Florianópolis tem o maior número de casos de Mpox de SC

Florianópolis tem o maior número de casos confirmados de mpox em Santa Catarina. Conforme a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), são 14 casos no Estado e metade deles, sete, estão concentrados na Capital.

foto mostra peitoral e braço de homem com erupções cutâneas, que são sintomas característicos da mpoxErupções cutâneas são sintomas característicos da mpox – Foto: Reprodução/ND

Os dados são do último informe da Dive, publicado em 5 de outubro. Todos os casos confirmados ocorreram em homens com idades entre 20 e 59 anos. A maior parte dos casos, 42,9% ocorreu entre homens de 30 a 39 anos.

Casos confirmados de mpox por cidade de SC

  • Florianópolis (7)
  • Itajaí (4)
  • Joinville (1)
  • Balneário Piçarras (1)
  • São José (1)

O que é a mpox?

A mpox, conhecida como varíola dos macacos, é uma doença viral zoonótica, o que significa que pode ser transmitida de animais para humanos. A doença é causada pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero Orthopoxvirus.

A doença foi identificada pela primeira vez em 1958, quando dois surtos de uma condição semelhante à varíola afetaram colônias de macacos mantidos para pesquisa, o que deu origem ao nome ‘varíola dos macacos’.

Já o primeiro caso humano da doença foi registrado em 1970 na República Democrática do Congo. Desde então, a maioria dos casos tem sido relatada em áreas rurais da África Central e Ocidental, onde o vírus é endêmico.

Sintomas

A doença apresenta um conjunto característico de sintomas que podem variar de gravidade. Os sintomas mais comuns são:

  • Febre;
  • Dores musculares;
  • Fadiga;
  • Lesões cutâneas;
  • Linfadenopatia.
Mpox provoca lesões na pele de pacientes infectados – Foto: Getty Images/Reprodução/NDMpox provoca lesões na pele de pacientes infectados – Foto: Getty Images/Reprodução/ND

Transmissão

A mpox é uma doença viral que pode ser transmitida de várias maneiras. Entre elas:

Contato direto com lesões cutâneas de uma pessoa ou animal infectado;Contato com fluidos corporais, como sangue;Por via respiratória com gotículas de saliva da pessoa infectada.

Tratamento e prevenção

Não há tratamento específico para a infecção pelo vírus da mpox, segundo o MS. A atenção médica é usada para aliviar dores e demais sintomas, com o foco na prevenção de sequelas de longo prazo.

Atualmente, as principais vacinas utilizadas globalmente para prevenir a mpox são a ACAM2000 e a Jynneos (também conhecida como Imvamune ou Imvanex).



Post Comment

You May Have Missed