Candidato à reeleição, Eduardo Paes vota acompanhado da família e do vice na Zona Sul do Rio: ‘Animado e otimista’

Candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD) votou na manhã deste domingo no Gávea Golf Club, na Zona Sul do Rio. Ele chegou por volta das 9h no local, acompanhado da esposa Cristine Paes, dos filhos e do vice Eduardo Cavaliere (PSD). Após finalizar a votação, o prefeito também cumprimentou e tirou foto com apoiadores.

Ao falar sobre a expectativa em relação ao resultado de hoje, Paes afirmou que está animado e acredita na vitória no primeiro turno. O candidato celebrou o fato de estar no seu terceiro mandato e disse que espera poder continuar com o trabalho na cidade.

Eduardo Paes chegou ao Gávea Golf Club na manhã deste domingo — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Eduardo Paes chegou ao Gávea Golf Club na manhã deste domingo — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

— Estou muito feliz, muito animado e otimista. Tenho certeza que hoje a gente pode encerrar essa votação para que a politicagem não atrapalhe o nosso esforço de continuar governando o Rio. Acho que temos que respeitar o processo. Hoje as pessoas vão votar, fazer sua reflexão e eu reitero meu pedido de voto. Mas sim, confiante eu sempre estou — afirmou.

Questionado sobre quais serão as maiores dificuldades a serem enfrentadas na cidade num eventual quarto mandado, o prefeito destacou a questão da saúde, principalmente as filas do SISREG, e do ensino integral nas escolas:

— A gente precisa ampliar o número de vagas, de oportunidades no SISREG para diminuir essa fila. Isso é um trabalho permanente. Eu também quero muito fazer com que 70% das nossas crianças estejam em sala de aula em turno integral. Eu tenho certeza que a gente consegue melhorar muito os serviços públicos e diminuir a desigualdade.

Após avaliar a própria campanha, Paes comparou o cenário da corrida eleitoral no Rio com a de outros municípios, como São Paulo. A disputa pelo pleito na cidade foi marcada pela troca de farpas entre os candidatos e o caso de agressão envolvendo os candidatos Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB).

— Eu acho que o nível aqui foi melhor. Eu não fiquei acompanhando muito a campanha em São Paulo, mas toda hora a gente via muita notícia negativa. Acho que tudo isso é muito ruim para o processo democrático e político. As ideias têm que ser debatidas e acho que aqui no Rio a gente conseguiu fazer isso — declarou.

Paes contou que pretende aproveitar o dia com a família e mais tarde, às 17h, irá acompanhar a apuração dos votos na Gávea Pequena, residência oficial da prefeitura. Segundo o candidato, seus filhos estão estudando fora do país e viajaram especialmente para estar ao lado do pai durante as eleições.

De acordo com a pesquisa Datafolha mais recente, divulgada na última quinta-feira, o prefeito tem 54% das intenções de voto. Na sequência, aparece Alexandre Ramagem (PL), com 22%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Comparado ao último levantamento de 19 de setembro, o desempenho de Paes caiu cinco pontos percentuais. Já Ramagem oscilou cinco pontos para cima.

O levantamento também mostra que 38% das mulheres não votariam de jeito nenhum no bolsonarista. O deputado federal saiu de 22% de rejeição no público, em agosto, para um índice 16% maior. Na mesma linha de Ramagem, Paes viu a rejeição aumentar entre o segmento, mas em uma escala menor: saiu de 17% para 20%. Quando comparado com o levantamento anterior, Paes avançou mais na rejeição entre as mulheres. Ele tinha 14% na pesquisa divulgada no último dia 19, enquanto Ramagem tinha 37%.



Post Comment

You May Have Missed