Breaking
15 Apr 2025, Tue

GP do Bahrein: Piastri vence e assume 2º lugar no Mundial; Bortoleto é 19º




Australiano contou com corrida morna de Verstappen para ocupar a vice-liderança no campeonato; Russell e Norris completam top 3 na corrida deste domingo Fórmula 1 divulga o calendário de 2025 com 24 etapas, e GP de São Paulo
O campeonato de 2025 da F1 tem um novo vice-líder: Oscar Piastri, vencedor do GP do Bahrein neste domingo. O australiano liderou de ponta a ponta na frente de George Russell, da Mercedes, e do colega Lando Norris – que quase perdeu a liderança do Mundial mas reagiu após um safety car na metade final da prova. Gabriel Bortoleto sofreu com o ritmo da Sauber, e chegou apenas em 19º.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Próxima corrida da F1 2025: data e horários do GP da Arábia Saudita
Veja a classificação atualizada do campeonato
Oscar Piastri, da McLaren, durante o GP do Bahrein da F1 2025
Rudy Carezzevoli/Getty Images
Bortoleto largou de pneus médios e apesar de ter ganhado algumas posições com as trocas de outros pilotos, sofreu com o ritmo dos compostos duros, chegando a quase 1s de diferença do colega da Sauber, Nico Hulkenberg, que terminou em 13º.
Essa é a segunda vitória de Piastri no campeonato; o piloto do carro 81 da McLaren também subiu ao topo do pódio no GP da China. A conquista marcou, ainda, o primeiro triunfo da equipe inglesa no Circuito de Sakhir. O resultado, somado ao sexto lugar de Max Verstappen, permitiu que Oscar desbancasse o holandês da RBR da vice-liderança do Mundial com diferença de cinco pontos.
Oscar Piastri com troféu após vencer o GP do Bahrein da F1 2025
Clive Rose/Getty Images
Norris segue na ponta graças ao pódio que garantiu nas últimas voltas, com três tentos de vantagem em relação ao companheiro. Os dois somam 151 pontos para a McLaren, que amplia a diferença na liderança do campeonato de construtores sobre a Mercedes para 58 pontos.
A equipe alemã resistiu ao avanço de Norris no fim apesar dos pneus macios desgastados de Russell e chegou a três pódios no ano, confirmando-se como segunda força neste início de campeonato. Andrea Kimi Antonelli, porém, ficou fora da zona de pontuação pela primeira vez ao chegar em 11º, tendo sido empurrado para fora da pista por Carlos Sainz (este, punido com três posições no próximo GP pelo lance, já que abandonou após colisão com Yuki Tsunoda, da RBR), chegou em 11º.
George Russell se defende de Lando Norris no fim do GP do Bahrein da F1 2025
Clive Mason/Getty Images
Correndo por fora, a Ferrari fez sua melhor corrida até aqui, garantindo-se no top 5 pela primeira vez tanto com Charles Leclerc, em quarto lugar, quanto com Lewis Hamilton. No entanto, os pneus duros não mantiveram o bom ritmo apresentado pela dupla em seu primeiro stint; o monegasco perdeu a última vaga nas voltas finais para Norris.
Resultado
OSCAR PIASTRI (McLaren)
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +15s499
LANDO NORRIS (McLaren) +16s273
CHARLES LECLERC (Ferrari) +19s679
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +27s993
MAX VERSTAPPEN (RBR) +34s395
PIERRE GASLY (Alpine) +36s002
ESTEBAN OCON (Haas) +44s244
YUKI TSUNODA (RBR) +45s061
OLIVER BEARMAN (Haas) +47s594
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +48s016
ALEXANDER ALBON (Williams) +48s839
JACK DOOHAN (Alpine) +52s806
NICO HULKENBERG (Sauber) +53s472
ISACK HADJAR (RB) +56s314
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +60s340
LIAM LAWSON (RB) +64s435
LANCE STROLL (Aston Martin) +65s489
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +66s872
CARLOS SAINZ (Williams) – abandonou.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, em 20 de abril, com o GP da Arábia Saudita. A etapa é válida como a quinta da temporada; confira o calendário.
Momentos-chave
A largada
Largada do GP do Bahrein da F1 2025
Rula Rouhana/Reuters
Piastri manteve a dianteira apesar de uma aproximação de Russell, que passou Leclerc no fim da reta de largada e quase tocou na McLaren à frente. Norris, por sua vez, aproveitou a disputa para saltar do sexto para o terceiro lugar, surgindo à frente do monegasco da Ferrari – que acabou na quarta colocação.
Mais atrás, Verstappen caiu de sétimo para oitavo, tendo Hamilton em sua cola. Quem ganhou mais posições no início da prova foi Oliver Bearman, que subiu do último lugar para 15º ainda na volta de abertura.
Disputa pelo pódio
Piastri seguiu fazendo uma prova tranquila na dianteira, mantendo uma distância segura de Russell mesmo após a primeira rodada de pit stops dos líderes, entre as voltas 12 e 20.
Desta forma, a disputa se concentrou mesmo pelo terceiro lugar: a posição foi inicialmente ocupada por Norris, mas o britânico recebeu 5s por ter se posicionado de forma incorreta no grid de largada – ele moveu o carro pouco antes do apagar das luzes vermelhas e estacionado uma segunda vez.
Initial plugin text
A Ferrari, que largou de médios, surpreendeu com o ritmo em seu segundo conjunto de pneus de faixa amarela após os pit stops de Leclerc e Hamilton. A dupla parou na volta 18, três após Piastri, iniciando uma sequência de manobras perto da metade dos 57 giros da prova: o monegasco passou Norris, assumindo o terceiro lugar.
Já o heptacampeão da Ferrari superou em sequência Verstappen, Antonelli e Ocon, indo de oitavo a sexto, e ganhando mais uma posição com a parada de Gasly.
Norris reage após safety car
O carro de segurança foi convocado na volta 33 para a limpeza da pista, suja com detritos deixados por um contato entre Sainz e Tsunoda. Com isso, o grid retornou para uma segunda rodada de pit stops: Piastri saiu com os médios, Russell com os macios e a dupla da Ferrari, de duros.
Initial plugin text
A disputa foi retomada três giros depois, oportunidade aproveitada por Norris: ele se embolou entre as duas Ferraris e apareceu em quarto, à frente de Hamilton. Mesmo devolvendo a posição por tê-la herdado fora da pista, o britânico conseguiu passar o heptacampeão uma segunda vez.
A sete voltas da bandeirada, o britânico da McLaren encostou em Leclerc, de olho na terceira colocação – valendo a liderança do campeonato. A primeira tentativa dele, porém, não foi efetiva, e o ferrarista saiu na frente.
A segunda aproximação, no 49º giro, também não surtiu efeito. Finalmente, a cinco voltas da bandeirada, Norris conseguiu superar o rival. Como já tinha cumprido seus 5s de punição no pit stop, ele garantiu a posição que o assegurou na liderança e ainda ficou a metros de ultrapassar Russell na volta final. O piloto da Mercedes, porém, conseguiu repelir a manobra apesar dos pneus desgastados.


Australiano contou com corrida morna de Verstappen para ocupar a vice-liderança no campeonato; Russell e Norris completam top 3 na corrida deste domingo Fórmula 1 divulga o calendário de 2025 com 24 etapas, e GP de São Paulo
O campeonato de 2025 da F1 tem um novo vice-líder: Oscar Piastri, vencedor do GP do Bahrein neste domingo. O australiano liderou de ponta a ponta na frente de George Russell, da Mercedes, e do colega Lando Norris – que quase perdeu a liderança do Mundial mas reagiu após um safety car na metade final da prova. Gabriel Bortoleto sofreu com o ritmo da Sauber, e chegou apenas em 19º.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Próxima corrida da F1 2025: data e horários do GP da Arábia Saudita
Veja a classificação atualizada do campeonato
Oscar Piastri, da McLaren, durante o GP do Bahrein da F1 2025
Rudy Carezzevoli/Getty Images
Bortoleto largou de pneus médios e apesar de ter ganhado algumas posições com as trocas de outros pilotos, sofreu com o ritmo dos compostos duros, chegando a quase 1s de diferença do colega da Sauber, Nico Hulkenberg, que terminou em 13º.
Essa é a segunda vitória de Piastri no campeonato; o piloto do carro 81 da McLaren também subiu ao topo do pódio no GP da China. A conquista marcou, ainda, o primeiro triunfo da equipe inglesa no Circuito de Sakhir. O resultado, somado ao sexto lugar de Max Verstappen, permitiu que Oscar desbancasse o holandês da RBR da vice-liderança do Mundial com diferença de cinco pontos.
Oscar Piastri com troféu após vencer o GP do Bahrein da F1 2025
Clive Rose/Getty Images
Norris segue na ponta graças ao pódio que garantiu nas últimas voltas, com três tentos de vantagem em relação ao companheiro. Os dois somam 151 pontos para a McLaren, que amplia a diferença na liderança do campeonato de construtores sobre a Mercedes para 58 pontos.
A equipe alemã resistiu ao avanço de Norris no fim apesar dos pneus macios desgastados de Russell e chegou a três pódios no ano, confirmando-se como segunda força neste início de campeonato. Andrea Kimi Antonelli, porém, ficou fora da zona de pontuação pela primeira vez ao chegar em 11º, tendo sido empurrado para fora da pista por Carlos Sainz (este, punido com três posições no próximo GP pelo lance, já que abandonou após colisão com Yuki Tsunoda, da RBR), chegou em 11º.
George Russell se defende de Lando Norris no fim do GP do Bahrein da F1 2025
Clive Mason/Getty Images
Correndo por fora, a Ferrari fez sua melhor corrida até aqui, garantindo-se no top 5 pela primeira vez tanto com Charles Leclerc, em quarto lugar, quanto com Lewis Hamilton. No entanto, os pneus duros não mantiveram o bom ritmo apresentado pela dupla em seu primeiro stint; o monegasco perdeu a última vaga nas voltas finais para Norris.
Resultado
OSCAR PIASTRI (McLaren)
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +15s499
LANDO NORRIS (McLaren) +16s273
CHARLES LECLERC (Ferrari) +19s679
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +27s993
MAX VERSTAPPEN (RBR) +34s395
PIERRE GASLY (Alpine) +36s002
ESTEBAN OCON (Haas) +44s244
YUKI TSUNODA (RBR) +45s061
OLIVER BEARMAN (Haas) +47s594
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +48s016
ALEXANDER ALBON (Williams) +48s839
JACK DOOHAN (Alpine) +52s806
NICO HULKENBERG (Sauber) +53s472
ISACK HADJAR (RB) +56s314
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +60s340
LIAM LAWSON (RB) +64s435
LANCE STROLL (Aston Martin) +65s489
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +66s872
CARLOS SAINZ (Williams) – abandonou.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, em 20 de abril, com o GP da Arábia Saudita. A etapa é válida como a quinta da temporada; confira o calendário.
Momentos-chave
A largada
Largada do GP do Bahrein da F1 2025
Rula Rouhana/Reuters
Piastri manteve a dianteira apesar de uma aproximação de Russell, que passou Leclerc no fim da reta de largada e quase tocou na McLaren à frente. Norris, por sua vez, aproveitou a disputa para saltar do sexto para o terceiro lugar, surgindo à frente do monegasco da Ferrari – que acabou na quarta colocação.
Mais atrás, Verstappen caiu de sétimo para oitavo, tendo Hamilton em sua cola. Quem ganhou mais posições no início da prova foi Oliver Bearman, que subiu do último lugar para 15º ainda na volta de abertura.
Disputa pelo pódio
Piastri seguiu fazendo uma prova tranquila na dianteira, mantendo uma distância segura de Russell mesmo após a primeira rodada de pit stops dos líderes, entre as voltas 12 e 20.
Desta forma, a disputa se concentrou mesmo pelo terceiro lugar: a posição foi inicialmente ocupada por Norris, mas o britânico recebeu 5s por ter se posicionado de forma incorreta no grid de largada – ele moveu o carro pouco antes do apagar das luzes vermelhas e estacionado uma segunda vez.
Initial plugin text
A Ferrari, que largou de médios, surpreendeu com o ritmo em seu segundo conjunto de pneus de faixa amarela após os pit stops de Leclerc e Hamilton. A dupla parou na volta 18, três após Piastri, iniciando uma sequência de manobras perto da metade dos 57 giros da prova: o monegasco passou Norris, assumindo o terceiro lugar.
Já o heptacampeão da Ferrari superou em sequência Verstappen, Antonelli e Ocon, indo de oitavo a sexto, e ganhando mais uma posição com a parada de Gasly.
Norris reage após safety car
O carro de segurança foi convocado na volta 33 para a limpeza da pista, suja com detritos deixados por um contato entre Sainz e Tsunoda. Com isso, o grid retornou para uma segunda rodada de pit stops: Piastri saiu com os médios, Russell com os macios e a dupla da Ferrari, de duros.
Initial plugin text
A disputa foi retomada três giros depois, oportunidade aproveitada por Norris: ele se embolou entre as duas Ferraris e apareceu em quarto, à frente de Hamilton. Mesmo devolvendo a posição por tê-la herdado fora da pista, o britânico conseguiu passar o heptacampeão uma segunda vez.
A sete voltas da bandeirada, o britânico da McLaren encostou em Leclerc, de olho na terceira colocação – valendo a liderança do campeonato. A primeira tentativa dele, porém, não foi efetiva, e o ferrarista saiu na frente.
A segunda aproximação, no 49º giro, também não surtiu efeito. Finalmente, a cinco voltas da bandeirada, Norris conseguiu superar o rival. Como já tinha cumprido seus 5s de punição no pit stop, ele garantiu a posição que o assegurou na liderança e ainda ficou a metros de ultrapassar Russell na volta final. O piloto da Mercedes, porém, conseguiu repelir a manobra apesar dos pneus desgastados.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *