Nossa Senhora de Guadalupe é celebrada em evento na Ilha dos Frades

A Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Ilha dos Frades, na Baía de Todos-os-Santos, realiza nesta quinta-feira (12) sua primeira procissão marítima em homenagem à padroeira da América Latina. O evento, que marca a inclusão da Virgem de Guadalupe no calendário de festas religiosas da região, contará com uma série de atividades ao longo do dia.

 

 

Entre as homenagens a Santa, a celebração conta com a entrega da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, uma obra do artista plástico brasileiro Vik Muniz, que será instalada na capela. Após a missa, a programação segue com show de Jau e da DJ Ga Salvia, além de uma experiência gastronômica conduzida pela chef Angeluci Figueiredo, do restaurante Preta. O evento ocorre em um espaço próximo à praia da Ponta de Nossa Senhora, reconhecida pelo selo internacional Bandeira Azul por sua preservação ambiental.

 

Em entrevista ao BN Hall, a presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, destacou a importância do evento como um resgate das tradições locais e uma oportunidade de reinventá-las. “Toda vez que a gente cria uma expectativa ou lança uma novidade, dá aquele friozinho na barriga de como vai ser, se as pessoas vão aderir. O retorno que a gente tem tido é o melhor possível. Para mim, é um prazer enorme homenagear a ‘Rainha das Américas’, que é uma santa muito representativa e significativa para a fé mariana”, afirmou.

 

Isabela também destacou a relevância de unir tradição e modernidade para fortalecer as raízes culturais da Bahia. “Levar uma obra contemporânea como a de Vik Muniz significa que as tradições podem passar por releituras para se firmarem nos tempos atuais. Por outro lado, começamos a ver a possibilidade de um calendário de eventos marítimos, algo que sinto muita falta. As procissões marítimas sempre foram parte da tradição da Bahia, mas com o tempo foram perdendo espaço. Precisamos reforçar esses eventos e reconhecer os cultos, pois, sem isso, há o risco de eles se perderem no tempo”, declarou. 

 

 

Promovida pela Fundação Baía Viva, com o apoio da comunidade local, de Andrea Velame, que é a idealizadora da Mostra Casas Conceito, e do restaurante Preta, a celebração pretende se tornar uma tradição anual na Baía de Todos-os-Santos, ocorrendo sempre no dia 12 de dezembro, data consagrada pelo Vaticano à Nossa Senhora de Guadalupe.

 

Velame destacou, em conversa com o Hall, que o evento é um sonho antigo e explicou como surgiu a ideia de finalmente celebrar a data. “Durante a Casas Conceito, num bate-papo com Preta [Angeluci Figueiredo], com Isabela [Suarez] e Maria Paula, a gente resolveu que deveríamos colocar esse evento dentro do calendário da cidade. Em 40 dias, nasceu esse projeto e estamos aqui hoje celebrando”, contou.

 

“A gente espera efetivamente que, assim como Nossa Senhora da Conceição é celebrada todos os dias 8 de dezembro, a Nossa Senhora de Guadalupe, a partir de agora, entre no calendário da cidade e seja sempre na segunda sexta-feira do mês de dezembro”, completou Velame.

 

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.



Post Comment

You May Have Missed