Mortes por dengue em Blumenau representam 11% em SC

Blumenau registrou 39 mortes por dengue em 2024, representando 11,47% do total de óbitos pela doença em Santa Catarina. No período de 31 de dezembro de 2023 a 2 de dezembro de 2024, o Estado contabilizou 340 mortes, segundo dados da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica).

mosquito da dengueJoinville chega a 40 mortes por dengue e passa número de vítimas registradas em 2023 – Foto: Prefeitura Municipal de Joinville/Reprodução/ND

O número alarmante expõe a baixa adesão à vacinação contra a doença. Apenas 12% do público-alvo, formado por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, completaram o esquema vacinal. A imunização prevê duas doses, aplicadas com um intervalo de três meses entre elas.

O público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue em Santa Catarina inclui 221.203 crianças e adolescentes de cinco regiões de saúde.

Porém, somente 37 mil completaram o esquema vacinal, o que representa uma cobertura de 12%. Em relação à primeira dose, 86 mil foram aplicadas, atingindo uma cobertura de 39%. O índice está muito abaixo da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 90% desse grupo.

Em Blumenau, os índices são ainda mais preocupantes. Apenas 9,54% do público-alvo foi imunizado completamente. Cerca de seis mil crianças e adolescentes receberam a primeira dose, enquanto apenas 1,9 mil concluíram o esquema vacinal.

centro de atendimento dengueCampus 3 da FURB sedia Centro de Atendimento da Dengue em parceria com Prefeitura de Blumenau – Foto: Reprodução/ND

“A dengue continua sendo um grande problema de saúde pública, e aqui em Santa Catarina não é diferente. O ano de 2024 foi marcado por um aumento de casos e óbitos pela doença”, comenta João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.

“Precisamos redobrar os cuidados, principalmente nessa época do ano, quando o aumento das chuvas e as altas temperaturas criam condições favoráveis para a reprodução do mosquito Aedes aegypti”, completa.

Sinais e sintomas da dengue

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40 °C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e, no fundo dos olhos.

Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Como se vacinar vacinação contra dengue?

A aplicação do imunizante contra a dengue segue conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Para receber a vacina, basta procurar por uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa. O esquema de aplicação da vacina contra a dengue é duas doses com um intervalo de três meses entre elas.

vacina contra mosquito da dengueCrianças e adolescentes podem se vacinar – Foto: Secom/Divulgação/ND



Post Comment

You May Have Missed