“Megalópolis“ chega aos cinemas: 5 pontos importantes sobre o filme
O filme “Megalópolis“, obra do cineasta Francis Ford Coppola, finalmente chega ao público. Financiada de forma independente e considerada “o projeto dos sonhos” do diretor, a produção estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (31).
Após enfrentar polêmicas nos bastidores, uma recepção morna em Cannes e um lançamento no Brasil com a presença do próprio Coppola, o filme agora poderá ser conferido nas telonas. Entretanto, a jornada para que o filme com Adam Driver chegasse às telonas não foi fácil.
Para se preparar para o novo filme, a CNN reuniu cinco pontos importantes sobre “Megalópolis” para que você assista à obra com todos os detalhes da experiência.
Confira 5 pontos sobre “Megalópolis”, novo filme de Francis Ford Coppola:
“Megalópolis” tem inspiração na cidade de Curitiba. A produção acompanha um conflito na cidade fictícia Nova Roma em que as pessoas precisam escolher entre o lado visionário utópico de Cesar Catilina (Driver), com o projeto de uma nova versão de cidade, e o pragmatismo realista de Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito).
Em uma entrevista à imprensa em setembro, Coppola compartilhou que o personagem de Adam Driver e o projeto que ele defende na história foram inspirados, respectivamente, em Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, e na cidade de Curitiba.
Segundo ele, as ideias inovadoras da cidade brasileira influenciaram a concepção do projeto igualmente utópico proposto pelo protagonista, Cesar Catilina, que, assim como Jaime Lerner, é um urbanista visionário comprometido com a transformação de Nova Roma.
Na passagem do cineasta pelo Brasil, Coppola novamente falou sobre o conceito inspirado sobre a cidade do sul do país. “Curitiba representa o protótipo do que fiz com ‘Megalópolis’”, disse, elogiando também o projeto de saneamento básico da cidade. “É o lugar com o maior nível de cuidado com a coleta seletiva, graças a Jaime Lerner.”
Coppola já havia mencionado que a produção, além de ter uma narrativa única e distinta, é uma alegoria de sua própria jornada no cinema. “Todos os meus filmes são”, disse ele em entrevista.
“Quando eu era jovem e fiz ‘O Poderoso Chefão’, tive que ser como Michael (Corleone), porque eu não tinha poder e tive que ser muito maquiavélico. Quando fiz ‘Apocalypse Now’, eu estava em uma situação absurda com helicópteros e milhões de dólares toda semana que eu estava pagando, então tive que me tornar um megalomaníaco como (o Coronel) Kurtz. Sabe, sempre me tornei os personagens de meus filmes apenas para sobreviver”, acrescentou.
O realizado também descreveu o filme como “melhor trabalho que teve o privilégio de liderar” e que o trabalho é dedicado à sua esposa Eleanor Coppola, que morreu aos 87 anos no dia 12 de abril. Eles ficaram juntos por 61 anos e são pais de Roman Coppola (escritor e produtor de vários filmes de Wes Anderson) e Sofia Coppola (“Encontros e Desencontros” e “Priscilla”).
Outro ponto polêmico em torno do lançamento de “Megalópolis” foi um trailer que apresentava supostos trechos de críticas negativas sobre alguns dos filmes mais icônicos do cineasta, como “Apocalypse Now” e “O Poderoso Chefão” enquanto promovia sua nova produção.
Em entrevista à Entertainment Weekly, Coppola afirmou estar ciente de que alguns de seus filmes não foram aclamados pela crítica, mas que não tinha conhecimento exato do que havia ocorrido com o trailer de “Megalopolis”. “Foi um erro, um acidente. Não tenho certeza do que aconteceu”, admitiu.
“Bem, eu sei que houve críticas negativas. Fui eu quem disse que havia críticas negativas“, ele pontuou sobre comentários negativas sobre outros de seus trabalhos. O trailer, já removido, apresentava trechos de supostas críticas negativas sobre filmes renomados de Coppola.
Após o lançamento da prévia, usuários pesquisaram as críticas atribuídas a Pauline Kael e Roger Ebert, que apareciam no vídeo, e descobriram que, na verdade, esses críticos haviam elogiado os filmes de Coppola em seus textos originais. Na mesma noite, a Lionsgate, distribuidora do longa-metragem, anunciou que retiraria o trailer de seus canais oficiais e pediu desculpas pelo ocorrido.
“Pedimos desculpas sinceras aos críticos envolvidos, a Francis Ford Coppola e à American Zoetrope por esse erro inaceitável em nosso processo de verificação. Nós erramos. Lamentamos,” dizia o comunicado. Além do pedido de desculpas, a companhia também demitiu o consultor de marketing Eddie Egan, que admitiu ter utilizado inteligência artificial para criar as falsas citações.
“Megalópolis” também foi alvo de críticas por a suposta conduta do cineasta no set. Ao The Guardian, fontes alegaram “comportamento caótico” por parte do diretor “puxando mulheres para sentarem em seu colo” e “tentando beijar algumas das figurantes de topless e seminuas”.
Em entrevista ao The New York Times, no entanto, Coppola negou tudo. “Minha mãe me disse que se você avança em direção a uma mulher, isso significa que você a desrespeita, e às garotas por quem eu tinha uma queda, eu certamente não as desrespeitei”, disse Coppola.
“Não sou melindroso. Eu sou muito tímido”, acrescentou o diretor ao The New York Times. O produtor executivo de “Megalopolis”, Darren Demetre, também divulgou um comunicado após a reportagem do The Guardian, afirmando que “nunca tive conhecimento de quaisquer reclamações de assédio ou mau comportamento durante o curso do projeto”.
“Houve dois dias em que filmamos uma cena comemorativa, onde Francis andou pelo set para estabelecer o espírito da cena, dando abraços e beijos gentis na bochecha do elenco e figurantes. Foi a sua maneira de ajudar a inspirar e estabelecer a atmosfera do clube, que foi tão importante para o filme”, continuou na declaração.
Até o momento, “Megalópolis” está enfrentando críticas desfavoráveis no cenário internacional. Em Cannes, o filme recebeu apenas cinco minutos de aplausos, um número considerado baixo para o festival. Nos sites de agregação de críticas, como Rotten Tomatoes e Metacritic, a situação é ainda mais preocupante.
No Rotten Tomatoes, o filme obteve 46% de aprovação, enquanto no Metacritic a situação é um pouco melhor, com 55%. Em ambos os sites, o consenso crítico indica que “Megalópolis” tinha potencial para ser um bom filme, mas tenta abordar muitos temas ao mesmo tempo, o que prejudica a compreensão do espectador.
A obra se torna quase um caso de “ame ou odeie”, refletido nas avaliações dos usuários no Letterboxd, onde há tanto críticas com meia estrela (a mais baixa da plataforma) quanto com cinco estrelas (a mais alta).
Durante o painel de perguntas e respostas, em São Paulo, Coppola expressou o desejo de dialogar com alguém que já tivesse assistido ao filme e não tivesse gostado. “Quero conversar com alguém que não gostou, quero discutir sobre o meu filme“, ele pediu. Apesar da tentativa, o pedido do realizador de 85 anos não foi atendido.
Assista ao trailer de “Megalópolis”:
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