‘Business as usual’ inundará ilhas do Pacífico
Dentro de 30 anos, o nível do mar aumentará pelo menos 15 centímetros em vários países insulares do Pacífico, independentemente dos cortes feitos nas emissões de gases com efeito de estufa, mostra uma nova análise da Nasa.
Sob diferentes cenários de emissões, os investigadores projetaram aumentos do nível do mar para Tuvalu, Kiribati, Fiji e Nauru, descobrindo que alguns países poderiam sofrer inundações localizadas algumas vezes por ano.
Outros podem ficar submersos por quase meio ano, de acordo com a análise divulgada quarta-feira.
Quase todo o país de Tuvalu é vulnerável a inundações, descobriu a Nasa.
Mesmo no melhor cenário – se o aquecimento global for limitado a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais – o nível do mar subirá 23 centímetros (nove polegadas) até 2054.
“Todos (em Tuvalu) vivem perto da costa ou ao longo da costa, por isso todos são fortemente afetados por isto”, disse a jovem ativista climática Grace Malie, que é da ilha.
“O futuro dos jovens de Tuvalu já está em jogo”, acrescentou Malie.
Num cenário de manutenção do status quo, Tuvalu poderá enfrentar uma subida do nível do mar de 27 centímetros e de 30 centímetros no pior cenário.
O arquipélago de baixa altitude tem uma altitude média de apenas dois metros (6,5 pés) acima do nível do mar e duas das nove ilhas de Tuvalu já desapareceram em grande parte.
O pesquisador da Nasa, Ben Hamlington, disse que a elevação dos mares varia de região para região – devido ao derretimento das geleiras ou à topografia das costas – mas as projeções do Pacífico eram “surpreendentemente consistentes”.
Post Comment