Conheça o mamífero primo do elefante que tem 15 cm e 4 kg

Logo - ND Mais

Você sabia que os primos dos elefantes-africanos medem até 15 cm e pesam incríveis 4 kg? Esses mamíferos ainda têm outra coisa especial em sua história: eles nomearam um país da Europa.

Damão-do-cabo com seus filhotesNascem filhotes de mamíferos que nomearam país da Europa – Foto: Bioparc Valência/Reprodução/ND

Mamíferos nasceram em bioparque na Espanha

O Procavia capensis, ou damão-do-cabo, são mamíferos que vivem em meio às rochas da África e do Sudoeste Asiático. Mas recentemente, após a execução de um programa internacional de conservação da espécie, três filhotes nasceram no Bioparc Valência, localizado na Espanha.

O bioparque, localizado na cidade de Valência, é o único na Espanha que abriga esta espécie que, recentemente, teve a espécie ampliada com uma ninhada de três bebês.

Por precaução, eles permanecem nas instalações interiores com a mãe. Os visitantes podem ver o resto do grupo, que incluem um macho e uma fêmea adultos.

Animal batizou país da Europa

Mesmo não sendo uma espécie nativa da Espanha ou sequer do continente europeu, os damões-do-cabo batizaram a Espanha.

Entre diversas teorias, a expressão “hispânia”, utilizada pelos romanos para nomear a região hoje conhecida como a Espanha, provém do nome fenício de “Eu-espan-ya” que significava “terra dos hyraxes”, nome da espécie que engloba o damão-do-cabo.

Apesar da história, o nome foi concebido em razão de uma confusão dos romanos, que confundiram os coelhos, abundantes na Espanha, com a espécie damão-do-cabo.

Primos dos elefantes?

Apesar da diferença de tamanho, estudos mostram que o damão-do-cabo compartilha um ancestral comum com os elefantes, destacando a diversidade da evolução dos mamíferos.

“Estão unidos por um antepassado comum”, comenta o biólogo Arik Kershenbaum, ao National Geographic. As duas espécies fazem parte do mesmo grupo de animais, que divergiu dos outros mamíferos há 65 milhões de anos.

Mamífero damão-do-cabo com seus filhotesAnimais são primos distantes dos elefantes – Foto: Bioparc Valência/Reprodução/ND



Post Comment

You May Have Missed