o que é, como funciona, tipos de exercícios e benefícios
Sucesso nas academias, estúdios e até em casa, o método pilates conquistou diferentes públicos, desde os atletas que buscam condicionamento físico aos idosos que querem manter o corpo em movimento. Mas qual é o segredo da prática e por que ele é tão estimulado por profissionais da saúde e preparadores físicos?
Não existe uma resposta única, mas a verdade que mesmo parecendo a febre do momento, o pilates é um exercício físico que começou a ser difundido no início no século XX, ou seja, lá se vão mais de 100 anos de história.
O que é e como surgiu o pilates?
O pilates pode ser definido como um método de condicionamento físico e alongamento, criado para promover a mobilidade, estimular o equilíbrio, fortalecer os músculos e ajudar na concentração.
O inventor da modalidade foi Joseph Pilates, ginasta alemão naturalizado estadunidense. Devido a problemas de saúde na infância, como asma e raquitismo, ele passou a realizar atividades físicas, como ginástica, musculação e ioga para controlar os efeitos tardios das doenças que o acometiam.
Com estudos e interesse pelo tema, o alemão se encantou pelo ideal grego de equilíbrio entre mente e corpo, aproveitando os princípios de diversas modalidades físicas. No entanto, foi ao trabalhar como auxiliar de enfermagem em um hospital que tudo mudou.
Ao cuidar de feridos de guerra e outros pacientes com dificuldade de locomoção, Joseph teve a ideia de usar as molas das camas como instrumento de sustentação e mobilidade física. Ao se mudar para Nova York, ele decidiu abrir um estúdio voltado para a prática, denominando como academia de condicionamento corporal.
Sucesso entre os americanos e fama póstuma
Em pouco tempo nos Estados Unidos, a fórmula conquistou personalidades, artistas e famosos da época, fazendo com que a modalidade, chamada de Contrologia, ganhasse mais espaço. Em paralelo, Joseph dedicava seu esforço em estudos em publicações de livros e melhorias da técnica.
Nesse ponto, ele já havia virado instrutor e passou seu conhecimento adiante, ampliando a divulgação do pilates por onde passava. Mas foi só após a sua morte, em 1967, que a prática acabou ganhando o nome de método pilates.
Como funciona o pilates?
Composto por mais de 500 exercícios, o pilates pode ser executado no solo ou com aparelhos, se baseando na realização de movimentos constantes, que estimulam a estabilização de músculos centrais do corpo, próximos ao abdômen, coluna e pélvis.
Indicado para todas as faixas etárias, o pilates também é encarado como uma filosofia de vida, como a ioga, pois foca na concentração e na consciência corporal do praticante.
Quais os objetivos do pilates?
Utilizado para a recuperação e prevenção de lesões, manutenção do condicionamento físico e melhoria da postura corporal, o pilates tem objetivos que contemplam pessoas com diferentes necessidades, e daí vem a razão da popularização da prática.
Entre os propósitos da atividade física está o fortalecimento do abdômen, maior mobilidade das articulações, reeducação dos movimentos corporais, alongamento dos músculos, aumento do equilíbrio, controle da respiração e outros benefícios.
Para resumir, o método garante maior qualidade de vida aos seus praticantes, dando longevidade e vitalidade para as pessoas. Com esse leque de vantagens, o pilates ganhou adeptos que realizam as atividades em estúdios, academia ou até mesmo em casa.
Os tipos de pilates
Tradicionalmente, a prática se divide em duas categorias: solo e por aparelhos. A diferença entre eles é que o solo utiliza como principal elemento o próprio corpo, exigindo maior consciência corporal dos seus praticantes.
Essa versão também inclui a presença de objetos com bolas, elásticos e molas, mas a ideia principal é estimular o alongamento do corpo, dando mais força muscular e equilíbrio para os membros superiores e inferiores.
Já o pilates por aparelho, também chamado de clássico, oferece uma grande variedade de movimentos, realizados de forma rítmica e controlada, focando na correção da postura e da respiração.
Os equipamentos possuem estrutura básica e são compostos por molas, elásticos e barras, promovendo o alongamento dos músculos e fortalecimento do corpo. Idealizados pelo próprio Joseph, os aparelhos possibilitam a modulação em diferentes níveis de exigência, possibilitando a realização de aulas do iniciante ao avançado.
Pilates emagrece?
Um questionamento bastante comum para as pessoas que possuem curiosidade acerca do método pilates é se a prática ajuda no emagrecimento e redução das medidas corporais.
Embora não seja o principal objetivo da atividade física, a série de exercícios pode ser uma aliada na perda de peso, já que o método acelera o metabolismo, possibilitando a queima de calorias.
Por mais que os resultados não sejam imediatos, o pilates contribui para a tonificação dos músculos e redução do estresse, o que inibe aquela vontade de comer alimentos calóricos.
Dessa forma, o pilates pode ser usado como prática complementar às atividades físicas ou a musculação, trazendo maior condicionamento para o corpo executar exercícios de resistência e explosão, contribuindo para o emagrecimento.
Pilates em casa: é possível?
Um dos ganhos da prática é a flexibilidade que o método pilates tem de ser praticado em diversos lugares: academias, estúdios próprios ou mesmo em casa, com acompanhamento profissional.
Para a realização dos exercícios em casa é importante ter um material adequado, para que o corpo não seja exigido ou machucado. Assim, o pilates domiciliar pode ser alternado com as aulas na academia, como forma de não deixar o corpo parado.
Post Comment