Estudante de Palhoça é ganhadora do programa socioambiental “Ao redor da Ibero-América 2024”

Estudante de Palhoça é ganhadora do programa socioambiental "Ao redor da Ibero-América 2024"Mais de 230 mil crianças de escolas públicas em 8 países da Ibero-América são impactadas pela iniciativa liderada pela Veolia, em parceria com a OEI, com foco na conscientização socioambiental – Foto: Veolia/Divulgação

Agatha Manuela Lessa Souza, de 10 anos, estudante da Escola Básica Municipal Guilherme Wiethorn Filho, em Palhoça-SC, destacou-se como a grande vencedora do programa “Ao redor da Ibero-América 2024“.

Em colaboração com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), há mais de 10 anos a Veolia promove a campanha, cujo objetivo é desenvolver a conscientização ambiental entre crianças do 4º e 5º ano de escolas municipais em diversos países da Ibero-América. Atualmente, fazem parte do programa a Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Panamá, Equador, México e Peru.

Com a participação de 100 escolas, mais de 6 mil alunos e 175 professores em 4 Estados brasileiros, o tema da campanha de 2024 foi “Explorando o poder da energia”, visando educar os estudantes sobre a importância das energias renováveis e seus benefícios para a preservação do planeta, e despertando o interesse das crianças pela transformação ecológica por meio de conteúdos educativos.

Para isso, as escolas participantes receberam materiais pedagógicos desenvolvidos pela Veolia e pela OEI, que incluíam um caderno para os alunos, repleto de informações sobre temas ligados ao meio ambiente, além de um caderno voltado para os professores, que serviu como guia para promover discussões e atividades em sala de aula.

Um dos principais atrativos do programa é o concurso em que cada aluno participante deve criar um curta-metragem de até cinco minutos. O tema do vídeo deste ano foi “Energias renováveis e sua importância para proteger nosso planeta”, e os alunos foram incentivados a apresentar de forma criativa maneiras de otimizar o uso dessas energias em prol do meio ambiente.

Etapas do concurso

A seleção dos vencedores ocorre em várias etapas, começando nas escolas. Cada instituição escolhe os três melhores trabalhos, que são premiados com medalhas.

Após a seleção nas escolas, a Secretaria de Educação faz uma avaliação municipal para identificar os três melhores alunos da região. Esses estudantes também são premiados, assim como seus professores. O primeiro colocado de cada município tem seu trabalho enviado para a avaliação nacional, e um júri escolhe o grande vencedor.

Aluna premiada ganha uma viagem internacional

O prêmio conquistado por Agatha com o curta-metragem “Uma Aventura Energética”, em que utiliza a personagem Ana, uma menina curiosa, para explorar o tema das energias renováveis de forma lúdica e inspiradora, foi uma viagem ao Peru.

Ela embarca para o país no dia 18 de novembro, acompanhada de sua mãe e de um representante da Veolia Brasil. Durante a viagem, a estudante vencedora terá a oportunidade de se encontrar com outros sete campeões dos demais países participantes do programa, promovendo um intercâmbio cultural e educativo.

Estudante de Palhoça é ganhadora do programa socioambiental "Ao redor da Ibero-América 2024"Flavio Henrique, Gerente Operacional CO Grande Florianópolis, Tatiane Rosa, Coordenadora do Ensino Fundamental de Palhoça, Ágatha Manuela Lessa Souza, Andreia Machado, Diretora de Ensino de Palhoça, Claudineia Cilião, Gerente Comercial Regional Sul – Foto: Veolia/Divulgação

Além da estudante, sua escola também foi premiada com uma impressora e um projetor durante cerimônia que ocorreu nesta quinta-feira (31). Já a professora de Agatha recebeu um notebook, que ajudará no preparo das aulas.

Ao todo, foram 54 estudantes vencedores a nível municipal, em 18 cidades brasileiras, situadas nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Alagoas. Todos eles concorreram nacionalmente. As cerimônias de premiação para esses alunos, professores e escolas estão programadas para ocorrer ao longo do mês de novembro.

Por que trazer a consciência ambiental para crianças?

As mudanças climáticas afetam nosso planeta de forma preocupante, e a educação sobre essas questões precisa iniciar desde a infância, como relata o estudo publicado em 2024 na Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, denominado “Educação ambiental e educação infantil”.

A pesquisa ressalta a relevância de abordar questões ambientais desde os primeiros anos de vida das crianças, pois é nesse momento que elas começam a formar suas percepções, valores e atitudes em relação ao ambiente ao seu redor.

“Quanto mais cedo as crianças são expostas a experiências que promovem valores como  respeito,  harmonia  e  amor  pelo  meio  ambiente,  mais  capacitadas  estarão  para  se tornarem adultos que podem efetivamente contribuir para a transformação e melhoria do mundo em que vivem”, aponta o estudo.

A inclusão da educação ambiental nas escolas municipais não pode ser negligenciada, visto que contribui para a formação de uma consciência ambiental necessária ao considerarmos os desafios atuais, que envolvem o aumento das temperaturas do planeta, os eventos climáticos extremos a que temos assistido e a extinção da biodiversidade.

Segundo o Barômetro da Transformação Ecológica, pesquisa recente realizada pela Veolia em colaboração com a Elabe, o Brasil apresenta o maior nível de insegurança ecológica e climática entre os 26 países analisados.

Os resultados revelam que mais da metade dos participantes da pesquisa (57%) não consegue visualizar um futuro sem carbono. Neste momento, 25% dos brasileiros expressam ceticismo em relação à capacidade da humanidade de lidar com as mudanças climáticas e de diminuir a poluição, enquanto 11% acreditam que já é tarde demais para mitigar seus efeitos.

Neste contexto, o impacto transformador da educação ambiental na vida das crianças é significativo. Isso porque elas passam a entender a importância de práticas sustentáveis, como a reciclagem, a economia de água e energia e a preservação dos recursos naturais. Essa conscientização pode levar a mudanças de comportamento no presente, tanto em casa quanto na comunidade, pensando na transformação ecológica para o futuro.

O programa socioambiental da Veolia, que já alcançou mais de 230 mil crianças da Ibero-América desde 2012, em oito países, reforça a crescente preocupação com as questões ambientais que afetam o planeta, como a destruição dos ecossistemas e a importância da economia circular, das energias renováveis, da reciclagem e da proteção da biodiversidade.

Como os pais podem incentivar a consciência ambiental em casa

Além da educação escolar, os pais têm um papel importante na formação da consciência ambiental dos filhos. A prática de hábitos sustentáveis pode ser introduzida no dia a dia familiar.

Uma maneira simples de começar é por meio da redução de resíduos. Ensinar as crianças a reutilizar materiais, como garrafas plásticas e caixas de papel, pode incentivar a criatividade e a responsabilidade.

A reciclagem é outra prática fundamental. Os pais podem implementar diversas ações simples em casa para promover essa conscientização. Uma das primeiras medidas é separar o lixo, organizando os resíduos em diferentes categorias para facilitar a reciclagem.

Participar de programas de coleta seletiva na comunidade também é uma ação importante, pois contribui para o fortalecimento da rede de reciclagem local e ajuda a disseminar a importância da sustentabilidade entre os vizinhos.

Promover o uso consciente da água é igualmente importante. Por exemplo, os pais podem ensinar as crianças a fecharem a torneira enquanto escovam os dentes. Esses pequenos gestos podem ter grande impacto.

Para saber mais sobre a Veolia e seus projetos, acesse o site oficial e as redes sociais.



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