Breaking
4 Apr 2025, Fri

Apoiadores de Evo Morales fazem 20 militares de reféns em quartel

Apoiadores do ex-presidente boliviano Evo Morales ocuparam, nesta sexta-feira (1º/10), um quartel e estão mantendo pelo menos 20 militares reféns na cidade de Cochabamba, na Bolívia.

As Forças Armadas da Bolívia disseram, em nota, que “grupos armados irregulares” tomaram a unidade, “com o sequestro de pessoal militar, armamento e munição”.

A nota continua:

“Aqueles que realizaram ou pretendem continuar com atos criminosos contra os direitos fundamentais, os direitos humanos, a segurança e a liberdade do povo… são convocados a abandonar suas atitudes e deixar o quartel imediata e pacificamente”.

Uma fonte da Defesa explicou à AFP que há cerca de 20 retidos, entre oficiais e soldados. A água e energia já foram cortados do quartel.


Leia mais:

Policial brasileira é baleada no rosto após bebedeira na Bolívia

Venezuela convoca embaixador em Brasília e Maduro critica governo brasileiro


Vídeos nas redes sociais mostram militares cercados por camponeses. As imagens mostram que grupo está armado com pedaços de madeira. Veja abaixo:

 

A invasão ao quartel é resposta à intervenção policial e militar contra bloqueios de estradas com o intuito de apoiar Morales. O ex-presidente boliviano está sendo investigado e foi intimado pelo Ministério Público do departamento de Tarija para prestar depoimento dentro do processo por “estupro, tráfico e exploração de pessoas”. Ele teria estuprado uma menor, de acordo com as acusações.

No final de semana passado, Morales postou nas redes que foi alvo de um ataque a tiros. Ele é hoje o principal opositor do governo de seu ex-ministro Luis Arce. Ele o acusa de reabrir o caso como parte de uma “perseguição judicial”.

Com informações de UOL.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *