filme conta os 30 anos da banda Repolho

Logo - ND Mais

Como diria o intrépido Cacau Menezes: “Põe na tela!” Fica aqui a dica para esta segunda-feira que é o documentário “Queremo Róque – A História da Banda Repolho”, que está na integra e de graça no YouTube.

Está muito divertido e surpreendente, tal qual a trajetória da irreverente e criativa banda de Chapecó e que marcou o momento da música do estado no cenário do rock independente nacional.

A banda catarinense Repolho tem sua trajetória de 30 anos de irreverência contada em documentário (10). – Foto: DivulgaçãoA banda catarinense Repolho tem sua trajetória de 30 anos de irreverência contada em documentário (10). – Foto: Divulgação

O grupo liderado pelos irmãos Demétrio e Roberto Panarotto surgiu bem nos meados dos anos 1990 em Chapecó, no Oeste Catarinense, reunindo influências muito profusas do rock gaúcho, do indie gringo, da literatura, do teatro, enfim, um caldeirão de irreverência que tomaram como tempero o estilo de vida e cultura rural daquela região.

A banda Repolho lançou pelo menos três álbuns e um EP entre 1997 e 2009, além de parcerias com grandes da cena musical do sul do Brasil na época, como Graforréia Xilarmônica, Júpiter Maçã, Império da Lã, entre outros. Estava naquela que foi a primeira tentativa de se demolir o antigo “Arataca”, em Floripa, e até hoje suas canções são exaltadas nos jogos da Chapecoense.

À Repolho já foram creditados muitos novos estilos: “Rural Grunge”, “Colonagem Rock”, ou “Devo do Oeste”, mas eles sempre se resumiram como “róque”. Daquele onde na horta sempre brota algo surpreendente.

História da Banda Repolho circulou por festivais e salas do país

O documentário apresenta um recorte muito bacana da trajetória de 30 anos da Repolho e estreou em 2022 no In-Edit – Festival Internacional de Documentário Musical, e circulou também por diversas salas de São Paulo. A direção é de Jivago Del Claro.

“Queremo Róque” foi produzido durante a pandemia e a ideia inicial era fazer um curta, mas diante de um rico acervo de mais de 70 horas de material inédito de shows, ensaios, entrevistas, videoclipes e gravações de álbuns, 1h20min ainda ficou pouco.



Post Comment

You May Have Missed