Bolsonarista pede explicações aos EUA por obra em embaixada no Brasil

A embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, da Secretaria de Europa e América do Norte (SEAN) do Itamaraty, também esteve presente no evento

Líder da oposição na Câmara, o deputado bolsonarista Filipe Barros (PL-PR) quer que os Estados Unidos expliquem a construção de uma megaestrutura com nove andares subterrâneos na embaixada americana em Brasília.

O pedido foi anunciado pelo parlamentar paranaense na quinta-feira (31/10) e será protocolado no sistema da Câmara. Barros quer que a representação americana no Brasil explique o porquê da necessidade da obra.

1 de 5

Autoridades realizaram ato simbólico para marcar início das obras

Felipe Torres/Metrópoles

2 de 5

A embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, da Secretaria de Europa e América do Norte (SEAN) do Itamaraty, também esteve presente no evento

Felipe Torres/Metrópoles

3 de 5

Filipe Barros, líder da Oposição na Câmara

Mário Agra/Câmara dos Deputados

4 de 5

Deputado federal Filipe Barros (PSL-PR)

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

5 de 5

Brasília (DF), 08/01/20. Embaixada dos Estados Unidos

Rafaela Felicciano/Metrópoles

“Por se tratar de questão de soberania nacional, estou protocolando um pedido de esclarecimento para a embaixada americana explicar ao povo brasileiro o porquê da necessidade de uma estrutura tão grande com 9 andares subterrâneos”, afirma o deputado.

Em maio de 2024, a embaixada lançou a pedra fundamental da obra. O projeto da nova sede foi inspirado nas criações das referências arquitetônicas dos brasileiros Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx.

A expectativa é que o projeto seja concluído entre quatro e sete anos. O novo prédio da missão dos Estados Unidos terá nove andares subterrâneos. O consulado americano no Rio de Janeiro também irá passar por reformas.

A coluna procurou a embaixada americana em Brasília para saber se gostaria de comentar a requisição do deputado bolsonarista, mas não houve manifestação.



Post Comment

You May Have Missed