Quais plantas que atraem mosquitos e devem ser removidas do seu jardim
Manter um jardim harmonioso e livre de insetos pode ser desafiador se você não souber quais plantas evitar. Algumas espécies vegetais, embora bonitas e ornamentais, podem atrair visitantes indesejados. Sendo assim, saiba abaixo quais são as plantas que atraem mosquitos e devem ser removidas do seu jardim.
Especialistas afirmam que tais insetos, que se alimentam de néctar, buscam o refúgio em certos tipos de plantas. Por isso, é crucial saber como quais espécies evitar ou remover.
Por que certas plantas atraem mosquitos?
Os mosquitos, tanto machos quanto fêmeas, dependem de fontes ricas em açúcar, como néctar, para obter energia. Embora as fêmeas precisem de sangue para desenvolver seus ovos, elas e os machos se alimentam de néctar e sucos de frutas.
Certas plantas produzem grandes quantidades de néctar ou criam microambientes favoráveis à reprodução desses insetos, tornando-se atrações irresistíveis.
Plantas que atraem mosquitos
- Margaridas (Bellis perennis): apesar de sua beleza, as margaridas produzem néctar que atrai não apenas polinizadores, mas também mosquitos. Esses insetos se alimentam do açúcar presente no néctar, aumentando sua presença nas áreas onde as margaridas são abundantes;
- Alegria da casa (Impatiens walleriana): são as plantas que atraem mosquitos, devido às suas cores vibrantes. Cerca de 80–90% são dos mosquitos expostos, especialmente o Aedes aegypti, conhecido por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya;
- Lantana (Lantana camara): conhecida por suas flores coloridas e densas, a lantana é muito atrativa para mosquitos devido à produção de compostos voláteis. Além disso, a planta cria ambientes úmidos que favorecem a reprodução desses insetos, especialmente em climas quentes;
- Escobilla ou escoba amarga (Parthenium hysterophorus): essa planta invasora libera compostos voláteis que atraem mosquitos, particularmente do gênero Anopheles, que transmite a malária. Embora nativa das Américas, a escobilla se adaptou a diversas regiões e condições climáticas, sendo uma planta a evitar;
- Violeta (Viola spp.): as flores de pensamento, apesar de decorativas, oferecem fácil acesso ao néctar, atraindo mosquitos que se alimentam de açúcares. Essa planta cresce em ambientes úmidos e sombreados, condições que também favorecem a presença de mosquitos.
Como evitar a presença de mosquitos no jardim?
Remover ou evitar essas plantas em seu jardim pode reduzir a presença de mosquitos. Além disso, considere adicionar espécies repelentes, como citronela, manjericão e lavanda, que são conhecidas por afastar esses insetos.
Post Comment