A segurança da Oktoberfest Blumenau é um dos principais fatores trabalhados pela organização da maior festa alemã das Américas. Na quinta-feira (10), dois homens foram presos pela Polícia Militar com auxílio da tecnologia adotada no evento.

No segundo dia da festa, uma visitante perdeu o celular ao derrubá-lo embaixo de uma mesa. Dois homens notaram o aparelho caído e, sem pensar duas vezes, se apropriaram dele.
Por meio das câmeras espalhadas por todo o evento, a equipe de segurança que atua na Okoberfest Blumenau identificou a dupla “mão leve”, a qual já havia deixado o Parque Vila Germânica.
Polícia Militar prendeu homens com auxílio da tecnologia da Oktoberfest
Os policiais militares realizaram rondas pela área externa do evento e conseguiram localizar os homens, de 21 e 22 anos, envolvidos no crime. Eles foram presos e conduzidos até a Delegacia implantada dentro da Oktoberfest Blumenau, onde foram autuados em flagrante.
Conforme a Polícia Militar, a dupla ainda usou o cartão de débito da mulher.
Segurança na Oktoberfest Blumenau
Todo o espaço do evento é coberto por 250 câmeras, 50 delas com reconhecimento facial, garantindo que qualquer incidente seja rapidamente identificado e solucionado, o que dará mais amplitude e gerenciamento dos ambientes em todo o complexo.
O monitoramento e tecnologia usado na Oktoberfest Blumenau é uma parceria entre a empresa de segurança, Minister e a empresa de tecnologia Intelbras.
Além das câmeras, a festa conta com 234 pessoas dedicadas exclusivamente a essa área, incluindo 20 operadores de monitoramento eletrônico. Uma das grandes novidades na segurança é o Cyberdog, um cachorro robô que vai auxiliar na vigilância e patrulhamento.

Já na segurança pública, a Polícia Militar emprega um efetivo de aproximadamente 130 policiais que atuam simultaneamente na festa nos dias e horários de mais movimento.
Como nos anos anteriores, são feitas patrulhas internas e externas no Parque Vila Germânica e nos desfiles, por meio de policiamento ostensivo a pé e motorizado com carros e motos, policiamento aéreo com a presença do Batalhão de Aviação da PMSC e policiamento especializado.

Já a Polícia Civil segue atuando com diversos serviços, como registro de boletins de ocorrência, autuação em flagrante dos autores de crimes ocorridos no interior da festa e no recebimento e entrega de objetos achados e perdidos.
São 30 policiais civis nos dias correntes e 34 policiais nos dias que ocorrerem os desfiles. Estes policiais reforçam o efetivo vindo de outras áreas.