é preciso crer e lutar por isso

Para além dos produtos e lucros, os impactos se revelam por meio de histórias de vida que se entrelaçam ao da jornada. Como a de Rafael Gama, jovem de 18 de Aracaju que encontrou no Ensino Médio Integral, apoiado pelo programa, um novo sentido para a educação. “Eu caí de paraquedas no Ensino Médio Integral. Eu era desesperançoso, não acreditava que a educação poderia transformar a minha vida”.

A realidade de uma escola pública com falta de professores e estrutura precária contrastava com o ambiente que Rafael encontrou no Ensino Médio Integral: “Quando eu cheguei ao Ensino Médio Integral, tinha equipes preparadas, tinha dinâmicas diferentes, tinha um tal de projeto de vida que olhava para o aluno e dizia: ‘O que você quer para o seu futuro? Vamos trabalhar em prol disso?”.

A participação no programa Porta Vozes da Educação, financiado pelo Instituto Natura, foi fundamental para sua mudança de perspectiva: “O Instituto Natura me colocou no centro do processo e eu fiquei, caramba, isso aqui faz super sentido”. A partir dessa experiência, Rafael descobriu seu potencial de liderança e teve acesso a oportunidades que antes pareciam inimagináveis, como participar de simulações da ONU e realizar imersões em universidades como Harvard e Yale. “Tudo que eu vivi foi a partir do Natura Crer Para Ver”, afirma.

O programa também impacta a vida das Consultoras de Beleza, que se engajam na divulgação e venda dos produtos Crer Para Ver. “Por ser um projeto que traz uma causa, que mobiliza não só o lugar onde a gente vive, mas também uma história da educação, uma transformação no país inteiro, todo mundo se engaja”, conta Eliane Borges, de 49 anos, consultora Ouro da Natura há mais de 15 anos.

Eliane também destaca os benefícios que o programa oferece às consultoras: “O Crer Para Ver incentiva a melhoria de vida das consultoras a partir de cursos e trilhas educacionais”. A iniciativa proporciona acesso a cursos, formação e desenvolvimento profissional, empoderando as consultoras e contribuindo para sua autonomia.

Em conversa com Ecoa, Letícia Passini, gerente de Mobilização e Educação das Consultoras de Beleza do Instituto Natura, destaca a evolução do programa: “Desde 1990 a Natura vem percebendo a educação como um meio possível para a transformação da sociedade”.

A trajetória do Crer Para Ver, iniciada em 1995 com a venda de cartões de Natal, demonstra a força da mobilização coletiva em prol da educação. “Construímos um ‘grande círculo virtuoso’, formado por uma rede de pessoas que colaboram com a educação pública, direta ou indiretamente”, diz Letícia.

Ao celebrar 30 anos em 2025, a ação quer chegar mais longe: o objetivo é ampliar o alcance do programa, impactando mais pessoas no Brasil e na América Latina. “Aqui sonhamos grande, sonhamos muito. O nosso sonho para 2025 é, com certeza, o impacto dessa marca, o impacto dessa rede colaborativa chegar em muitos mais lugares, impactar muitos mais indivíduos”, revela Letícia.

O esperado é ajudar para o fortalecimento de políticas públicas para educação, mobilizar ainda mais consultoras e consumidores, além de inspirar empresas a adotarem modelos de negócio que combinem impacto social e resultados financeiros.



Post Comment

You May Have Missed