Por que você boceja quando vê outra pessoa fazendo o mesmo?
Um dos comportamentos humanos que são cotidianos e que guarda certos mistérios é o bocejo. Já ocorreu com você de ver alguém bocejar e, sem poder evitar, você também boceja?
Esse fenômeno é conhecido como “bocejo contagioso” e tem uma explicação que fascina os cientistas há anos. Mas você sabe por que isso acontece?
A teoria mais aceita do bocejo está relacionada aos neurônios-espelho, um tipo de células cerebrais, que são ativadas quando observamos um comportamento em outra pessoa.
São esses neurônios que nos permitem imitar determinados comportamentos, ajudando no desenvolvimento de empatia e de conexão social.
No caso do bocejo, ao perceber que outra pessoa está fazendo isso, o cérebro nos incita a fazer também. O bocejo contagioso também está ligado às nossas relações sociais.
Alguns estudos têm demonstrado que temos maior probabilidade de bocejar quando alguém próximo de nós o faz, como familiares ou amigos, e também sugerem que este ato pode fortalecer os laços emocionais.
Quando você boceja é seu cérebro agindo
Esse fenômeno não é exclusivo dos seres humanos. Outros mamíferos, como os chipanzés, também apresentam sinais de bocejo contagioso. Esse comportamento apenas reforça a hipótese de que o bocejo tem raízes evolutivas.
O que está claro é que esse comportamento faz parte da nossa natureza social e emocional. Assim, da próxima vez que você vir alguém bocejar e sentir aquela vontade incontrolável, lembre-se: você não está sozinho, é apenas o seu cérebro fazendo o seu trabalho.
Post Comment