Breaking
3 Apr 2025, Thu

Guardiola define substituto de lesionado Rodri, mas promessa italiana está no radar do Manchester City

Confirmada a gravidade da lesão do meia Rodri — ficará de fora de toda a temporada —, o Manchester City já tem um alvo no mercado para suprir a ausência de um dos seus principais jogadores. Trata-se do meia Samuele Ricci, de 23 anos, que defende o Torino, da Itália. Segundo o jornal britânico The Guardian, o atleta é muito bem avaliado em Manchester por conta da sua versatilidade, o que faz o clube inglês avaliar um investimento, que pode ultrapassar os 30 milhões de euros (cerca de R$ 182 milhões).

Por enquanto, com a janela de transferência fechada, Guardiola definiu que Mateo Kovacic será, ao menos temporariamente, o substituto de Rodri. O clube também analisa outros nomes, como Adam Wharton, do Crystal Palace, e Mats Wieffer, do Brighton. O brasileiro Bruno Guimarães também está entre os cotados.

Revelado pelo Empoli, Ricci foi emprestado ao Torino no início de 2022, com as suas boas atuações fazendo com que o time de Turim investisse 8,5 milhões de euros na sua contratação em definitivo seis meses depois.

Desde então, foram 84 partidas disputadas, tendo marcado três gols e dado quatro assistências. Em junho, ele recebeu sua primeira convocação para a seleção italiana, para o amistoso contra a Turquia. Em agosto ele seria novamente lembrado pelo técnico Luciano Spaletti e fara sua estreia (já como titular) na vitória da Itália por 3 a 1 sobre a França pela Liga das Nações, também atuando no jogo seguinte, em nova vitória pela competição, sobre Israel.

O espanhol machucou o joelho direito no último domingo, no empate do time contra o Arsenal, por 2 a 2. O anúncio foi feito pelo treinador Pep Guardiola nesta sexta-feira, em coletiva de imprensa.

— Ele foi operado esta manhã. Na próxima temporada, ele estará aqui. Esta temporada acabou — falou o comandante, que confirmou a gravidade da lesão anunciada na última quarta-feira.

O volante tem a mesma lesão de Pedro, atacante do Flamengo, que está fora dos gramados desde o início do mês de setembro, quando se machucou durante um treino da seleção brasileira. Outro que também sofre da mesma contusão é Neymar, do Ah-Hilal, que não joga há quase um ano.

Entenda a gravidade da lesão do jogador

A ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) acontece quando há o rompimento da estrutura, que tem como principal função a estabilização do joelho, especialmente em movimentos com giro, aceleração e desaceleração.

O ligamento é responsável por impedir que a tíbia se mova para frente do fêmur, principalmente em um movimento de freada ou brusca mudança de direção, que é o que acontece no futebol com frequência.O LCA ocupa da frente da tíbia para trás e levemente para fora até a base do fêmur.

Esse tipo de lesão pode haver três graus de intensidade. Primeiro: o ligamento é levemente machucado em uma entorse leve. Ou seja, foi pouco esticado, ainda é capaz de ajudar a manter a articulação do joelho estável, mas causa dor. Segundo: estira até o ponto em que aconteça uma ruptura parcial do ligamento. Terceiro: é a ruptura completa do ligamento, que se rompe e fica dividido em duas partes, e a articulação do joelho ou parte dela torna-se instável.

O volante espanhol operou com o doutor Manuel Leyes. Em agosto de 2023, Thibaut Courtois e Éder Militão, do Real Madrid, também realizaram intervenções com o médico. Rodri, ex-jogador do Villarreal e do Atlético de Madrid, é cotado como um candidato à Bola de Ouro, depois de seu papel crucial na temporada do City e na Eurocopa vencida pela Espanha.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *