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19 Apr 2025, Sat

10 músicas dos Beatles escitas por Paul e odiadas por John

John Lennon e Paul McCartney, dos Beatles


John Lennon e Paul McCartney se tornaram uma das duplas mais icônicas e influentes de composição, contribuindo com canções excepcionais que marcaram a carreira dos Beatles e a história da música.

Apesar de ter comentado em raros momentos sua apreciação pelo trabalho de McCartney e o ter elogiado como um parceiro íntegro, o saudoso Lennon não conseguiu ignorar seu lado crítico após a separação dos Fab Four.

O músico que era conhecido pelos fãs do quarteto como o pior crítico da banda e do seu próprio trabalho decidiu aproveitar algumas situações para confessar sua aversão em relação a faixas lançadas pelos Beatles, incluindo obras escritas por seu parceiro de longa data Paul McCartney.

Confira abaixo uma lista, reunida pelo Far Out, com 10 músicas dos Beatles que foram escritas por Macca que John Lennon odiava!

10 músicas dos Beatles escritas por Paul McCartney que John Lennon odiava

“Hold Me Tight”

John Lennon demonstrou algumas vezes seu desafeto por canções do início da carreira dos Beatles. Uma delas foi “Hold Me Tight”, lançada no segundo álbum de estúdio da banda, With the Beatles.

A canção não teve uma resposta muito positiva dos críticos musicais e foi descrita por Lennon como “preenchimento de álbum”. Certa vez, ele declarou: “era uma música muito ruim e eu nunca me interessei de verdade por ela”.

“Eight Days A Week”

O hit de 1964 “Eight Days A Week”, que integrou o álbum Beatles for Sale, também entrou para a lista de odiadas de John.

Segundo Lennon, a faixa em questão “nunca foi uma boa música”; mais do que isso, chegou a ser descrita por ele como “péssima”. Apesar de ter feito sucesso com os fãs, o grupo só tocou a faixa ao vivo uma única vez para a série Thank Your Lucky Stars, da ITV.

“Yesterday”

Outro grande sucesso dos Beatles que também não agradava Lennon era a emblemática “Yesterday”. Em entrevista com David Sheff em 1980, Lennon apontou:

“A letra não se resolve em nenhum sentido, são bons versos. Eles certamente funcionam, sabe o que quero dizer? São bons — mas se você ler a música inteira, ela não diz nada; você não sabe o que aconteceu.

Ela foi embora, e ele gostaria que fosse ontem, isso você entende, mas não resolve de verdade. Então, a minha também não costumava resolver. Recebi muitos elogios por ‘Yesterday’. Essa é a música do Paul, e o bebê do Paul. Muito bem. Linda — e eu nunca desejei tê-la escrito.”

“Lovely Rita”

John Lennon ficou incomodado após o espírito de liderança de Paul McCartney se intensificar durante a gravação do icônico disco Sgt. Pepper’s. Com Macca impulsionando a criatividade artística do grupo a todo momento, Lennon não ficou satisfeito com algumas músicas.

Uma delas foi “Lovely Rita”, que foi escrita e cantada por Paul McCartney e detalha a afeição do narrador por uma guarda de trânsito. Ao falar sobre a música, John declarou:

“Não estou interessado em escrever sobre pessoas assim. Gosto de escrever sobre mim, porque eu me conheço”.

“When I’m Sixty Four”

Outra música de Sgt. Pepper’s pela qual Lennon também demonstrou desafeto foi “When I’m Sixty Four”. Esta foi uma das primeiras músicas a ser composta para o álbum por McCartney e conta a história de um jovem que planejava envelhecer com sua amada.

Devido à temática mais tradicional da canção, Lennon provocou seu colega de banda apontando que sua composição era “música de vovó” e, quando perguntado sobre quem compôs a faixa “When I’m Sixty-Four”, ele respondeu:

“Paul, completamente. Eu jamais sonharia em compor uma música assim.”

“Hello, Goodbye”

“Hello, Goodbye” é uma das músicas mais amadas da lista de faixas odiadas por Lennon. O saudoso músico ficou inconformado após ter sido decidido que a canção seria o lado A da música experimental dos Beatles, “I Am the Walrus”, e soltou o verbo em uma entrevista de 1980 à Playboy:

“Não foi uma grande peça. Foram três minutos de contradições e justaposições sem sentido. A melhor parte foi o final, que todos nós improvisamos no estúdio, onde eu toquei piano.”

“Ob-La-Di, Ob-La-Da”

A principal canção que teria feito John Lennon zoar as composições de Paul, as classificando como “música de vovó”, era “Ob-La-Di, Ob-La-Da”. A música, além de ter uma letra sem muito sentido na opinião de John, também desagradou Lennon pela insistência de Macca em gravá-la.

Vale lembrar que, após a canção do disco White Album ter sido finalmente concluída, o engenheiro de som Geoff Emerick saiu do estúdio e se recusou a trabalhar com a banda.

“Birthday”

John Lennon também não economizou nas palavras ao falar sobre “Birthday”, faixa de abertura do terceiro lado do agora icônico The White Album. De acordo com Macca, a música surgiu no improviso:

“Pensamos: ‘Por que não inventar algo?’ Então, criamos um riff e a arranjamos em torno dele. Então, isso é 50-50 John e eu, tudo inventado na hora e gravado na mesma noite.”

Porém, Lennon parecia se sentir diferente em relação à faixa. Certa vez, ele apontou:

“Acho que Paul queria uma música como ‘Happy Birthday Baby’, o antigo hit dos anos 50. Era um lixo.”

“Maxwell’s Silver Hammer”

É provável que Lennon teria recebido o apoio de todos seus antigos companheiros de banda, ou pelo menos de George Harrison e Ringo Starr, sobre sua opinião em relação à música “Maxwell’s Silver Hammer”.

Seu principal incômodo foi que o processo de composição durou muito tempo e, ao falar sobre a música que integrou o décimo primeiro disco de estúdio, Abbey Road, John explicou:

“Ele (Paul) trabalhou bastante nela. Eu estava doente depois do acidente (de carro) enquanto eles compunham a maior parte da faixa, e acredito que ele realmente esmagou George e Ringo ao gravá-la. Gastamos mais dinheiro com essa música do que com qualquer um deles em todo o álbum, eu acho.”

“Let It Be”

A presença da faixa seminal “Let It Be” nessa lista pode te surpreender, mas Lennon ficou contrariado com a canção que marcou o último single dos Beatles antes de McCartney anunciar sua saída da banda.

Enquanto muitos fãs especulavam que a música surgiu em meio aos momentos de tensão dos bastidores da banda, Lennon contestou os rumores. Em 1980, ele cravou:

“Não tem nada a ver com os Beatles. Poderia ter sido com os Wings. Não sei o que [Paul] estava pensando quando escreveu ‘Let It Be’.”

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John Lennon e Paul McCartney se tornaram uma das duplas mais icônicas e influentes de composição, contribuindo com canções excepcionais que marcaram a carreira dos Beatles e a história da música.

Apesar de ter comentado em raros momentos sua apreciação pelo trabalho de McCartney e o ter elogiado como um parceiro íntegro, o saudoso Lennon não conseguiu ignorar seu lado crítico após a separação dos Fab Four.

O músico que era conhecido pelos fãs do quarteto como o pior crítico da banda e do seu próprio trabalho decidiu aproveitar algumas situações para confessar sua aversão em relação a faixas lançadas pelos Beatles, incluindo obras escritas por seu parceiro de longa data Paul McCartney.

Confira abaixo uma lista, reunida pelo Far Out, com 10 músicas dos Beatles que foram escritas por Macca que John Lennon odiava!

10 músicas dos Beatles escritas por Paul McCartney que John Lennon odiava

“Hold Me Tight”

John Lennon demonstrou algumas vezes seu desafeto por canções do início da carreira dos Beatles. Uma delas foi “Hold Me Tight”, lançada no segundo álbum de estúdio da banda, With the Beatles.

A canção não teve uma resposta muito positiva dos críticos musicais e foi descrita por Lennon como “preenchimento de álbum”. Certa vez, ele declarou: “era uma música muito ruim e eu nunca me interessei de verdade por ela”.

“Eight Days A Week”

O hit de 1964 “Eight Days A Week”, que integrou o álbum Beatles for Sale, também entrou para a lista de odiadas de John.

Segundo Lennon, a faixa em questão “nunca foi uma boa música”; mais do que isso, chegou a ser descrita por ele como “péssima”. Apesar de ter feito sucesso com os fãs, o grupo só tocou a faixa ao vivo uma única vez para a série Thank Your Lucky Stars, da ITV.

“Yesterday”

Outro grande sucesso dos Beatles que também não agradava Lennon era a emblemática “Yesterday”. Em entrevista com David Sheff em 1980, Lennon apontou:

“A letra não se resolve em nenhum sentido, são bons versos. Eles certamente funcionam, sabe o que quero dizer? São bons — mas se você ler a música inteira, ela não diz nada; você não sabe o que aconteceu.

Ela foi embora, e ele gostaria que fosse ontem, isso você entende, mas não resolve de verdade. Então, a minha também não costumava resolver. Recebi muitos elogios por ‘Yesterday’. Essa é a música do Paul, e o bebê do Paul. Muito bem. Linda — e eu nunca desejei tê-la escrito.”

“Lovely Rita”

John Lennon ficou incomodado após o espírito de liderança de Paul McCartney se intensificar durante a gravação do icônico disco Sgt. Pepper’s. Com Macca impulsionando a criatividade artística do grupo a todo momento, Lennon não ficou satisfeito com algumas músicas.

Uma delas foi “Lovely Rita”, que foi escrita e cantada por Paul McCartney e detalha a afeição do narrador por uma guarda de trânsito. Ao falar sobre a música, John declarou:

“Não estou interessado em escrever sobre pessoas assim. Gosto de escrever sobre mim, porque eu me conheço”.

“When I’m Sixty Four”

Outra música de Sgt. Pepper’s pela qual Lennon também demonstrou desafeto foi “When I’m Sixty Four”. Esta foi uma das primeiras músicas a ser composta para o álbum por McCartney e conta a história de um jovem que planejava envelhecer com sua amada.

Devido à temática mais tradicional da canção, Lennon provocou seu colega de banda apontando que sua composição era “música de vovó” e, quando perguntado sobre quem compôs a faixa “When I’m Sixty-Four”, ele respondeu:

“Paul, completamente. Eu jamais sonharia em compor uma música assim.”

“Hello, Goodbye”

“Hello, Goodbye” é uma das músicas mais amadas da lista de faixas odiadas por Lennon. O saudoso músico ficou inconformado após ter sido decidido que a canção seria o lado A da música experimental dos Beatles, “I Am the Walrus”, e soltou o verbo em uma entrevista de 1980 à Playboy:

“Não foi uma grande peça. Foram três minutos de contradições e justaposições sem sentido. A melhor parte foi o final, que todos nós improvisamos no estúdio, onde eu toquei piano.”

“Ob-La-Di, Ob-La-Da”

A principal canção que teria feito John Lennon zoar as composições de Paul, as classificando como “música de vovó”, era “Ob-La-Di, Ob-La-Da”. A música, além de ter uma letra sem muito sentido na opinião de John, também desagradou Lennon pela insistência de Macca em gravá-la.

Vale lembrar que, após a canção do disco White Album ter sido finalmente concluída, o engenheiro de som Geoff Emerick saiu do estúdio e se recusou a trabalhar com a banda.

“Birthday”

John Lennon também não economizou nas palavras ao falar sobre “Birthday”, faixa de abertura do terceiro lado do agora icônico The White Album. De acordo com Macca, a música surgiu no improviso:

“Pensamos: ‘Por que não inventar algo?’ Então, criamos um riff e a arranjamos em torno dele. Então, isso é 50-50 John e eu, tudo inventado na hora e gravado na mesma noite.”

Porém, Lennon parecia se sentir diferente em relação à faixa. Certa vez, ele apontou:

“Acho que Paul queria uma música como ‘Happy Birthday Baby’, o antigo hit dos anos 50. Era um lixo.”

“Maxwell’s Silver Hammer”

É provável que Lennon teria recebido o apoio de todos seus antigos companheiros de banda, ou pelo menos de George Harrison e Ringo Starr, sobre sua opinião em relação à música “Maxwell’s Silver Hammer”.

Seu principal incômodo foi que o processo de composição durou muito tempo e, ao falar sobre a música que integrou o décimo primeiro disco de estúdio, Abbey Road, John explicou:

“Ele (Paul) trabalhou bastante nela. Eu estava doente depois do acidente (de carro) enquanto eles compunham a maior parte da faixa, e acredito que ele realmente esmagou George e Ringo ao gravá-la. Gastamos mais dinheiro com essa música do que com qualquer um deles em todo o álbum, eu acho.”

“Let It Be”

A presença da faixa seminal “Let It Be” nessa lista pode te surpreender, mas Lennon ficou contrariado com a canção que marcou o último single dos Beatles antes de McCartney anunciar sua saída da banda.

Enquanto muitos fãs especulavam que a música surgiu em meio aos momentos de tensão dos bastidores da banda, Lennon contestou os rumores. Em 1980, ele cravou:

“Não tem nada a ver com os Beatles. Poderia ter sido com os Wings. Não sei o que [Paul] estava pensando quando escreveu ‘Let It Be’.”

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