além da atriz que vivia Minerva, relembre outras estrelas de ‘Harry Potter’ que já morreram
Dona de dois Oscar, quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas, Maggie Smith morreu na manhã desta sexta-feira (27) em um hospital de Londres. Com mais 70 peças e 60 filmes na carreira — incluindo “Primavera de uma solteirona” (1969) e “California Suite” (1978), que lhe valeram os Oscar de atriz e atriz coadjuvante, respectivamente — era uma das atrizes mais conhecidas do Reino Unido. Mas sua fama atingiu um alcance ainda maior ao integrar elencos de mega produções mais recenetes, como a série “Downton Abbey” e os filmes da saga “Harry Potter“.
- Roberta Miranda comenta fala polêmica de ex-CEO: ‘São poucos os homens decentes que gostam de mulheres’
- Ombro amigo: Zezé Di Camargo quer organizar grupo de sertanejos para ajudar Zé Neto, afastado dos palcos por depressão
Na série de blockbusters do bruxinho, Maggie interpretava Minerva McGonagall, diretora da casa Grifinória na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (da qual também viria a ser diretora). Nas adaptações da saga escrita por a J. K. Rowling, ela era caracterizada com um chapéu pontiagudo e roupas escuras, que a incomodavam durante as filmagens: “Achava exaustivo usar aqueles chapéus. Eles são os mais pesados do mundo. Eu tinha um chapéu, parecia o Albert Hall, era muito grande e pesado”, disse a atriz, em entrevista à revista “ES Magazine”, em 2019.
Para os fãs dos livros e suas adaptações para o cinema, foi mais um perda, entre várias outras partidas de atores que deram vida aos personagens do universo de “Harry Potter”. Relembre alguns que morreram recentemente, abaixo:
Michael Gambon, Alvo Dumbledore
Em 30 de setembro de 2023, Michael Gambon, que interpretou, a partir do terceiro filme da série, “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, o mago Alvo Dumbledore, diretor de Hogwarts, morreu aos 82 anos. Em 2015 ele já havia anunciado a aposentadoria dos palcos de teatro, após enfrentar problemas de memória, que não o permitiam mais lembrar suas falas.
Os atores de ‘Harry Potter’ que já morreram
Nomes como Richard Harris, Robert Knox, Jimmy Gardner, e Alan Rickman fizeram parte do elenco da franquia
Robbie Coltrane, Rúbeo Hagrid
Em outubro de 2022, o ator Robbie Coltrane, que interpretava o personagem Rúbeo Hagrid, o guarda-caça e zelador de Hogwarts, morreu em um hospital da cidade de Larbert, na Escócia, depois de enfrentar problemas de saúde durante dois anos.
Alan Rickman, Severo Snape
Em 2016, um dos protagonistas da série, Alan Rickman, intérprete de Severo Snape, Mestre de Poções (e posteriormente professor de Defesa Contra as Artes das Trevas), morreu em decorrência de um câncer. Lenda do cinema e dos palcos, Rickman ganhou projeção mundial como o vilão Hans Gruber, em “Duro de matar” (1988).
Richard Harris, Alvo Dumbledore
Intérprete do mago Alvo Dumbledore nos dois primeiros longas da franquia,”Harry Potter e a Pedra Filosofal e “Harry Potter e a câmara secreta”, o irlandês Richard Harris morreu em 2002, aos 72 anos, após uma batalha contra um câncer linfático. O ator, que estava em tratamento durante as filmagens do segundo longa, integrou elenco de clássicos como “Os canhões de Navarone” (1961), “O pranto de um ídolo” (1963), que lhe valeu uma indicação ao Oscar, e “Um homem chamado cavalo”
Richard Griffiths, Vernon Dursley
Em 2013, Richard Griffiths, que viveu Vernon Dursley, o tio “trouxa” (não-bruxo) de Harry Potter, morreu aos 65 anos por complicações derivadas de uma operação coronária. Lembrado por seu papel como Tio Monty no filme cult “Os desajustados”, de 1987, ele chegou a interpretar Daniel Radcliffe, o bruxinho da franquia, no teatro, em uma nova montagem de “Equus”, no West End londrino.
Dave Legeno, Fenrir Greyback
Intérprete do lobisomem Fenrir Greyback em “Harry Potter e o enigma do príncipe” (2009) e nas duas partes de “Harry Potter e as relíquias da morte” (2010 e 2011), Dave Legeno foi encontrado morto em julho de 2014, numa área isolada dos Estados Unidos conhecida como Vale da Morte. Legeno, de 50 anos, fazia uma trilha pelo deserto de Mojave, na Califórnia, e teria sido vítima das altas temperaturas no local. Outros trabalhos de Legeno no cinema incluem participações nos filmes “Snatch – Porcos e diamantes” (2000), “Batman begins” (2005) e “Centurião” (2010).
John Hurt, Garrick Olivaras
Indicado ao Oscar de melhor ator por seu papel em “O homem elefante” e de melhor ator coadjuvante por “O expresso da meia-noite” (1978), o ator britânico John Hurt morreu em 2017, aos 77 anos. O artista, que vencera uma luta contra o câncer no pâncreas em outubro de 2015, não resistiu a novas complicações no intestino. Na franquia “Harry Potter”, ele deu vida a Garrick Olivaras, o proprietário de uma loja de varinhas mágicas no Beco Diagonal.
Intérprete de Grampo, o duende que trabalhavano banco Gringotes em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, Verne Troyer morreu em 2018, segundo o laudo médico, pela “sequela de intoxicação por álcool”. O ator, que também interpretou o “Mini Me” na franquia Austin Powers, lutava contra o alcoolismo. Posteriormente o papel de Grampo foi assumido pelo ator Warwick Davis, que também interpretou o professor Filius Flitwick.
Hogwarts sem Harry Potter? Castelo na França abrigou escola de bruxaria inspirada em bruxinho inglês e criou polêmica
Atração turística instalada no Château Le Rocher-Portail voltará em meados de 2023
Helen McCrory, Narcisa Malfoy
Em 2021, Helen McCrory, intérprete de Narcisa Malfoy, mãe de Draco Malfoy, morreu aos 52 anos, vítima de um câncer. Ela também atuou na série “Peaky Blinders” e integrou elencos de longas como “Entrevista com o vampiro” (1994), “A rainha” (2006) e “007 – Operação Skyfall” (2012).
Post Comment