mercado – deixada escancarada por seu primo não tão distante, o CrossFit. E as pessoas estão realmente se engajando, como Gillis explica claramente: “Esse equilíbrio é algo que as competições de CrossFit nunca conseguiram captar totalmente, e é por isso que o Hyrox está se tornando uma força dominante no setor.”
Hyrox
Cortesia do Hyrox
“Ele superou o CrossFit em apelo popular porque permite que a pessoa comum treine e compita em alto nível sem precisar de habilidades de ginástica de elite ou experiência excessiva em levantamento de peso.”
A vontade de provar a si mesmo
Uma marca registrada do Hyrox é a forma como ele desperta aquele fogo interior em todos nós, explica Jake Dearden, treinador master do Hyrox e atleta da Red Bull. “As pessoas gostam de saber no que estão se metendo. Normalmente, acham que o evento é mais fácil do que realmente é e, por isso, não treinam tanto quanto deveriam. Assim que participam do primeiro Hyrox, são colocadas em seu devido lugar. Isso é o que o torna viciante – elas acham que podem fazer melhor e se inscrevem para mais corridas.”
Eden Soning, de 27 anos, já participou de duas provas de Hyrox e credita à adrenalina seu novo vício: “Isso me mostrou que posso realmente fazer qualquer coisa em que eu coloque minha mente, e muitas vezes reflito sobre o quanto evoluí – não apenas fisicamente, mas mentalmente também. Tenho muito a agradecer ao Hyrox. A sensação depois de concluir um treino difícil e exaustivo é incomparável. Você se surpreende o tempo todo – a resiliência mental que você desenvolve é diferente de qualquer outra.”
A pura tenacidade vista no chão de uma corrida de Hyrox foi o que chamou a atenção de Ben Diaper, de 31 anos, que fez sua estreia em novembro: “Havia um competidor em especial que me impressionou no dia. Ele estava competindo de muletas e depois descobri que tem displasia epifisária. Que cara incrível. Foi um lembrete de que esse evento não é necessariamente sobre ser o mais rápido, mas sobre desafiar o corpo, a mente e competir consigo mesmo. Todos temos nossos motivos, e acredito que, em um mundo moderno onde o tempo parece cada vez mais precioso, competições como o Hyrox podem nos dar um foco e uma paixão muito necessários fora da rotina diária.”
Fazer parte de uma comunidade acolhedora
A comunidade é tudo no Hyrox: pessoas com mentalidade parecida compartilhando o espaço está no coração do esporte. “É um esporte incrível com uma comunidade maravilhosa que só quer o melhor para você”, diz Dearden. “As pessoas estão realmente lá para se superarem.”
Gillis acredita que a camaradagem é um agente de união: “A experiência compartilhada de passar por um evento difícil juntos gera um senso de pertencimento – o que é uma das principais razões pelas quais as pessoas continuam no Hyrox por muito tempo.”
Hyrox
Cortesia do Hyrox
Para Zoe Rae, embaixadora do Hyrox, a inclusão é empoderadora: “Estou, de longe, mais feliz na minha jornada fitness desde que comecei no Hyrox. Há todos os tipos de corpos e níveis de condicionamento participando. É só ir a um evento e apoiar para se sentir incrivelmente inspirado.”
A forma como o evento é organizado garante que você nunca esteja sem incentivo – com voluntários espalhados por todo o percurso para te animar. “Ajudamos o evento a funcionar bem enquanto promovemos uma ótima atmosfera comunitária”, diz Baruch Labunski, voluntário do Hyrox. “O clima do Hyrox é diferente de outros eventos esportivos. O local fica carregado de entusiasmo, sem panelinhas ou comparações. É maravilhoso.”
Para melhorar ainda mais, não importa seu nível de condicionamento físico, você tem total liberdade para escolher em qual divisão competir: elite, solo, duplas ou revezamento. “Estamos comprometidos com a inclusão, oferecendo várias divisões adaptadas com suporte dedicado para garantir que a corrida seja acessível a todos”, diz Mintra Tilly, diretora esportiva do Hyrox. “Seja competindo sozinho ou em equipe, você faz parte de uma comunidade maior de pessoas que compartilham o entusiasmo da corrida.”
Do iniciante ao profissional, ninguém fica para trás
A beleza do Hyrox é que qualquer pessoa pode entrar no jogo e encarar o desafio. Tudo que você precisa é se familiarizar com os treinos – e investir em um bom par de tênis.
“O Hyrox atinge o equilíbrio perfeito entre ser desafiador e acessível – é por isso que a taxa de conclusão é superior a 98%”, diz Gillis. “Mais entusiastas casuais do fitness estão considerando seriamente o Hyrox – pessoas que, um ano atrás, não pensariam em competir. E mais atletas profissionais de outros esportes estão entrando nas corridas, trazendo novos talentos e visibilidade para o esporte.”
Hyrox
Cortesia do Hyrox
“É totalmente acessível a todos”, diz Rae, cuja experiência de treino no Exército a levou a competir (e vencer) no Hyrox duplas com o marido. “Os movimentos do Hyrox são movimentos do dia a dia. A corrida não é muito técnica e completá-la é um objetivo realmente alcançável para muita gente. Todo mundo que me diz ‘não sei por onde começar’, eu sempre digo ‘só se inscreve!’ Sim, é difícil, mas não é tão assustador quanto parece. A sensação de terminar é incomparável. Só não esqueça de priorizar a corrida.”
Diaper compartilha seus pensamentos sobre mergulhar no Hyrox: “Como iniciante, achei que muito do condicionamento que eu vinha fazendo seria transferível e que eu conseguiria participar. Fiz uma simulação na minha academia PureGym para ter certeza de que conseguiria completar (e consegui), e depois fiz alguns treinos específicos antes da prova. Deu nervoso, mas consegui um tempo decente. Fui colocado no meu lugar e inspirado.”
Para todas as idades
Basta dar uma olhada no Instagram do Hyrox e você verá rapidamente que não se trata apenas de abdômens definidos e condicionamento de ponta. Atletas hardcore dividem os holofotes com participantes na casa dos 60 e 70 anos.
Hyrox
Cortesia do Hyrox
O pai de Gillis, Patrick, de 64 anos, competiu em dupla com o filho no ano passado: “A chance de competir ao lado do meu filho de 38 anos em um evento tão intenso era algo que eu não podia deixar passar.
O Hyrox cria uma oportunidade única de compartilhar uma experiência inesquecível com amigos e familiares. Espero que isso inspire mais pais e filhos, mães e filhas a se unirem para enfrentar esse desafio juntos. Olhando para trás, sei que nós dois vamos dizer: ‘Sou muito grato por termos tido essa oportunidade de competir e criar essa memória juntos’.”
É basicamente uma festa fitness
Criar um ambiente onde um treino exaustivo pareça divertido de verdade? Esses caras merecem um troféu. “Sempre chamei o Hyrox de mini rave fitness!”, diz Rae. “No segundo em que você entra lá, a música está bombando e você ouve as pessoas torcendo. Acho que isso torna o elemento competitivo muito menos assustador!”
“A produção do evento – da música, identidade visual e estrutura da corrida ao processo de inscrição – parece de nível mundial”, diz Gillis. “Eu compararia a energia a algo entre uma luta da WWE e uma corrida de resistência de elite. Seja você um competidor de primeira viagem ou um atleta experiente, o ambiente faz com que você se sinta parte de algo grandioso.”
Sem dúvida, o futuro do Hyrox é extremamente promissor, e Dearden aposta em algo ainda mais ousado: “Um dia, estará nas Olimpíadas.” Só o tempo dirá.
Será que os recordes pessoais e os ganhos musculares são tudo o que a academia tem a oferecer? Às vezes parece que sim, o que torna difícil manter a motivação. É por isso que os fanáticos por academia estão obcecados com o Hyrox. Sim, o desafio de fitness funcional já deu a 650 mil atletas (e contando) ao redor do mundo um novo motivo para ir à academia.
Uma corrida de Hyrox combina um mix matador de treinos conhecidos (e geralmente evitados) em uma corrida de 8 km. Cada quilômetro é interrompido por uma estação de treino funcional diferente, incluindo horrores como empurrões de trenó, burpees com salto em distância e avanços com saco de areia.
Além dos 350 mil dólares em prêmios em dinheiro e das arenas altamente “instagramáveis”, o Hyrox tem um grande atrativo. Ele se mantém fiel à sua proposta de ser “a competição de fitness para todos os corpos”, e é por isso que está atraindo uma nova leva de competidores. Frequentadores de academia de todas as habilidades perceberam rapidamente que, com um pouco de esforço (e muito suor), qualquer um pode aprender o básico e cruzar a linha de chegada com sucesso.
Leia mais
O mesmo jogo, sempre
Como seres humanos, somos programados para o autodesenvolvimento, e o Hyrox é o ambiente perfeito para focar no seu progresso porque o percurso é exatamente o mesmo, não importa em que lugar do mundo você compita.
“As pessoas querem treinar por um motivo”, diz Andrew Gillis, personal trainer, atleta profissional de Hyrox e cofundador da Resilience Fitness. “O Hyrox dá a elas um objetivo claro pelo qual trabalhar. Ele também fornece métricas de progresso tangíveis – seu tempo, sua classificação, suas melhorias – o que alimenta a motivação.”
“O formato padronizado do Hyrox foi fundamental para o crescimento do esporte”, continua ele. “A estrutura repetível da corrida adiciona um elemento de melhoria contínua ao seu treino. Também garante consistência na forma como a arbitragem e a pontuação são realizadas em todos os eventos.”
Cortesia do Hyrox
A previsibilidade da corrida é como combustível de foguete para o novo viciado em Hyrox Keval Patel: “A consistência significa que posso comparar meu desempenho comigo mesmo e com os outros em diferentes eventos, o que adiciona uma emoção competitiva. Também elimina qualquer incerteza sobre o percurso, permitindo que eu me concentre totalmente na execução.”
Patel, de 34 anos, está entre os muitos praticantes de Hyrox que transformaram os eventos em miniférias: “Viajar para o Hyrox adiciona outra camada de motivação. É uma ótima forma de conhecer novas cidades enquanto se tem uma meta estruturada. Das minhas 11 corridas, metade foram no exterior – minhas viagens urbanas agora viraram férias fitness. Tenho quase certeza de que gastei £2.500 com atividades relacionadas ao Hyrox nos últimos dois anos, mas não me arrependo nem um pouco.”
O Hyrox está tornando os atletas menos unilaterais
O mundo do fitness adora rotular as pessoas com “o seu treino” e mantê-las presas a isso. Mas o Hyrox está mudando essa ideia, criando um novo tipo de atleta que faz de tudo.
“O Hyrox está redefinindo o que significa estar em forma”, diz Gillis. “A cultura tradicional de academia costuma dividir os atletas em campos de ‘força’ ou ‘cardio’. O Hyrox quebrou essa mentalidade, dando início à era do Atleta Híbrido – alguém que é ao mesmo tempo forte e bem condicionado.”
Como todo empreendimento de sucesso, os fundadores perceberam uma lacuna no mercado – deixada escancarada por seu primo não tão distante, o CrossFit. E as pessoas estão realmente se engajando, como Gillis explica claramente: “Esse equilíbrio é algo que as competições de CrossFit nunca conseguiram captar totalmente, e é por isso que o Hyrox está se tornando uma força dominante no setor.”
Hyrox
Cortesia do Hyrox
“Ele superou o CrossFit em apelo popular porque permite que a pessoa comum treine e compita em alto nível sem precisar de habilidades de ginástica de elite ou experiência excessiva em levantamento de peso.”
A vontade de provar a si mesmo
Uma marca registrada do Hyrox é a forma como ele desperta aquele fogo interior em todos nós, explica Jake Dearden, treinador master do Hyrox e atleta da Red Bull. “As pessoas gostam de saber no que estão se metendo. Normalmente, acham que o evento é mais fácil do que realmente é e, por isso, não treinam tanto quanto deveriam. Assim que participam do primeiro Hyrox, são colocadas em seu devido lugar. Isso é o que o torna viciante – elas acham que podem fazer melhor e se inscrevem para mais corridas.”
Eden Soning, de 27 anos, já participou de duas provas de Hyrox e credita à adrenalina seu novo vício: “Isso me mostrou que posso realmente fazer qualquer coisa em que eu coloque minha mente, e muitas vezes reflito sobre o quanto evoluí – não apenas fisicamente, mas mentalmente também. Tenho muito a agradecer ao Hyrox. A sensação depois de concluir um treino difícil e exaustivo é incomparável. Você se surpreende o tempo todo – a resiliência mental que você desenvolve é diferente de qualquer outra.”
A pura tenacidade vista no chão de uma corrida de Hyrox foi o que chamou a atenção de Ben Diaper, de 31 anos, que fez sua estreia em novembro: “Havia um competidor em especial que me impressionou no dia. Ele estava competindo de muletas e depois descobri que tem displasia epifisária. Que cara incrível. Foi um lembrete de que esse evento não é necessariamente sobre ser o mais rápido, mas sobre desafiar o corpo, a mente e competir consigo mesmo. Todos temos nossos motivos, e acredito que, em um mundo moderno onde o tempo parece cada vez mais precioso, competições como o Hyrox podem nos dar um foco e uma paixão muito necessários fora da rotina diária.”
Fazer parte de uma comunidade acolhedora
A comunidade é tudo no Hyrox: pessoas com mentalidade parecida compartilhando o espaço está no coração do esporte. “É um esporte incrível com uma comunidade maravilhosa que só quer o melhor para você”, diz Dearden. “As pessoas estão realmente lá para se superarem.”
Gillis acredita que a camaradagem é um agente de união: “A experiência compartilhada de passar por um evento difícil juntos gera um senso de pertencimento – o que é uma das principais razões pelas quais as pessoas continuam no Hyrox por muito tempo.”
Hyrox
Cortesia do Hyrox
Para Zoe Rae, embaixadora do Hyrox, a inclusão é empoderadora: “Estou, de longe, mais feliz na minha jornada fitness desde que comecei no Hyrox. Há todos os tipos de corpos e níveis de condicionamento participando. É só ir a um evento e apoiar para se sentir incrivelmente inspirado.”
A forma como o evento é organizado garante que você nunca esteja sem incentivo – com voluntários espalhados por todo o percurso para te animar. “Ajudamos o evento a funcionar bem enquanto promovemos uma ótima atmosfera comunitária”, diz Baruch Labunski, voluntário do Hyrox. “O clima do Hyrox é diferente de outros eventos esportivos. O local fica carregado de entusiasmo, sem panelinhas ou comparações. É maravilhoso.”
Para melhorar ainda mais, não importa seu nível de condicionamento físico, você tem total liberdade para escolher em qual divisão competir: elite, solo, duplas ou revezamento. “Estamos comprometidos com a inclusão, oferecendo várias divisões adaptadas com suporte dedicado para garantir que a corrida seja acessível a todos”, diz Mintra Tilly, diretora esportiva do Hyrox. “Seja competindo sozinho ou em equipe, você faz parte de uma comunidade maior de pessoas que compartilham o entusiasmo da corrida.”
Do iniciante ao profissional, ninguém fica para trás
A beleza do Hyrox é que qualquer pessoa pode entrar no jogo e encarar o desafio. Tudo que você precisa é se familiarizar com os treinos – e investir em um bom par de tênis.
“O Hyrox atinge o equilíbrio perfeito entre ser desafiador e acessível – é por isso que a taxa de conclusão é superior a 98%”, diz Gillis. “Mais entusiastas casuais do fitness estão considerando seriamente o Hyrox – pessoas que, um ano atrás, não pensariam em competir. E mais atletas profissionais de outros esportes estão entrando nas corridas, trazendo novos talentos e visibilidade para o esporte.”
Hyrox
Cortesia do Hyrox
“É totalmente acessível a todos”, diz Rae, cuja experiência de treino no Exército a levou a competir (e vencer) no Hyrox duplas com o marido. “Os movimentos do Hyrox são movimentos do dia a dia. A corrida não é muito técnica e completá-la é um objetivo realmente alcançável para muita gente. Todo mundo que me diz ‘não sei por onde começar’, eu sempre digo ‘só se inscreve!’ Sim, é difícil, mas não é tão assustador quanto parece. A sensação de terminar é incomparável. Só não esqueça de priorizar a corrida.”
Diaper compartilha seus pensamentos sobre mergulhar no Hyrox: “Como iniciante, achei que muito do condicionamento que eu vinha fazendo seria transferível e que eu conseguiria participar. Fiz uma simulação na minha academia PureGym para ter certeza de que conseguiria completar (e consegui), e depois fiz alguns treinos específicos antes da prova. Deu nervoso, mas consegui um tempo decente. Fui colocado no meu lugar e inspirado.”
Para todas as idades
Basta dar uma olhada no Instagram do Hyrox e você verá rapidamente que não se trata apenas de abdômens definidos e condicionamento de ponta. Atletas hardcore dividem os holofotes com participantes na casa dos 60 e 70 anos.
Hyrox
Cortesia do Hyrox
O pai de Gillis, Patrick, de 64 anos, competiu em dupla com o filho no ano passado: “A chance de competir ao lado do meu filho de 38 anos em um evento tão intenso era algo que eu não podia deixar passar.
O Hyrox cria uma oportunidade única de compartilhar uma experiência inesquecível com amigos e familiares. Espero que isso inspire mais pais e filhos, mães e filhas a se unirem para enfrentar esse desafio juntos. Olhando para trás, sei que nós dois vamos dizer: ‘Sou muito grato por termos tido essa oportunidade de competir e criar essa memória juntos’.”
É basicamente uma festa fitness
Criar um ambiente onde um treino exaustivo pareça divertido de verdade? Esses caras merecem um troféu. “Sempre chamei o Hyrox de mini rave fitness!”, diz Rae. “No segundo em que você entra lá, a música está bombando e você ouve as pessoas torcendo. Acho que isso torna o elemento competitivo muito menos assustador!”
“A produção do evento – da música, identidade visual e estrutura da corrida ao processo de inscrição – parece de nível mundial”, diz Gillis. “Eu compararia a energia a algo entre uma luta da WWE e uma corrida de resistência de elite. Seja você um competidor de primeira viagem ou um atleta experiente, o ambiente faz com que você se sinta parte de algo grandioso.”
Sem dúvida, o futuro do Hyrox é extremamente promissor, e Dearden aposta em algo ainda mais ousado: “Um dia, estará nas Olimpíadas.” Só o tempo dirá.