Brasileiro diz que hotel cancelou reserva por ser negro – 31/10/2024 – Cotidiano

O artista plástico brasileiro Wallace Pato, 30, afirma ter recebido uma mensagem do Hotel Plantage, em Amsterdã (Holanda), cancelando uma reserva feita por ele com a justificativa de não aceitar pessoas negras.

“Olá, sua reserva foi cancelada! Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras em nosso hotel”, dizia, em inglês, a mensagem recebida por Wallace em 17 de outubro por meio da plataforma de viagens Booking, usada por ele para fechar a hospedagem.

Procurado pela Folha, o Hotel Plantage afirmou não ter encaminhado o texto e alegou que sofreu um ataque cibernético. O estabelecimento disse ainda que solicitou ao Booking a abertura de uma investigação para apurar os fatos.

“Nós lamentamos o inconveniente causado ao hóspede. Isso não foi disparado por nosso hotel ou pelo Booking, e nós descobrimos que um ataque phishing [email fraudulento para obter informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito] está por trás”, disse o hotel.

Segundo Wallace, a mensagem chegou a ele por meio do email verificado do Booking.

Procurada, a plataforma disse não tolerar nenhum tipo de discriminação e afirmou que o caso é apurado.

“Estamos investigando o caso em questão junto à acomodação para garantir que todas as providências sejam tomadas”, afirmou o Booking.

Nascido no Rio de Janeiro, Wallace é um pintor autodidata que iniciou seu trabalho há cerca de sete anos conectando as paisagens do Nordeste com as do imaginário carioca. Sua obra reúne festividades, crianças nas ruas, cenas carnavalescas, refeições e funerais.

O artista, que afirmou ter acionado advogados para tratar do caso, lamentou o episódio em suas redes sociais. “Eu só quero viver em paz. Ser tratado de igual para igual”, escreveu.



Post Comment

You May Have Missed