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12 Mar 2025, Wed

Quase todo o mundo está respirando ar sujo: o mapa chocante revela como apenas 17% das cidades têm níveis seguros de poluição do ar – então, como é tóxico sua cidade natal?

A poluição do ar vem da queima de combustíveis fósseis, carros, fabricação de cimento e agricultura


Emissões

Dióxido de carbono

O dióxido de carbono (CO2) é um dos maiores contribuintes para o aquecimento global. Depois que o gás é liberado na atmosfera, ele permanece lá, dificultando a escapar do calor – e aquecendo o planeta no processo.

É liberado principalmente de combustíveis fósseis queimados, como carvão, petróleo e gás, além de produção de cimento.

A concentração mensal média de CO2 na atmosfera da Terra, em abril de 2019, é de 413 partes por milhão (ppm). Antes da revolução industrial, a concentração era de apenas 280 ppm.

A concentração de CO2 flutuou nos últimos 800.000 anos entre 180 a 280ppm, mas foi muito acelerada pela poluição causada por seres humanos.

Dióxido de nitrogênio

O dióxido de nitrogênio a gás (NO2) vem da queima de combustíveis fósseis, das emissões de escape de carros e do uso de fertilizantes à base de nitrogênio usados ​​na agricultura.

Embora haja muito menos NO2 na atmosfera que o CO2, ela está entre 200 e 300 vezes mais eficaz na captura de calor.

Dióxido de enxofre

O dióxido de enxofre (SO2) também vem principalmente da queima de combustível fóssil, mas também pode ser liberado dos escapamentos de carros.

O SO2 pode reagir com água, oxigênio e outros produtos químicos na atmosfera para causar chuva ácida.

Monóxido de carbono

O monóxido de carbono (CO) é um gás de efeito estufa indireto, pois reage com os radicais hidroxila, removendo -os. Os radicais hidroxila reduzem a vida útil do dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa.

Partículas

O que é material particulado?

O material particulado refere -se a pequenas partes de sólidos ou materiais líquidos no ar.

Alguns são visíveis, como poeira, enquanto outros não podem ser vistos a olho nu.

Materiais como metais, microplásticos, solo e produtos químicos podem estar em material particulado.

O material particulado (ou PM) é descrito em micrômetros. Os dois principais mencionados nos relatórios e estudos são PM10 (menos de 10 micrômetros) e PM2.5 (menos de 2,5 micrômetros).

A poluição do ar vem da queima de combustíveis fósseis, carros, fabricação de cimento e agricultura

A poluição do ar vem da queima de combustíveis fósseis, carros, fabricação de cimento e agricultura

Os cientistas medem a taxa de partículas no ar por metro cúbico.

A matéria de partículas é enviada para o ar por vários processos, incluindo combustíveis fósseis queimados, carros de condução e fabricação de aço.

Por que as partículas são perigosas?

As partículas são perigosas porque aqueles menos de 10 micrômetros de diâmetro podem se aprofundar nos pulmões ou até passar para a corrente sanguínea. As partículas são encontradas em concentrações mais altas nas áreas urbanas, principalmente nas principais estradas.

Impacto na saúde

Que tipo de problemas de saúde podem causar poluição?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, um terço das mortes por derrame, câncer de pulmão e doenças cardíacas pode estar ligado à poluição do ar.

Alguns dos efeitos da poluição do ar no corpo não são entendidos, mas a poluição pode aumentar a inflamação, o que restringe as artérias que levam a ataques cardíacos ou golpes.

Além disso, quase um em cada 10 casos de câncer de pulmão no Reino Unido é causado pela poluição do ar.

As partículas chegam aos pulmões e são alojadas lá, causando inflamação e danos. Além disso, alguns produtos químicos em partículas que entram no corpo podem causar câncer.

Mortes por poluição

Cerca de sete milhões de pessoas morrem prematuramente por causa da poluição do ar todos os anos. A poluição pode causar uma série de questões, incluindo ataques de asma, derrames, vários tipos de câncer e problemas cardiovasculares.

Astha gatilhos

A poluição do ar pode causar problemas para os que sofrem de asma por vários motivos. Os poluentes na fumaça do trânsito podem irritar as vias aéreas, e as partículas podem entrar nos pulmões e na garganta e deixar essas áreas inflamadas.

Problemas na gravidez

As mulheres expostas à poluição do ar antes de engravidar têm quase 20 % mais chances de ter bebês com defeitos congênitos, sugeridos em janeiro de 2018.

Viver a 5 km (5 km) de uma área altamente poluída um mês antes de conceber as mulheres mais propensas a dar à luz bebês com defeitos como fendas palatos ou lábios, descobriu um estudo da Universidade de Cincinnati.

Para cada aumento de 0,01 mg/m3 em partículas de ar fino, os defeitos congênitos aumentam 19 %, acrescenta a pesquisa.

Pesquisas anteriores sugerem que isso causa defeitos congênitos como resultado de mulheres que sofrem de inflamação e ‘estresse interno’.

O que está sendo feito para combater a poluição do ar?

Acordo de Paris sobre mudança climática

O Acordo de Paris, que foi assinado pela primeira vez em 2015, é um acordo internacional para controlar e limitar as mudanças climáticas.

Ele espera manter o aumento da temperatura média global para abaixo de 2 ° C (3,6ºF) ‘e buscar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 ° C (2,7 ° F)’.

Neutro de carbono até 2050

O governo do Reino Unido anunciou planos para tornar o país neutro em carbono até 2050.

Eles planejam fazer isso plantando mais árvores e instalando a tecnologia de ‘captura de carbono’ na fonte da poluição.

Alguns críticos estão preocupados que esta primeira opção seja usada pelo governo para exportar sua compensação de carbono para outros países.

Os créditos internacionais de carbono permitem que as nações continuem emitindo carbono enquanto pagam pelas árvores a serem plantadas em outros lugares, equilibrando suas emissões.

Nenhum veículo novo a gasolina ou diesel até 2040

Em 2017, o governo do Reino Unido anunciou que a venda de novos carros a gasolina e a diesel seria banida até 2040.

No entanto, os parlamentares do Comitê de Mudança Climática pediram ao governo que leve a proibição para 2030, pois até então eles terão um alcance e preço equivalentes.

O Acordo de Paris, que foi assinado pela primeira vez em 2015, é um acordo internacional para controlar e limitar as mudanças climáticas. Na foto: Poluição do ar sobre Paris em 2019.

O Acordo de Paris, que foi assinado pela primeira vez em 2015, é um acordo internacional para controlar e limitar as mudanças climáticas. Na foto: Poluição do ar sobre Paris em 2019.

Subsídios de carros elétricos da Noruega

A rápida eletrificação da frota automotiva da Noruega é atribuída principalmente a generosos subsídios estatais. Os carros elétricos estão quase totalmente isentos dos impostos pesados ​​impostos aos carros a gasolina e diesel, o que os torna com preços competitivos.

Um golfe da VW com um motor de combustão padrão custa quase 334.000 coroas (34.500 euros, US $ 38.600), enquanto seu primo elétrico, o Golf E. custa 326.000 coroas graças a um quociente de impostos mais baixo.

Críticas à inação sobre a mudança climática

O comitê em Mudança climática (CCC) disse que há uma falta de preparação do governo “chocante” para os riscos para o país das mudanças climáticas.

O Comitê avaliou 33 áreas onde os riscos das mudanças climáticas tiveram que ser abordados – desde a resiliência das propriedades até os impactos nas terras agrícolas e nas cadeias de suprimentos – e não encontrou nenhum progresso real em nenhum deles.

O Reino Unido não está preparado para 2 ° C de aquecimento, o nível no qual os países se comprometeram a reduzir a temperatura aumentando, muito menos um aumento de 4 ° C, o que é possível se os gases de efeito estufa não forem cortados globalmente, informou o comitê.

Ele acrescentou que as cidades precisam de mais espaços verdes para impedir o efeito urbano de ‘ilha de calor’ e para evitar inundações, absorvendo fortes chuvas.

Emissões

Dióxido de carbono

O dióxido de carbono (CO2) é um dos maiores contribuintes para o aquecimento global. Depois que o gás é liberado na atmosfera, ele permanece lá, dificultando a escapar do calor – e aquecendo o planeta no processo.

É liberado principalmente de combustíveis fósseis queimados, como carvão, petróleo e gás, além de produção de cimento.

A concentração mensal média de CO2 na atmosfera da Terra, em abril de 2019, é de 413 partes por milhão (ppm). Antes da revolução industrial, a concentração era de apenas 280 ppm.

A concentração de CO2 flutuou nos últimos 800.000 anos entre 180 a 280ppm, mas foi muito acelerada pela poluição causada por seres humanos.

Dióxido de nitrogênio

O dióxido de nitrogênio a gás (NO2) vem da queima de combustíveis fósseis, das emissões de escape de carros e do uso de fertilizantes à base de nitrogênio usados ​​na agricultura.

Embora haja muito menos NO2 na atmosfera que o CO2, ela está entre 200 e 300 vezes mais eficaz na captura de calor.

Dióxido de enxofre

O dióxido de enxofre (SO2) também vem principalmente da queima de combustível fóssil, mas também pode ser liberado dos escapamentos de carros.

O SO2 pode reagir com água, oxigênio e outros produtos químicos na atmosfera para causar chuva ácida.

Monóxido de carbono

O monóxido de carbono (CO) é um gás de efeito estufa indireto, pois reage com os radicais hidroxila, removendo -os. Os radicais hidroxila reduzem a vida útil do dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa.

Partículas

O que é material particulado?

O material particulado refere -se a pequenas partes de sólidos ou materiais líquidos no ar.

Alguns são visíveis, como poeira, enquanto outros não podem ser vistos a olho nu.

Materiais como metais, microplásticos, solo e produtos químicos podem estar em material particulado.

O material particulado (ou PM) é descrito em micrômetros. Os dois principais mencionados nos relatórios e estudos são PM10 (menos de 10 micrômetros) e PM2.5 (menos de 2,5 micrômetros).

A poluição do ar vem da queima de combustíveis fósseis, carros, fabricação de cimento e agricultura

A poluição do ar vem da queima de combustíveis fósseis, carros, fabricação de cimento e agricultura

Os cientistas medem a taxa de partículas no ar por metro cúbico.

A matéria de partículas é enviada para o ar por vários processos, incluindo combustíveis fósseis queimados, carros de condução e fabricação de aço.

Por que as partículas são perigosas?

As partículas são perigosas porque aqueles menos de 10 micrômetros de diâmetro podem se aprofundar nos pulmões ou até passar para a corrente sanguínea. As partículas são encontradas em concentrações mais altas nas áreas urbanas, principalmente nas principais estradas.

Impacto na saúde

Que tipo de problemas de saúde podem causar poluição?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, um terço das mortes por derrame, câncer de pulmão e doenças cardíacas pode estar ligado à poluição do ar.

Alguns dos efeitos da poluição do ar no corpo não são entendidos, mas a poluição pode aumentar a inflamação, o que restringe as artérias que levam a ataques cardíacos ou golpes.

Além disso, quase um em cada 10 casos de câncer de pulmão no Reino Unido é causado pela poluição do ar.

As partículas chegam aos pulmões e são alojadas lá, causando inflamação e danos. Além disso, alguns produtos químicos em partículas que entram no corpo podem causar câncer.

Mortes por poluição

Cerca de sete milhões de pessoas morrem prematuramente por causa da poluição do ar todos os anos. A poluição pode causar uma série de questões, incluindo ataques de asma, derrames, vários tipos de câncer e problemas cardiovasculares.

Astha gatilhos

A poluição do ar pode causar problemas para os que sofrem de asma por vários motivos. Os poluentes na fumaça do trânsito podem irritar as vias aéreas, e as partículas podem entrar nos pulmões e na garganta e deixar essas áreas inflamadas.

Problemas na gravidez

As mulheres expostas à poluição do ar antes de engravidar têm quase 20 % mais chances de ter bebês com defeitos congênitos, sugeridos em janeiro de 2018.

Viver a 5 km (5 km) de uma área altamente poluída um mês antes de conceber as mulheres mais propensas a dar à luz bebês com defeitos como fendas palatos ou lábios, descobriu um estudo da Universidade de Cincinnati.

Para cada aumento de 0,01 mg/m3 em partículas de ar fino, os defeitos congênitos aumentam 19 %, acrescenta a pesquisa.

Pesquisas anteriores sugerem que isso causa defeitos congênitos como resultado de mulheres que sofrem de inflamação e ‘estresse interno’.

O que está sendo feito para combater a poluição do ar?

Acordo de Paris sobre mudança climática

O Acordo de Paris, que foi assinado pela primeira vez em 2015, é um acordo internacional para controlar e limitar as mudanças climáticas.

Ele espera manter o aumento da temperatura média global para abaixo de 2 ° C (3,6ºF) ‘e buscar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 ° C (2,7 ° F)’.

Neutro de carbono até 2050

O governo do Reino Unido anunciou planos para tornar o país neutro em carbono até 2050.

Eles planejam fazer isso plantando mais árvores e instalando a tecnologia de ‘captura de carbono’ na fonte da poluição.

Alguns críticos estão preocupados que esta primeira opção seja usada pelo governo para exportar sua compensação de carbono para outros países.

Os créditos internacionais de carbono permitem que as nações continuem emitindo carbono enquanto pagam pelas árvores a serem plantadas em outros lugares, equilibrando suas emissões.

Nenhum veículo novo a gasolina ou diesel até 2040

Em 2017, o governo do Reino Unido anunciou que a venda de novos carros a gasolina e a diesel seria banida até 2040.

No entanto, os parlamentares do Comitê de Mudança Climática pediram ao governo que leve a proibição para 2030, pois até então eles terão um alcance e preço equivalentes.

O Acordo de Paris, que foi assinado pela primeira vez em 2015, é um acordo internacional para controlar e limitar as mudanças climáticas. Na foto: Poluição do ar sobre Paris em 2019.

O Acordo de Paris, que foi assinado pela primeira vez em 2015, é um acordo internacional para controlar e limitar as mudanças climáticas. Na foto: Poluição do ar sobre Paris em 2019.

Subsídios de carros elétricos da Noruega

A rápida eletrificação da frota automotiva da Noruega é atribuída principalmente a generosos subsídios estatais. Os carros elétricos estão quase totalmente isentos dos impostos pesados ​​impostos aos carros a gasolina e diesel, o que os torna com preços competitivos.

Um golfe da VW com um motor de combustão padrão custa quase 334.000 coroas (34.500 euros, US $ 38.600), enquanto seu primo elétrico, o Golf E. custa 326.000 coroas graças a um quociente de impostos mais baixo.

Críticas à inação sobre a mudança climática

O comitê em Mudança climática (CCC) disse que há uma falta de preparação do governo “chocante” para os riscos para o país das mudanças climáticas.

O Comitê avaliou 33 áreas onde os riscos das mudanças climáticas tiveram que ser abordados – desde a resiliência das propriedades até os impactos nas terras agrícolas e nas cadeias de suprimentos – e não encontrou nenhum progresso real em nenhum deles.

O Reino Unido não está preparado para 2 ° C de aquecimento, o nível no qual os países se comprometeram a reduzir a temperatura aumentando, muito menos um aumento de 4 ° C, o que é possível se os gases de efeito estufa não forem cortados globalmente, informou o comitê.

Ele acrescentou que as cidades precisam de mais espaços verdes para impedir o efeito urbano de ‘ilha de calor’ e para evitar inundações, absorvendo fortes chuvas.



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