eventos celebram a data com distribuição de doces, cortejo e samba
Foi-se o tempo em que o Dia de Cosme e Damião — comemorado em 26 de setembro, pela igreja católica, e 27, pelas religiões de matriz africana — lotava as ruas dos subúrbios cariocas de crianças na caça por saquinhos de doces, distribuídos aos montes, recheados de maria-mole, suspiro, doce de abóbora, pipoquinha… A tradição pode ter diminuído, mas segue viva! Para matar a saudade, diversas festas se espalham pela cidade com homenagens aos protetores das crianças e, claro, entregas de guloseimas. Saiba onde pegar os doces de Cosme e Damião:
- Dois de Fevereiro: João Diamante resgata raízes afrobaianas no Largo da Prainha; leia a crítica
- Programação infantil: Pinóquio, Minions, youtubers, circo gratuito e mais atrações para crianças
A Companhia de Mystérios e Novidades leva o cortejo “Ibejada de Cosme, Damião e Doum”, animado por atores, dançarinos e músicos em pernas-de-pau, à Praça da Harmonia, onde haverá entrega de doces, a partir das 18h.
A Fundição Progresso, na Lapa, também distribui saquinhos a partir das 15h, e, às 18h30, a varanda da casa vira palco de uma celebração com Céu na Terra entoando “Cantigas de Cosme e Damião”. A entrada é gratuita.
A agremiação Acadêmicos do Salgueiro faz distribuição de doces para as crianças na quadra do Andaraí (Rua Silva Teles 104), a partir das 15h.
No Al Farabi (Rua do Mercado 34, Centro), o historiador Luiz Antônio Simas dá uma aula aberta sobre a figura dos santos irmãos na cultura popular, às 14h, enquanto é servido um caruru (R$ 52), prato que homenageia os Ibêjis. Para as crianças, entrega de doces, contação de histórias e brinquedos.
- Lista dos descolados: bairro carioca é eleito entre os 10 mais ‘cool’ do mundo; saiba qual
- Sorvete de pão na chapa ou coentro? Veja sabores curiosos e novidades nas gelaterias do Rio
O Museu de Arte do Rio não fica de fora. Além de levar um recorte de sua coleção sobre São Cosme e Damião para a ArtRio, na Marina da Glória, o museu promove apresentação gratuita do musical infantil “As aventuras de Pé de Vento no dia de São Cosme e Damião” (às 11h), com distribuição de doces, na Praça Mauá.
O Samba da Volta faz a alegria da criançada no Espaço Luís Gama (Rua da Constituição 54, Centro). A partir das 13h, tem lanche com direito a saquinhos de doces, brinquedos, atividades e apresentação da escola de samba mirim da Portela, Filhos da Águia, e a bateria Tabajarinha do Samba. A partir das 16h, a programação segue com o tradicional pagode (grátis até 16h; depois, R$ 15).
Post Comment